coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
- baptistama
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coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
Graças ao user Punisher, ao qual agradeço uma vez mais a sua disponibilidade, já chegou a encomenda e hoje inicia-se um novo capítulo no DIY do mundo Landrovista!!!
agora em tom + humilde e sério, a peça em causa é a ref# PEP103060 e é uma dor de cabeça comum aos Freelander Di.
a vulgarmente chamada "aranha" é uma tubagem em ferro da qual ñ se pode esperar milagres, por muito "especial" q seja o anticongelante q se use os anos vão passando e a ferrugem acaba por se instalar.
o valor da peça de substituição é exorbitante (€250 por 1,5 kg de ferro) e a alternativa q existe (q funciona perfeitamente) é passar mangueira pelo habitáculo do motor para fazer as ligações.
ora, ñ gostando eu de nenhuma das anteriores, pôs-se a cabeça a pensar e agora as mãos à obra, cedo se falou (no outro tópico) na opção de fazer a tubagem em cobre e é por essa via q vou seguir,
estou neste momento a avaliar duas hipóteses:
1ª réplica exacta do rail existente; será a versão mais plug'n'play mas tb a mais cara, ñ tanto pelo valor do cobre mas sim pela quantidade de curvas e soldaduras envolvidas.
2ª separação da tubagem coolant/fuel (neste momento estou a "gostar" + desta opção); reproduzir em cobre a tubagem de anticongelante e das peças de fixação existentes no rail,
derivar a tubagem de fuel afastando-a mais do motor, passá-la por baixo da bandeja da bateria e pela frente da caixa do filtro de ar.
esta "rota alternativa", caso opte por metal, obriga a uma curva apenas em cada tubo ou pode ser efectuada em mangueira para combustivel.
o q vos parece?
hoje ñ deu para fazer nada para além de tirar umas medidas mas para a semana já espero poder ter novidades.
agora em tom + humilde e sério, a peça em causa é a ref# PEP103060 e é uma dor de cabeça comum aos Freelander Di.
a vulgarmente chamada "aranha" é uma tubagem em ferro da qual ñ se pode esperar milagres, por muito "especial" q seja o anticongelante q se use os anos vão passando e a ferrugem acaba por se instalar.
o valor da peça de substituição é exorbitante (€250 por 1,5 kg de ferro) e a alternativa q existe (q funciona perfeitamente) é passar mangueira pelo habitáculo do motor para fazer as ligações.
ora, ñ gostando eu de nenhuma das anteriores, pôs-se a cabeça a pensar e agora as mãos à obra, cedo se falou (no outro tópico) na opção de fazer a tubagem em cobre e é por essa via q vou seguir,
estou neste momento a avaliar duas hipóteses:
1ª réplica exacta do rail existente; será a versão mais plug'n'play mas tb a mais cara, ñ tanto pelo valor do cobre mas sim pela quantidade de curvas e soldaduras envolvidas.
2ª separação da tubagem coolant/fuel (neste momento estou a "gostar" + desta opção); reproduzir em cobre a tubagem de anticongelante e das peças de fixação existentes no rail,
derivar a tubagem de fuel afastando-a mais do motor, passá-la por baixo da bandeja da bateria e pela frente da caixa do filtro de ar.
esta "rota alternativa", caso opte por metal, obriga a uma curva apenas em cada tubo ou pode ser efectuada em mangueira para combustivel.
o q vos parece?
hoje ñ deu para fazer nada para além de tirar umas medidas mas para a semana já espero poder ter novidades.
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
É uma bela empreitada, mas eu também vou mais pela 2ª opção, porque na primeira se contabilizar o tempo gasto, provavelmente fica mais caro.
Não sei se o facto de os tubos de combustível estarem juntos com os outros será para fazer aquecer o combustível quando está frio, estou a lembrar-me de alguns carros que usam esse sistema com termostato, mas com as temperaturas que temos em Portugal, não vejo inconveniente passarem por outro lado.
Coragem não te falta, boa sorte, mas este é um problema que todos os proprietários de Freelander estão sujeitos,
Não sei se o facto de os tubos de combustível estarem juntos com os outros será para fazer aquecer o combustível quando está frio, estou a lembrar-me de alguns carros que usam esse sistema com termostato, mas com as temperaturas que temos em Portugal, não vejo inconveniente passarem por outro lado.
Coragem não te falta, boa sorte, mas este é um problema que todos os proprietários de Freelander estão sujeitos,
- mpblue
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
Boas:
Estando eu no meio da industria do piping e tubing a uns anos, vou meter a minha colherada, e apresentar um material resistente, e que no custo do material não é de todo exorbitante, com a vantagem de dispensar as soldaduras e curvas pré-compradas (embora também se possa fazer o mesmo).
Tubo de aço inox, que é vulgarmente utilizado nas canalizações de casa, e que pode ser dobrado com recurso a uma ferramenta não muito dispendiosa...
http://www.parker.com/portal/site/PARKE ... nextfmt=EN
no caso da derivação, e para não ser preciso soldar o inox, que é um pouco tramado, pode-se utilizar um acessório de compra, ligado a uns pequenos manguitos de borracha que ligam ao resto da tubagem de inox:
E para os tubos não saltarem facilmente, criar o rebordo na ponta:
Estando eu no meio da industria do piping e tubing a uns anos, vou meter a minha colherada, e apresentar um material resistente, e que no custo do material não é de todo exorbitante, com a vantagem de dispensar as soldaduras e curvas pré-compradas (embora também se possa fazer o mesmo).
Tubo de aço inox, que é vulgarmente utilizado nas canalizações de casa, e que pode ser dobrado com recurso a uma ferramenta não muito dispendiosa...
http://www.parker.com/portal/site/PARKE ... nextfmt=EN
no caso da derivação, e para não ser preciso soldar o inox, que é um pouco tramado, pode-se utilizar um acessório de compra, ligado a uns pequenos manguitos de borracha que ligam ao resto da tubagem de inox:
E para os tubos não saltarem facilmente, criar o rebordo na ponta:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
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- Punisher
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
Boas;
Depois de tudo o que passei e vi, ouvi...etc; se me propusesse a fazer uma réplica, sem dúvida optaria pelo inox; pela robustez, pela resistência á corrosão do anti-congelante que lá vai circular. O tubo de cobre é muito macio e o aperto dos tubos de borracha vão acabar por deformar facilmente as extremidades e vamos ter fugas e lá se vai o trabalho co caneco.
Para além disso, tentaria manter os tubos diesel no seu lugar original, pois é de facto propósito de manter o combustível aquecido por algumas horas após uma paragem. Em resumo, inox e o mais fiel possível ao original.
Boa sorte Baptistama; ficamos com um olho no assunto.
Saudações Free.
Depois de tudo o que passei e vi, ouvi...etc; se me propusesse a fazer uma réplica, sem dúvida optaria pelo inox; pela robustez, pela resistência á corrosão do anti-congelante que lá vai circular. O tubo de cobre é muito macio e o aperto dos tubos de borracha vão acabar por deformar facilmente as extremidades e vamos ter fugas e lá se vai o trabalho co caneco.
Para além disso, tentaria manter os tubos diesel no seu lugar original, pois é de facto propósito de manter o combustível aquecido por algumas horas após uma paragem. Em resumo, inox e o mais fiel possível ao original.
Boa sorte Baptistama; ficamos com um olho no assunto.
Saudações Free.
- mpblue
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
E esqueci de dizer uma coisa, tentava arranjar um sistema de braçadeiras, por forma a manter todos os tubos separados e substituíveis individualmente...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
Não era má ideia, mesmo os tubos sendo de diametro diferente-, mas não me parece que haja grande espaço para manobras; tem bastantes sitios de fixação e muito aconchegados...deve ser complicado e uma vez em inox....tubos para sempre, logo a substituição quase não se coloca.mpblue Escreveu:E esqueci de dizer uma coisa, tentava arranjar um sistema de braçadeiras, por forma a manter todos os tubos separados e substituíveis individualmente...
Saudações Free.
- baptistama
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
a coisa ñ tem sido fácil, neste momento estou com um horário de trabalho que me afasta de qq "trabalho manual".
a hipótese do Inox tb me agrada pela durabilidade mas certamente será mais dificil de moldar.
Após bater a muita porta de oficinas de serralharia, ar condicionado, gás e tudo o q pudesse realizar o trabalho e ouvir coisas como "isso não fazemos",
"fazemos em ferro, em cobre nem deve dar para fazer essas curvas", "isso é coisa para um artesão e nós só trabalhamos com peças já moldadas"
e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos, encontrei um serralheiro com atitude diferente.
Pelo menos foi honesto ao ponto de dizer q com os trabalhos q tem em mão e com férias de Natal do pessoal só teria disponibilidade para final de Janeiro
mas ficou com a "aranha" para me dar um orçamento, o q já é um em frente, espero...
a hipótese do Inox tb me agrada pela durabilidade mas certamente será mais dificil de moldar.
Após bater a muita porta de oficinas de serralharia, ar condicionado, gás e tudo o q pudesse realizar o trabalho e ouvir coisas como "isso não fazemos",
"fazemos em ferro, em cobre nem deve dar para fazer essas curvas", "isso é coisa para um artesão e nós só trabalhamos com peças já moldadas"
e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos, encontrei um serralheiro com atitude diferente.
Pelo menos foi honesto ao ponto de dizer q com os trabalhos q tem em mão e com férias de Natal do pessoal só teria disponibilidade para final de Janeiro
mas ficou com a "aranha" para me dar um orçamento, o q já é um em frente, espero...
- Punisher
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
Boas;baptistama Escreveu:a coisa ñ tem sido fácil, neste momento estou com um horário de trabalho que me afasta de qq "trabalho manual".
a hipótese do Inox tb me agrada pela durabilidade mas certamente será mais dificil de moldar.
Após bater a muita porta de oficinas de serralharia, ar condicionado, gás e tudo o q pudesse realizar o trabalho e ouvir coisas como "isso não fazemos",
"fazemos em ferro, em cobre nem deve dar para fazer essas curvas", "isso é coisa para um artesão e nós só trabalhamos com peças já moldadas"
e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos, encontrei um serralheiro com atitude diferente.
Pelo menos foi honesto ao ponto de dizer q com os trabalhos q tem em mão e com férias de Natal do pessoal só teria disponibilidade para final de Janeiro
mas ficou com a "aranha" para me dar um orçamento, o q já é um em frente, espero...
Não te quero desanimar, mas se alguém o fizer duvido que o preço seja mais baixo que os de origem; mesmo que a solução fosse tipo vitalícia; tendo em conta que estes duraram 14 anos, eu diria que se tivermos o cuidado de circular sempre com líquidos aceitáveis, teremos tubagem para muito tempo e com a certeza de um plug and play....sem falhar nada, apoios, eficácia, etc.
Acho que é uma das situações em que a origem é o melhor remédio.
Saudações Free.
- baptistama
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
Hoje foi dia de saber novidades desta "aventura",
o novo ano trouxe consigo uma nova escala de trabalho e embora tenha as suas vantagens trabalhar de 2ª a 6ª o horário 8:00/18:00 retira-me a possibilidade de procurar soluções para este problema...
neste momento a aranha continua com o mesmo serralheiro e na conversa q tivemos hoje, me disse estar com alguma dificuldade em arranjar tubagem em cobre nos diametros necessários mas q ainda ñ desistiu.
Para o final da próxima semana já devo ter + detalhes para as opções cobre ou Inox...
o novo ano trouxe consigo uma nova escala de trabalho e embora tenha as suas vantagens trabalhar de 2ª a 6ª o horário 8:00/18:00 retira-me a possibilidade de procurar soluções para este problema...
neste momento a aranha continua com o mesmo serralheiro e na conversa q tivemos hoje, me disse estar com alguma dificuldade em arranjar tubagem em cobre nos diametros necessários mas q ainda ñ desistiu.
Para o final da próxima semana já devo ter + detalhes para as opções cobre ou Inox...
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
As vezes que eu já comentei o mesmo sobre várias áreas de negócio com outras pessoas...baptistama Escreveu:(...)e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos(...)
Ah e tal a crise é muita, mas aparece um novo desafio de se fazer algo único e provavelmente rentável (dado o grande número de Freelanders a circular) e as pessoas colocam todo o tipo de obstáculos. E quem diz Freelanders, diz o mesmo para outros modelos LR e até de outras marcas!
Sem dúvida que muitas vezes certas ideias não andam para a frente por causa de situações como esta.
baptistama, infelizmente ainda não tenho um Freelander. Quero primeiro estabilizar a minha questão profissional para depois me meter ao "barulho" com uma máquina destas e fazer-lhe logo de inicio uma boa revisão. E de acordo com aquilo que vou lendo e aprendendo por aqui, esta seria provavelmente uma "mod" e/ou melhoria na qual iria estar interessado.
Boa sorte nessa "odisseia" e não desista
-
- caloiro TT
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Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama
E sobre o caso da aranha, soube-se mais alguma coisa?!
Abraço
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