liquido refrigeracao

Discussão sobre Freelanders
Responder
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

liquido refrigeracao

Mensagem por diogoL »

Boas tardes. Sou um novo proprietario de um j##p freelander, 3 portas, de 12/98.
Estou mto satisfeito com o j##p e tb so o comprei pq conhecia toda a vida do carro.
Eu sabia que o carro por exemplo de 1000 em 1000 km's o nivel do liquido refrigeracao descia um pouco...agora que o comprei descobri por onde ele se perde.
Notei que tinha o tapete do comdutor assim meio gordoruso, e cheirava-me a liquido refrigeracao e o que descobri....

msm detras do tablier, junto ao chao, ha um genero de uma caixa redonda, que tem uns 3 parafusos, que deve ser ai dentro onde está o radiador da refrigeracao (se é que este carro tem isso) mas defacto vem um bucadinho de nada de liquido por ai, ainda não percebi se é com o ligar da sofagem ou ar condiciona ou o que seja...porque limpei os vestigios quando dei conta disso e agora meti la um papelinho para absorver tudo o q sai, para n ir para o chao.

Ora bem, alguem me sabe dizer o que é ou o que se encontra dessa caixola redonda? e como poderei arranjar aquilo, se basta mudar a tampa, se será o radiador da sofagem lá dentro...ou o q será...

Ajuda :D

abraços a todos[[]]
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

É o radiador da sofagem, tens que o retirar e ver se dá para reparar, se não der, é por novo!
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

Mensagem por diogoL »

n é j##p de marca j##p... :P é um LAND ROVER freelander
Então, desaperto aqueles parafusinhos que apertam (o que eu penso ser a tampa daquele "deposito") e não me vai sair o liquido de refrigeracao todo? terei que sangrar o sistema antes ou não será preciso?
Já agora, se eu conseguir tapar a fugazita que existe nessa dita "tampa" onde eu encontrei o liquido, será que ha problema? ou começará a sair liquido por outro lado?

Pergunto isto porque não sei como é o sistema la dentro, se esse depositozito que eu falo se tem la liquido dentro, ou se tem o radiador e o radiador criou fuga e deixa perder liquido para esse depositozito.

Os entendidos que me digam SFF ;) espero ter me feito entender
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

Mensagem por diogoL »

ja chueguei a mais uma conclusao...nºao é por o sitio q eu pensava q saia...
Reparei que vem pelo 1 tubo em inox da parte de fora do motor p dentro do carro, q vai ligar a tipo uma caixa de plastico, que deve ser onde se encontra o radiador da sofagem...e é dai q pinga. Mas não consigo chegar a ela, porque está msm atras de um tubo da sofagem atras da consola centrar.
Tirei o radio e despaertei os parafusits todos da parte da sofagem , onde estão os botoes, a ver se conseguia la chegar pela frente, mas não consegui. alguem sabe como consigo tirar o painel central do freelander?

Eu penso que o painel tb esteja preso c uns parafusos dentro de onde vem o ar da sofagem para o centro do carro, so que n sei cm se tira ou se é q se tira aquelas coisinhas que da p redirecionar o vento...

Alguem me consegue dar uma dica??
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

Mensagem por diogoL »

ja agora se me permitem...pergunto mais uma coisinha...

Se efectivamente é algo relaiconado com o liquido de refrigeracao, então pergunto, se este é usado tb para aquecer o ar que entra, logo se nunca se andar com o ar quente ligado ou com a patilha para o ar quente o liquido vem circular á mesma para o radiador da sofagem??

Será uma boa maneira de acabar com esta "fugazinha" ?
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

Mensagem por diogoL »

ninguem me responde..... :|
Entretanto surgiu-me uma duvida...uma pessoa pode inactivar o radiador da sofagem? isto é...
pegar nos tubos da refrigeracao que ligam ao radiador da sofagem e ligados um ao outro? fazendo assim com q deixe de circular agua no radiador que tem a fuga.

é possivel e n fará mal???
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Ás tantas ninguém responde porque... ninguém sabe! :p

Como eu... :sing:

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Poix, é + isso :sing:
Quanto á tua ultima ideia, o que te posso dizer é que fiz isso que dizes no meu R5, e não tive qualquer problema, para alem de deixar de ter ar quente claro.... foi até um mecanico que me deu a ideia...

AbRRaços
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

Mensagem por diogoL »

ja falei c um pessoal amigo de quando tive o meu op#l corsa e diseram me q n havia qualquer problema. e q ha mta gente q faz isso para n ter o trabalho de mudar o radiador da sofagem.

E penso, pelo q vi, que continuarei a ter ar kente, mas so atraves do A/C .

[[]]Abraços a tds
diogoL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 29 mai 2006 17:36

Mensagem por diogoL »

Chegou o frio , e ainda vem ai mais..por isso cgou a altura de tratar do bypass.
alguem sabe como se muda o radiador da sofagem?

Ou se usar um tapa fugas daqueles que se vendem nas grandes superficies comerciais, se dá alguma solução ao problema.
è que a fuga era mto pequenina, em 1000km's era capaz de eprder meio litro.

Ajuda :D

Abraços[]
Avatar do Utilizador
joao salgueiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 203
Registado: 30 jul 2007 14:28
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Alcanena

Mensagem por joao salgueiro »

tenho um amigo que exprementou tudo isso... e nada se me poderem dar mais ideias aceito para ajudar o meu amigo...

ja mundou a junta da cabeça e a cabeça, ja levou segmentos, e nada... :bolas: :bolas: :bolas: :bolas: :bolas:
Responder