TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajuda

Discussão sobre Freelanders
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rlopes
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TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajuda

Mensagem por rlopes »

Boas. Começo pela apresentação.
Sou novo no forum e decidi entrar pois ao vasculhar a net gostei do nivel técnico que aqui usam e também do companheirismo nas respostas à várias questões.
Tenho um Free TD4 de 2000 com aprox 200.000km e que tem passado pelos problemas tipocos dos demais: maf, turbo, tubos do admissão, embraiagem, viscoso, diferencial, entre outros. Mas lá vai andando.

Desde que lhe mexi no turbo nunca mais foi o mesmo, especialmente na subida de rotações e no binario a baixa rotação até 2000rpm, ou seja quando o efeito de geometria variável faz o seu trabalho.
Decidi então meter mão ao problema. Tenho bons conhecimentos de mecanica e do funciomanento destas coisas...

A promeira desconfiança vai para o funcionamento do turbo vnt.
Deixo aqui os dados que possuo actualmente e peço ajuda.

- Substituí os tubos de vácuo e noto que existe vácuo no sistema do turbo (antes da valvula solenoide), embora não seja uma pressão elevada para deixar o dedo colado. É normal ser assim? O accionamento da geometria variável necessita muita pressão?
- Noto o silvo tipico do turbo (baixinho) mas só por volta das 1800rpm...se bem recordo deveria notar-se bem antes... e quando acelero a resposta é lenta ou nula
- Retirei o tubo de alimantação do solenoide e fui andar. Não notei qualquer diferença o que significa que a geometria variavel não está a fazer o seu trabalho...
- Antes de avançar para a parte de cima do motor quero tirar todas as duvidas em redor do turbo.
Questões:
- Como posso validar se a parte mecanica do turbo está solta e a funcionar? É suposto o veio da geometria variavel mover-se facilmente com a força das mãos, utilizando uma ferramenta qualquer pois está pouco acessivel?
- Assumo que com o carro em funciomanento ligar diretamente o tubo de vacuo principal àquela peça cilindrica que recebe o vacuo faz actuar a geometria, esta deverá responder certo?
- Se verificar que está bloqueado, por exemplo por carvão ou ferrugem, conhecem alguma dica para desbloquear?
- Alguém já conseguiu retirar este mecanismos do turbo sem o tirar para fora, por exemplo para lubrificar?
- O solenoide da EGR é igual ao do turbo, para poder testar também esta peça?
- Conhecem alguma dica de como saber se o motor em determinado momento está a mandar sinal para o solenoide actuar? (voltagem da ficha, etc)

Haveria mais questões, mas creio que já chega. Seguramente sairão com o desenrrolar do tópico.

Desde já o meu muito obrigado.

Renato
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cblopes
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud

Mensagem por cblopes »

ola ja tive assim um stress e era a bomba de comtrolo do da valvula de descarga do turbo eo que faz com que a centrealina entre em safe mode e o carro não anda
vou procurar o topico e coloco

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 9&start=20
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mpblue
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud

Mensagem por mpblue »

Boas:

Substituis-te os tubos todos de vácuo, ou só os que vão para o turbo?

No meu, tinha uns que vinham para a frente do motor que estavam quase a rebentar...
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud

Mensagem por rlopes »

Obrigado pelas respostas.
Não se trata de entrada em safe mode. Já tive essa experiência e sei como é.

Não sei como estarão os tubos de vácuo. O mecânico substituiu alguns na ultima revisão.
Quem sabe que componentes se servem do circuito de vácuo, além do turbo e egr?
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mpblue
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud

Mensagem por mpblue »

rlopes Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Não se trata de entrada em safe mode. Já tive essa experiência e sei como é.

Não sei como estarão os tubos de vácuo. O mecânico substituiu alguns na ultima revisão.
Quem sabe que componentes se servem do circuito de vácuo, além do turbo e egr?
Tens o RAVE (manual de oficina do Freelander)?

Tens lá os circuitos todos...
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud

Mensagem por rlopes »

Obrigado.
Não, não tenho o RAVE. Algo que se consiga online?
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud

Mensagem por mpblue »

rlopes Escreveu:Obrigado.
Não, não tenho o RAVE. Algo que se consiga online?
Boas:

há varios topicos por aqui e noutros foruns com o link...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajuda

Mensagem por kleber@ksaweb.com.br »

rlopes Escreveu: 13 nov 2014 12:21 Boas. Começo pela apresentação.
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Tenho um Free TD4 de 2000 com aprox 200.000km e que tem passado pelos problemas tipocos dos demais: maf, turbo, tubos do admissão, embraiagem, viscoso, diferencial, entre outros. Mas lá vai andando.

Desde que lhe mexi no turbo nunca mais foi o mesmo, especialmente na subida de rotações e no binario a baixa rotação até 2000rpm, ou seja quando o efeito de geometria variável faz o seu trabalho.
Decidi então meter mão ao problema. Tenho bons conhecimentos de mecanica e do funciomanento destas coisas...

A promeira desconfiança vai para o funcionamento do turbo vnt.
Deixo aqui os dados que possuo actualmente e peço ajuda.

- Substituí os tubos de vácuo e noto que existe vácuo no sistema do turbo (antes da valvula solenoide), embora não seja uma pressão elevada para deixar o dedo colado. É normal ser assim? O accionamento da geometria variável necessita muita pressão?
- Noto o silvo tipico do turbo (baixinho) mas só por volta das 1800rpm...se bem recordo deveria notar-se bem antes... e quando acelero a resposta é lenta ou nula
- Retirei o tubo de alimantação do solenoide e fui andar. Não notei qualquer diferença o que significa que a geometria variavel não está a fazer o seu trabalho...
- Antes de avançar para a parte de cima do motor quero tirar todas as duvidas em redor do turbo.
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- Como posso validar se a parte mecanica do turbo está solta e a funcionar? É suposto o veio da geometria variavel mover-se facilmente com a força das mãos, utilizando uma ferramenta qualquer pois está pouco acessivel?
- Assumo que com o carro em funciomanento ligar diretamente o tubo de vacuo principal àquela peça cilindrica que recebe o vacuo faz actuar a geometria, esta deverá responder certo?
- Se verificar que está bloqueado, por exemplo por carvão ou ferrugem, conhecem alguma dica para desbloquear?
- Alguém já conseguiu retirar este mecanismos do turbo sem o tirar para fora, por exemplo para lubrificar?
- O solenoide da EGR é igual ao do turbo, para poder testar também esta peça?
- Conhecem alguma dica de como saber se o motor em determinado momento está a mandar sinal para o solenoide actuar? (voltagem da ficha, etc)

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Desde já o meu muito obrigado.

Renato

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Bom dia Renato!

Meu nome é Kleber Aguiar e resido no Brasil.

Estou passando por esse mesmo problema. Pode compartilhar a solução?

Deixo aqui também meu contato a disposição.

Kleber Aguiar
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