VISCOSO FREELANDER
- SERSANRR
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VISCOSO FREELANDER
Boas,
Muito se fala por aqui do viscoso (Viscous Coupling Unit), relativamente ao viscoso acho que já foi tudo dito e repetido, deixo só a dica aos "novos" que pensem comprar um freelander.
Simplesmente quando compram um freelander usado TROQUEM o viscoso, ponto!
Isto porque:
1º o viscoso poderá não estar completamente colado mas já ter uma resistência demasiadamente elevada
(O gel vai perdendo qualidades ao longo dos tempos e vai "colando", não é um processo on/off)
2º Caso esteja a fazer mais pressão do que devia não vai dar cabo só da IRD, vai dar cabo de tudo a que a transmissão esteja ligada, IRD, diferencial traseiro, suportes do diferencial, apoios do motor, chassis, até as homocineticas vão sofrer carga adicional e vai acabar por partir o que estiver mais fraco
3º Um viscoso actualmente custa entre os 200 e 300€, estarem a perder tempo a testar uma peça que não vão saber quantificar o que é bom ou mau é no minimo inutil... Eu já montei um original, já montei um reconstruido nos meus frees e ainda hoje, se tiver que testar um não faço ideia se a carga é pouca ou muita, posso ter uma ideia mas é mesmo só isso.. uma ideia, por isso, não arrisquem
4º O viscoso é uma peça de desgaste, não é ilimitada visto que o gel começa a perder propriedades desde que é metido lá dentro e sujeito a forças e temperaturas sempre que saiem com o carro, desenganem-se da conversa que oiço imensos vendedores e não só terem, ah e tal estes ultimos já têm os problemas resolvidos, É MENTIRA!!! Os viscosos são iguais, as transmissões são iguais (só o V6 tem uma relação diferente na IRD) e o gel é gel, e detriora-se exactamente da mesma forma seja em que modelo estiver (tal como tambem acontece com os Range Rovers)
Espero ter ajudado.
Abraços
Muito se fala por aqui do viscoso (Viscous Coupling Unit), relativamente ao viscoso acho que já foi tudo dito e repetido, deixo só a dica aos "novos" que pensem comprar um freelander.
Simplesmente quando compram um freelander usado TROQUEM o viscoso, ponto!
Isto porque:
1º o viscoso poderá não estar completamente colado mas já ter uma resistência demasiadamente elevada
(O gel vai perdendo qualidades ao longo dos tempos e vai "colando", não é um processo on/off)
2º Caso esteja a fazer mais pressão do que devia não vai dar cabo só da IRD, vai dar cabo de tudo a que a transmissão esteja ligada, IRD, diferencial traseiro, suportes do diferencial, apoios do motor, chassis, até as homocineticas vão sofrer carga adicional e vai acabar por partir o que estiver mais fraco
3º Um viscoso actualmente custa entre os 200 e 300€, estarem a perder tempo a testar uma peça que não vão saber quantificar o que é bom ou mau é no minimo inutil... Eu já montei um original, já montei um reconstruido nos meus frees e ainda hoje, se tiver que testar um não faço ideia se a carga é pouca ou muita, posso ter uma ideia mas é mesmo só isso.. uma ideia, por isso, não arrisquem
4º O viscoso é uma peça de desgaste, não é ilimitada visto que o gel começa a perder propriedades desde que é metido lá dentro e sujeito a forças e temperaturas sempre que saiem com o carro, desenganem-se da conversa que oiço imensos vendedores e não só terem, ah e tal estes ultimos já têm os problemas resolvidos, É MENTIRA!!! Os viscosos são iguais, as transmissões são iguais (só o V6 tem uma relação diferente na IRD) e o gel é gel, e detriora-se exactamente da mesma forma seja em que modelo estiver (tal como tambem acontece com os Range Rovers)
Espero ter ajudado.
Abraços
- JMRibeiro
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Re: VISCOSO FREELANDER
Pelo menos a mim ajudas te!
Obrigado
Obrigado
- Catloudave
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boa tarde, coloco aqui a questão sobre o viscoso do meu free. Quando o comprei estive à espera que a cx de transf viesse do UK para ser montado, e nunca montaram o veio da transmissão, ficou sempre 4X2, estou sériamente a pensar em montar o veio e coloca-lo em 4X4. Não sei se chegou a ser trocado o viscoso... Resumindo, mesmo que tenha sido trocado faz muito mal é ter ficado certa de 5 anos parado? Perde alguma qualidade?
Agradeço a ajuda...
Agradeço a ajuda...
- SERSANRR
- pleno TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Por acaso é muito boa pergunta... não sei responder,talvez o Carlos da Soluções Freelander saiba responder pois trabalha directamente com o gel de silicone.. Á partida diria que perde mas nada de especial, como não apanhou calor (presumo eu) ou andou a ser chocalhado acho que deve estar bom, acho... (O viscoso é novo não é? Ou era o que estava montado no carro?)
- Catloudave
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Re: VISCOSO FREELANDER
O problema é esse não faço ideia... Não me disseram nada quando trocaram a cx tranf. Por norma o correcto teria sido trocar o visco também, estou desgraçada tenho que montar aquilo e ver o que acontece...SERSANRR Escreveu:Por acaso é muito boa pergunta... não sei responder,talvez o Carlos da Soluções Freelander saiba responder pois trabalha directamente com o gel de silicone.. Á partida diria que perde mas nada de especial, como não apanhou calor (presumo eu) ou andou a ser chocalhado acho que deve estar bom, acho... (O viscoso é novo não é? Ou era o que estava montado no carro?)
Esteve sempre guardado na garagem, desmontado e deixado quieto.
- Punisher
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boas;Catloudave Escreveu:O problema é esse não faço ideia... Não me disseram nada quando trocaram a cx tranf. Por norma o correcto teria sido trocar o visco também, estou desgraçada tenho que montar aquilo e ver o que acontece...SERSANRR Escreveu:Por acaso é muito boa pergunta... não sei responder,talvez o Carlos da Soluções Freelander saiba responder pois trabalha directamente com o gel de silicone.. Á partida diria que perde mas nada de especial, como não apanhou calor (presumo eu) ou andou a ser chocalhado acho que deve estar bom, acho... (O viscoso é novo não é? Ou era o que estava montado no carro?)
Esteve sempre guardado na garagem, desmontado e deixado quieto.
O facto de ter estado parado não influi em nada na qualidade, que me corrija o Carlos S.F. , a questão é mesmo em que condições estava quando foi retirado. Pode muito bem estar em perfeitas condições. Acho que deve montar e proceder de imediato ao teste do viscoso; em função do resultado, ou deixa rolar com a máquina na plenitude para que foi concebida ou deve equacionar de imediato o recondicionamento do viscoso; 4x2 é que como todos sabem, a malta por cá com mais experiencia não está para aí virada em apoiar, para além de se chumbar na IPO.
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- pleno TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Mesmo perdendo propriedades por estar parado em princípio será uma coisa mínima mas o Carlos já é capaz de passar por aí e dar o seu parecer. Agora para ter de facto a certeza é montar a transmissão (veio com o viscoso) e proceder ao teste do viscoso como sugeriu o Punisher, seja o teste de levantar a roda, seja o de circular com o carro (durante o espaço necessário para teste, não circule por aí com o viscoso colado) não terá consequências visto a IRD ter sido recondicionada e nunca ter circulado em 4x4, isto é, o desgaste na mesma foi muito menor, em princípio (porque ciências exatas só no papel mesmo). Se ao fazer o teste ao viscoso vir que está muito preso é voltar a desmontar e falar com o Carlos (soluções freelander) que ele certamente terá uma solução rápida, eficaz e barata para esse problema. Depois é só com um verdadeiro 4x4!
Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
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- maníaco TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boas. O óleo de silicone tem validade, mas alargada e os km noirmalmente chegam primeiro :-)
Soluções e connosco Tiago :-)
Abracos
Soluções e connosco Tiago :-)
Abracos
- Catloudave
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Re: VISCOSO FREELANDER
Ok, boa tarde ou não tão boa assim. Rolamentos de apoio do viscoso, check, ... viscoso... é para esquecer, completamente e absolutamente MORTO!
Virar, virar, virar,... completamente a derrapar.
Não sei se estou mais furiosa, do que desiludida... O meu marido já diz: " vais ver o DSE por um canudo..." Basicamente não se mete em mais nenhum LR.
Agora entendo o porquê da força que o vendedor fez para tirarmos o veio (4X2) ao jipe, com as tretas do consumo e da leveza do carro,e trocar só dois pneus de uma vez, etc e etc... ele não queria era gastar mais dinheiro, tirar o máximo de lucro do jipe. Isto de "quem não sabe, é como quem não vê".
Vamos ver como vai ser...
Já agora aconselham a trocar também os apoios/rolamentos ou só mesmo o viscoso?
Cumprimentos.
Virar, virar, virar,... completamente a derrapar.
Não sei se estou mais furiosa, do que desiludida... O meu marido já diz: " vais ver o DSE por um canudo..." Basicamente não se mete em mais nenhum LR.
Agora entendo o porquê da força que o vendedor fez para tirarmos o veio (4X2) ao jipe, com as tretas do consumo e da leveza do carro,e trocar só dois pneus de uma vez, etc e etc... ele não queria era gastar mais dinheiro, tirar o máximo de lucro do jipe. Isto de "quem não sabe, é como quem não vê".
Vamos ver como vai ser...
Já agora aconselham a trocar também os apoios/rolamentos ou só mesmo o viscoso?
Cumprimentos.
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- maníaco TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Fala com o Carlos das soluções freelander que ele tem solução parabo teu problema e em conta
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Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
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- baptistama
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boa tarde,
ñ faz sentido reutilizares os rolamentos, o valor dos mesmos no total da factura é "residual",
a operação de retirá-los do viscoso antigo e montar os mesmos no novo/recondicionado vai certamente afectá-los um bocadinho...
ñ faz sentido reutilizares os rolamentos, o valor dos mesmos no total da factura é "residual",
a operação de retirá-los do viscoso antigo e montar os mesmos no novo/recondicionado vai certamente afectá-los um bocadinho...
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- maníaco TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boas sinceramente aproveitar apoios de viscoso é um erro! Normalmente Salem à pamncada e tendo em conta que o par da Allmakes custa cerca de 75€ acho mesmo que nem vale a pena pensar 2x.
90% dos retirados nem dão para montar segunda vez, os outros 10% vão durar 2 meses :-)
Qualquer duvida, força...
90% dos retirados nem dão para montar segunda vez, os outros 10% vão durar 2 meses :-)
Qualquer duvida, força...
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- júnior TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
O fluido que o viscoso tem no seu interior tem esperança de vida,por isso mesmo estando parado o relógio não para.Quanto aos apoios do viscoso,existem apoios doutros carros que se enquadram perfeitamente no freelander e são muito mais baratos. É possível sacar os referidos apoios sem os danificar com um saca especial ou numa prensa.
Carlos L ouro cumprimentos
Carlos L ouro cumprimentos
- Catloudave
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Re: VISCOSO FREELANDER
Bem novidades, após conversa com o Carlos das soluções freelander, o "carro" ou "jipe" chamam o que quiserem... para mim é simplesmente o "perfeito", vai voltar a ser "inteiro". 4x4 aí vai ele, e eu. Um excelente representante LR... Na minha modesta opinião.
Cumprimentos
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- baptistama
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Re: VISCOSO FREELANDER
e quem fala assim ñ é gago!!!Catloudave Escreveu:
(...) Um excelente representante LR... Na minha modesta opinião.
Cumprimentos
- Catloudave
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boa noite, a minha saga com o visco do meu free continua... agora é o apoio o diferencial traseiro que se foi... Porra, que cena. Ainda anda a 4x2 mas está. Quase... Questão: deve verificar a lubrificação do diferencial já que vou ter de tirar aquele apoio todo?
O que aconselham?
Cump.
O que aconselham?
Cump.
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- maníaco TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boas Catarina
Além do que já referi em relação ao apoio ( deve ser original) poderá aproveitar e trocar o óleo do diferencial traseiro. Para isso a forma correcta é retirando a tampa do mesmo. Não tem bujao de saída.
Além do que já referi em relação ao apoio ( deve ser original) poderá aproveitar e trocar o óleo do diferencial traseiro. Para isso a forma correcta é retirando a tampa do mesmo. Não tem bujao de saída.
- Catloudave
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boas, é oficial, menos um Freelander a 4X2 na estrada,... Nota-se diferença, sente-se o jipe mais agarrado a estrada, ... Aconselho...
Agora vamos ver os consumos..-
Cumprimentos.
Agora vamos ver os consumos..-
Cumprimentos.
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- júnior TT
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Re: VISCOSO FREELANDER
Mais um free salvo do inferno .Parabéns. Quanto aos consumos, não se esqueça que não está a usar um ki@!
- Punisher
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Re: VISCOSO FREELANDER
Boas;Catloudave Escreveu:Boas, é oficial, menos um Freelander a 4X2 na estrada,... Nota-se diferença, sente-se o jipe mais agarrado a estrada, ... Aconselho...
Agora vamos ver os consumos..-
Cumprimentos.
Antes de mais parabéns por lutar por respeitar as caracteristicas de um Free e não andar no improviso. Quanto a consumos....a máquina em plenas condições, pouca diferença vai notar; quanto a desempenho e segurança lhe garanto que muito vai notar.
Saudações Free.