Declaração LAND ROVER para pneus.

Discussão sobre marcas, modelos e medidas
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Viva.

Acabei agora mesmo de receber a informação de que para o meu Defender 90 Td5 de 1999, a LAND ROVER só passa uma declaração com as medidas......... s:)



que já estão averbadas no DUA (750R16 e 265/75R16)!!!!!!!! :crazy: Ou seja, não é possível averbar mais nenhuma medida através deste processo....

Alguém já passou pelo mesmo ou conseguiram declarações com mais medidas disponíveis!

Preciso trocar de pneus, os do jogo com vocação mais estradista, tenho jantes de 7" de largura o que me impede de colocar os 750R16, deixando-me com a hipótese 235/85 R16, que era a pretendida, não homologados e com os riscos que sabemos, ou 265/75R16 que queria evitar por serem mais caros, aumentarem o consumo e o desgaste dos eixos. A hipótese LTA é onerosa e creio não fazer sentido quando posso meter logo os 265. Que me dizem? Vale a pena gastar o dinheiro na LTA (incluindo custo de de deslocação desde Lisboa) por aquilo que poupo em combustível e material.

Botem aí as vossas opiniões para me baralhar mais a cabeça....

Obrigado

Nuno
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por FLG »

Viva Mabeco

nem todos os 235 85 16 são mais em conta que os 265 75 16 ...as medidas tanto em altura como em largura tambem diferem significadamente entre Modelos/Marcas... bem como o factor peso ;)

Resumindo há 235 85 que provocam mais desgaste de material do que por exemplo uns 265... :)

No meu caso nunca notei diferença significativas de consumo dos 235 vs 265 ... notei sim no tipo de piso utilizado TT vs Estrada... :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Bom dia Filipe!

Antes de mais obrigado, era de um empurrãozinho destes que eu precisava! Que seja 265, então! :ok:

Mas agora vou melgar-te mais um bocado para me ajudares a decidir isto :stick:

Não queria meter nada de reconstruídos, vai ser mesmo para fazer muito e quase só alcatrão, a poupar gasóleo e material. Ainda que veja com bons olhos ceder um pouco na percentagem de estrada para poder fazer umas incursões sem andar com o credo na boca para não rasgar nenhum. Para coisas muito duras tenho lá os michellin O/R

Como é que conseguimos saber as alturas e larguras reais, bem como o peso? É preciso alguma "connection" nalguma casa de pneus? Sei que existem catálogos técnicos mas o pessoal fecha-se em copas.

As hipóteses que andam por aí, e que já li por aqui :lol: , são os Bridgestone Dueller All Terrain 694, os Grabber que poderiam ser em AT2 ou em HTS, os BF em AT ou Long Trail :shh: , os Dunlop Grandtrek AT3 e os Googyear Wr@ngl#r AT/R que vi sugeridos pelo Amorin mas não sei se existem nesta medida ou os Wr@ngl#r AT/SA.

Que me dizes, tens dados das dimensões de alguns deles, experiência?

Abraço

Nuno
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Jordan »

Viva, normalmente para saber as medidas reais, vou directo aos sites dos fabricantes, que normalmente têm essa informação +/- descriminada.. Muitos deles dizem ser 32 e na realidade ou são 31.5 ou 32.5.. Acho que só não devem referir o peso, mas isso só te safas tendo como principio a experiência de cada um.. Eu honestamente não ligo a esse pormenor porque não costumo levar a balança para a casa de pneus quando os troco :D Eu para um Defender TD5 acho que menos que 265/75r16 é andar de Bicicreta :D é a medida que em principio irei apostar quando o Sr. PPC me pagar o IRS.. Queria muito os 255 mas após reflectir, provavelmente será pelos 265.. Aposta nisso, e para o tipo de pneu que queres, BF AT ou os Grabber.. Eu tenho AT e surprendo-me muitas vezes como ele agarra tão bem em Alcatrão.. Tens é o contra da Lama, nunca vi pneu tão mau em Lama :D
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por FLG »

Boas Mabeco

os pneus que mais me impressionaram em 50/50 foram os Insa Turbo Mountain:

Imagem

um desempenho mesmo em lama muito bom para um 50/50 :driving:

Antes de colocar os BF KM2 tentei arranjar os originaizes ou seja os Yokohama Geolandar AT plus II G011 só que na altura só tinham 3 em stock :bolas:

Mountain 235 85 16
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=657

Mountain 265 75 16
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=743

se conseguir arranjar os ditos para a proxima deverei aposTTar nos Yoko... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Boas!

Esses yokohama também são grande opção e vieram baralhar mais a coisa. Mas vamos por partes.

Têm noção se a diferença no consumo de combustível e comportamento em estrada/chuva/curva é significativa entre um pneu misto, tipo o BF AT e um puramente de estrada, tipo os Dueller? Como tenho o outro jogo com os O/R não preciso de assumir compromissos a menos que as vantagens não sejam significativas.

Está estabelecida a medida 265. Dentro desta medida já alguém mediu alguma das opções na "mesa" ou sabe qual delas é a mais estreita?

E, para acabar para já, há experiência concreta com consumos dentro destas marcas?

Resumindo: Medida definida. Definir em seguida se serão mistos ou estrada. Finalmente definir marca. :bolas:

Desculpem lá a insistência mas para além dos 700 ou 800 euros que vou torrar, este carro é o responsável por transportar a famelga toda de cá para lá e de lá para cá :driving:

E obrigado pela vossa ajuda!

Abraço

Nuno
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Eu no Defender cheguei a ter o G Grabber AT2 e so posso dizer muito bem deles! Ja conduzi com outros pneus, incluindo BF´s AT etc e de longe gostei mais destes.
Fazia na altura muita autoestrada ja que sou de Guimaraes mas na altura trabalhava nas Caldas e aquilo em alcatrao portava-se muita bem, excelente mesmo. Depois tb os conduzi em neve, no Luxemburgo, e tambem 5*!

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Avatar do Utilizador
MT TD5
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 665
Registado: 30 mar 2011 22:13
Land Rover: disco td5 1999
Sócio LCP: 2446
RTI: 0
Localização: sao martinho do porto

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por MT TD5 »

eu tenho os graber AT2 em 265 e sao muito bons em estrada e sao silenciosos!!
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por FLG »

O pior é que os GG AT2 que têm já não se fabricam... :(
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Quintaos »

Nao se fabricam mas pode haver stock em algum lado ainda... nao ha como procurar..
Abraço
Filipe Quintãos
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Boas!

Estou então na recta final, decidi que seriam 50/50, e depois de consultar algumas casas aqui de Lisboa falta decidir se serão os BF AT ou os GG AT2, tenho diferenças na ordem dos 60 euros nos 4 pneus, os GG mais baratos claro. Os BFao que parece existem em stock, dos GG ninguém tomou a iniciativa de confirmar. Acho que vai ser mesmo à última hora que vou decidir...

Entretanto vou disponibilizar os actuais BF AT 235/85R16 por uma quantia simbólica para quem quiser acabar de os derreter, senão ficam em casa para outras núpcias. Classificado em breve.

Obrigado a todos pelas vossas ajudas.

Nuno
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Uma curiosidade para quem interessar:

- Jante de ferro 5 1/2", original do Defender, com pneu Michelin O/R 7.50 R16 - 30Kg :o
- Jante de liga 7", original do Range (5 braços largos), com pneu BF AT235/85R16 - 28,5Kg
Nota: Ambos a meio gasto.
- Breve peso os 265 que vão ser montados hoje!

Nuno
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Viva

O peso dos novos 265/75 R16, BF A/T, montados nas jantes de liga de 7" é nada mais nada menos que: 33,75 Kg/pneu. :o :yikes: :eek: medo, muito medo!!! Vai ser mesmo só para alcatrão e devagar....

Entrentanto fica a informação, que pode servir para ajudar alguém, que com estes pneus é necessário afinar os batentes da direcção para eles não baterem nos tirantes de amarração dos diferencias. A confirmá-lo está o diâmetro de viragem, que consta no manual de oficina, bem maior que com os 7.50 R16.

Versões 90:
Pneus 265/75 x 16 ..................................................................... 12,65 m (41,5 ft)
Todos os outros pneus .............................................................. 11,70 m (38,4 ft)

Nuno
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por josecamorim »

Curioso... tenho bastante menos com pneus mud 255.....
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Tens bastante menos peso ou diâmetro de viragem?
Última edição por Mabeco em 16 ago 2012 19:36, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por moreirinha »

Mabeco Escreveu:Viva

O peso dos novos 265/75 R16, BF A/T, montados nas jantes de liga de 7" é nada mais nada menos que: 33,75 Kg/pneu. :o :yikes: :eek: medo, muito medo!!! Vai ser mesmo só para alcatrão e devagar....
Medo de? o meu TD5 vinha com esses pneus montados de fábrica, em jante liga leve, e foi sempre a andar sem problemas nenhuns... não me parece que sejam precisos "cuidados" especiais..
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por FLG »

Sem medo Mabeco

a maquina aguenTTa bem com o peso... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
RuiRomao
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 151
Registado: 06 mar 2012 13:07
Land Rover: Ex: LAND ROVER Defender 90 TD5 '01
Freelander 2.0 Di '99
Sócio LCP: 2545
RTI: 0
Localização: Torres Vedras

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por RuiRomao »

Boa tarde

Também estou a tratar da averbação, e realmente so mesmo 265/75 :roll:
Qual é o tamanho da roda precisa para esta medida? 16"x7"?
Estou comprador de um conjunto de pneus deste tamanho e de rodas tambem.

Abraço e boas :driving:
Apresentação + Defender 90 TD5 viewtopic.php?f=19&t=22493

Eles bebem tudo e não deixam nada (os LR claro)
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por Mabeco »

Viva!

O meu medo são os "fusíveis" da transmissão! Semi-eixos, diferenciais...

Mas é como diz o Filipe: :driving: e siga, senão valia mais comprar um suv e ter amigos com quem discutir a árvore de natal do painel de instrumentos, ou os farois "auto-direccionais", ou o sensor de chuva que detecta se é a da que molha tolos, ou o apito avisador que lembra que não pagámos a conta da água lá de casa, enfim....

Rui, os meus estão montados nessa jante 16" x 7", e estão muito bem. Mas as minhas jantes são umas do Range, não sei se as de origem de liga leve que vêm com o Defender são 7" ou mais, o moreirinha é que pode confirmar. Sei no entanto que 7" é o mínimo para estes pneus.

Nuno
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Declaração LAND ROVER para pneus.

Mensagem por FLG »

Viva Nuno

sem stress mesmo... como exemplo tens o meu Disco que já andou com 265 75 16 Insa Dakar que mais pareciam uns 285 diria mesmo uns 305... pois os BF KM2 265 75 que tenho actualmente são 0,5 cms mais estreitos que os 235 85 Mountain :) ... com um peso de ficar :roll: ... tenho Truetrac frente/tras... está muito bem vitaminado... faço umas brincadeiras e nunca parti nada... TOC TOC TOC :D

Imagem
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Responder