Roadbook digital

Arquivo de roadbooks variados
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

Uma pergunta simples:

- Se tivessem um leitor de roadbook digital, num pda ou smartphone, que funcionalidades gostariam que tivesse implementadas?

:thumbup:
Última edição por nuno.1 em 03 jan 2013 00:13, editado 2 vezes no total.
Imagem
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por terracotta »

Boas Nuno,

Um odómetro parcial/total como o do Ozi seria excelente pois teriamos uma excelente ferramenta para passeios por RB. :cool:
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
panther667
master TT
master TT
Mensagens: 1572
Registado: 22 set 2010 22:09
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Roadbook digital

Mensagem por panther667 »

Estão a criar alguma aplicação dessas? :)
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

terracotta Escreveu:Boas Nuno,

Um odómetro parcial/total como o do Ozi seria excelente pois teriamos uma excelente ferramenta para passeios por RB. :cool:
Sim, isso é fundamental.

E mais ideias pessoal?
Imagem
Avatar do Utilizador
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 347
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367
RTI: 0
Localização: Braga/Santarém

Re: Roadbook digital

Mensagem por rpmarques »

Não sei se a ideia já é essa... mas a partir do momento que o odometro está lá, o roadbook digital ter forma de serem reconhecidos os campos de forma a fazer scroll automático e ir acompanhando o percurso em função do que o odometro marca.

Não sei se me fiz perceber :vergonha:

Mas a ideia era a etapa actual do roadbook estar centrada no ecran e isso ser feito de forma automatica em função da informação do odometro e da informação de distancia da etapa em que se esta no RB

esta funcionalidade (scrool automatico) deveria ter a possibilidade de se ligar e desligar conforme pretendido para o caso de se alterar o percurso feito e não formos 100% fieis ao RB
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

rpmarques Escreveu:Não sei se a ideia já é essa... mas a partir do momento que o odometro está lá, o roadbook digital ter forma de serem reconhecidos os campos de forma a fazer scroll automático e ir acompanhando o percurso em função do que o odometro marca.

Não sei se me fiz perceber :vergonha:

Mas a ideia era a etapa actual do roadbook estar centrada no ecran e isso ser feito de forma automatica em função da informação do odometro e da informação de distancia da etapa em que se esta no RB

esta funcionalidade (scrool automatico) deveria ter a possibilidade de se ligar e desligar conforme pretendido para o caso de se alterar o percurso feito e não formos 100% fieis ao RB

Precisamente o que tinha planificado. ;) Mas mais não vos digo, para não influenciar os vossos "pedidos".

venham ideias. :ok:
Imagem
Avatar do Utilizador
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 347
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367
RTI: 0
Localização: Braga/Santarém

Re: Roadbook digital

Mensagem por rpmarques »

criar track em formato genérico do percurso efectuado... nem que seja gravar posição GPS (waypoints) de X em X segundos ou de X em X metros, de forma a se poder abrir o percurso feito noutros aparelhos/programas GPS... ou mesmo partilhar o track com outras pessoas
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por terracotta »

Boas,

Se é para ser mesmo TOP, podia ter opção manual/auto, sendo que na opção auto aparecia a nota e ao fim dos x metros passava para a nota seguinte.

Mas isso já é pedir muito, não? :D

Desenvolvam isso para WinCE e Android, que poderei ter interesse! ;)
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

rpmarques Escreveu:criar track em formato genérico do percurso efectuado... nem que seja gravar posição GPS (waypoints) de X em X segundos ou de X em X metros, de forma a se poder abrir o percurso feito noutros aparelhos/programas GPS... ou mesmo partilhar o track com outras pessoas
O objectivo é ter mesmo figuras como num road book "normal" e neste caso a criação do roadbook digital tem de ser feito também manualmente e não de uma forma automática.

Mas não sei bem se era isso que estava a tentar dizer. Tenta la explicar isso melhor.
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

terracotta Escreveu:Boas,

Se é para ser mesmo TOP, podia ter opção manual/auto, sendo que na opção auto aparecia a nota e ao fim dos x metros passava para a nota seguinte.

Mas isso já é pedir muito, não? :D

Desenvolvam isso para WinCE e Android, que poderei ter interesse! ;)
Todas as ideias são bem-vindas, mesmo que pareçam muito complicadas!
Imagem
Avatar do Utilizador
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 347
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367
RTI: 0
Localização: Braga/Santarém

Re: Roadbook digital

Mensagem por rpmarques »

A ideia é, havendo já o roadbook, tendo eu a aplicação e estar a fazer o passeio seguindo o roadbook usando a aplicação, a aplicação ter a opção de gravar ou não o trajecto feito em formato track... para evitar ter o Ozi por exemplo a gravar o track do percurso.

Assim, fazia o RB e ficava tb com o track do trajecto para poder um dia mais tarde abrir esse percurso num prog GPS ou eventualmente partilhar com alguém (mail, wikiloc e outros que tais) o percurso que fiz e não tenham possibilidade de ler o RB digital

Não sei se a explicação agora saiu melhor :)
nuno.1 Escreveu:
rpmarques Escreveu:criar track em formato genérico do percurso efectuado... nem que seja gravar posição GPS (waypoints) de X em X segundos ou de X em X metros, de forma a se poder abrir o percurso feito noutros aparelhos/programas GPS... ou mesmo partilhar o track com outras pessoas
O objectivo é ter mesmo figuras como num road book "normal" e neste caso a criação do roadbook digital tem de ser feito também manualmente e não de uma forma automática.

Mas não sei bem se era isso que estava a tentar dizer. Tenta la explicar isso melhor.
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

Ah! Agora perebi!

Obrigado pela ideia. :cool:
rpmarques Escreveu:A ideia é, havendo já o roadbook, tendo eu a aplicação e estar a fazer o passeio seguindo o roadbook usando a aplicação, a aplicação ter a opção de gravar ou não o trajecto feito em formato track... para evitar ter o Ozi por exemplo a gravar o track do percurso.

Assim, fazia o RB e ficava tb com o track do trajecto para poder um dia mais tarde abrir esse percurso num prog GPS ou eventualmente partilhar com alguém (mail, wikiloc e outros que tais) o percurso que fiz e não tenham possibilidade de ler o RB digital

Não sei se a explicação agora saiu melhor :)
nuno.1 Escreveu:
rpmarques Escreveu:criar track em formato genérico do percurso efectuado... nem que seja gravar posição GPS (waypoints) de X em X segundos ou de X em X metros, de forma a se poder abrir o percurso feito noutros aparelhos/programas GPS... ou mesmo partilhar o track com outras pessoas
O objectivo é ter mesmo figuras como num road book "normal" e neste caso a criação do roadbook digital tem de ser feito também manualmente e não de uma forma automática.

Mas não sei bem se era isso que estava a tentar dizer. Tenta la explicar isso melhor.
Imagem
Pmsantos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 130
Registado: 17 mar 2009 21:59
Land Rover: Discovery 300 2.5TDI 1994
Sócio LCP: 0
Localização: Castelo Branco

Re: Roadbook digital

Mensagem por Pmsantos »

Boas

A ideia será só um leitor ou também um criador de RB? Sendo um criador de RB, poderia ter a hipótese de marcar o ponto e colocar logo o simbolo correspondente, gravando o percurso e dando a hipótese de recuar com a gravação do percurso facilmente até ao último ponto marcado, i. e., quando vou a marcar um percurso no meu Garmin, eu vou marcando pontos nos cruzamentos, mas imaginemos que eu experimento ir por outro trilho para ver onde vai dar, e depois tenho que voltar para trás até ao ultimo ponto marcado, já fico com o track com essa ida e volta marcado, o que implica uma edição posterior. Se fosse fácil no campo ter um botão para eliminar desde o último ponto marcado, já facilitava o traçado final.

Já agora, não se esqueçam do botão print...

Cumprimentos
Pedro Santos
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

A ideia é ser também criador, pelo que esta ideia é bastante boa!


Pmsantos Escreveu:Boas

A ideia será só um leitor ou também um criador de RB? Sendo um criador de RB, poderia ter a hipótese de marcar o ponto e colocar logo o simbolo correspondente, gravando o percurso e dando a hipótese de recuar com a gravação do percurso facilmente até ao último ponto marcado, i. e., quando vou a marcar um percurso no meu Garmin, eu vou marcando pontos nos cruzamentos, mas imaginemos que eu experimento ir por outro trilho para ver onde vai dar, e depois tenho que voltar para trás até ao ultimo ponto marcado, já fico com o track com essa ida e volta marcado, o que implica uma edição posterior. Se fosse fácil no campo ter um botão para eliminar desde o último ponto marcado, já facilitava o traçado final.

Já agora, não se esqueçam do botão print...

Cumprimentos
Pedro Santos
Imagem
Avatar do Utilizador
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 347
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367
RTI: 0
Localização: Braga/Santarém

Re: Roadbook digital

Mensagem por rpmarques »

e que tal o projecto? já avança nem que seja no papel? :)
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Avatar do Utilizador
JorgeSC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 09 dez 2012 22:47
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2640
RTI: 0
Localização: Caldas da Rainha

Re: Roadbook digital

Mensagem por JorgeSC »

Boas,
Cheguei á pouco tempo a este forum, e parace-me interessante a ideia.
Continua a avançar? ë que tenho uma sugestao: Que tal uma janela, com o downl do mapa (bing terreno ou outro), e com a nossa posiçao actual (ou, postas as coisas, com o registo do percurso já efectuado)?
Abraço,
Jorge Carvalho
carvalho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088
RTI: 0

Re: Roadbook digital

Mensagem por carvalho »

Boas,

Antes de mais parabéns pela ideia, mas ainda não percebi bem em que consta este projecto...
Provavelmente ainda é segredo.

Para mim, a melhor solução até já existe: http://www.tripy.eu/en/ e só faltava o software para criar os road books. Finalmente eles próprios já disponibilizam que é o RoadTracer.

É isto que se está a desenvolver? Se sim, força.
Dá orgulho ter portugueses a implementar soluções destas.
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por terracotta »

Boas,

A Compegps, mais precisamente o Twonav, já tem o e-roadbook, embora ainda em fase embrionária..

Mais não é do que um track com as indicações em simultâneo do RB. :cool:

Ver aqui: http://we01.compegps.com/download/roadb ... Teruel.pdf
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

Sim, o projeto está em desenvolvimento.

O objetivo é uma aplicação para smartphone Android que permita criar road-books e depois utiliza-los, na mesma aplicação.

Será uma aplicação tanto para os organizadores de eventos criarem os road-books diretamente no terreno, como para os participantes utilizarem no dia do evento.

À medida que se forem criando road-books poderá fazer-se uma base de dados com os mesmos e distribui-los.
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Roadbook digital

Mensagem por nuno.1 »

.
Última edição por nuno.1 em 06 jan 2013 09:38, editado 1 vez no total.
Imagem
Responder