Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Boas malta,
Para completar a segurança do circuito de refrigeração, decidi fazer um Upgrade que acho que devia ser obrigatório todos os veículos virem equipados de fábrica ; um alerta instantâneo de baixo nível de líquido de refrigeração. Aqui fica a partilha.
Com custo muito baixo e de alta fiabilidade. Apenas um pouco de dedicação e pouco mais de uma dezena de euros.
Apenas umas duvidas:
> esse flutuador resiste à pressão e temperatura?
> como é assegurada a vedação, silicone?
Já agora onde se compra esse material
Boas; o sensor magnético está testado e garantido para temperaturas até 80ºC; a questão da pressão não se coloca, pois a mesma não afeta o sensor, apenas poderia implicar fugas se a vedação não fosse eficaz.
A vedação é garantida por um vedante em silicone que vem fornecido com o sensor e garante uma vedação para pressões até 30bar.
Por outro lado não partilharia com a malta algo que eu mesmo não tivesse já testado. Claro que a questão da temperatura pode levantar dúvidas a algumas pessoas, no entanto não esqueçam que a temperatura interna do bloco não é a mesma que a que se encontra no vaso expansor, pois o líquido no expansor provem do radiador já arrefecido, sendo que tendo uma temperatura de aproximadamente 90 graus no bloco temos em andamento uma temperatura que rondará os 70 no vaso e parado não vai alem dos 82; para tal vou comprovar com video que aqui deixo.
O sensor mandei vir do Amazon UK, o resto arranja-se numa lojinha de electrónica.
Bmiguelpaiva Escreveu:Este forum esta cheio de pessoal bom na bricolage. Muito bom upgrade,compraste o vaso expansor novo ?
Boas;
Sim, comprei pois o de origem estava já a dar sinais de idade (ressequidos e a querer estalar) e este é anatomicamente falando, mais fácil de implementar o sistema (um pouco mais espaçoso).
desde já agradeço o elogio; mas como podem ver não guardo só para mim.
saudações free.
Última edição por Punisher em 17 set 2015 00:10, editado 1 vez no total.
Bmiguelpaiva Escreveu:Este forum esta cheio de pessoal bom na bricolage. Muito bom upgrade,compraste o vaso expansor novo ?
Boas;
Sim, comprei pois o de origem estava já a dar sinais de idade (ressequidos e a querer estalar) e este é anatomicamente falando, mais fácil de implementar o sistema (um pouco mais espaçoso.
saudações free.
Ja tenho este upgrade apontado na lista de coisas a fazer ao Freelander quando o comprar,quando compraste o vaso expansor ja vinha esse sensor incluindo ou foi um extra ?
O painel de instrumentos já tem a luz de aviso ou tiveste de a inventar ? Na foto nao da pra perceber se tem luz ou não.
Muito bom upgrade, mais uma coisa para adicionar ao meu.
Sem querer menosprezar o trabalho, deixo a dica para quem não quiser furar o deposito pode usar o sensor de origem. O mesmo está no tubo de saida do deposito
Bmiguelpaiva Escreveu:Também não e mal pensado sergio.
sem dúvida.....pergunta ao sérgio o preço e compara!!!! Eu com uns 15 Aereos adquiri o material necessário, para além de que com o sistema que implementei ficas a saber que tens baixo nível de líquido, o que te permite parar e ainda não haver qualquer dano e com o de origem só ficas a saber quando já não há líquido, o que se traduz em cerca de 3 minutos em andamento para queimares uma colaça; ou seja, quando te deres conta já pode ser tarde.
Última edição por Punisher em 17 set 2015 00:14, editado 1 vez no total.
Boas;
Sim, comprei pois o de origem estava já a dar sinais de idade (ressequidos e a querer estalar) e este é anatomicamente falando, mais fácil de implementar o sistema (um pouco mais espaçoso.
saudações free.
Ja tenho este upgrade apontado na lista de coisas a fazer ao Freelander quando o comprar,quando compraste o vaso expansor ja vinha esse sensor incluindo ou foi um extra ?
O painel de instrumentos já tem a luz de aviso ou tiveste de a inventar ? Na foto nao da pra perceber se tem luz ou não.
Boas;
Aqui fica a foto ao pormenor com destaque; tiras a cobertura inferior do quadrante em poucos segundos, furas o diametro do nicho do LED, o mais próximo do acrilico possível e junto ao manometro de temperatura.
O vaso não vem com sensor; mandei vir do Amazon UK; deixo link para a malta:
Não falei de preços, claro que não tem nada a ver o original com o teu, mas para quem prefira não furar é uma solução dai ter adicionado a informação.
Só uma coisa, o vaso de expansão serve só para guardar o fluxo de agua adicional do sistema, ou seja, toda a agua que entra no sistema passa pelo tubo do sensor pelo que, se ficar sem agua tanto um sistema como o outro vai acender dando tempo de parar, se for uma fuga tipo tubo roto pouca diferença de tempo vais ter, em fugas lentas ai sim podes ter diferença.
Última edição por SERSANRR em 17 set 2015 00:27, editado 1 vez no total.
SERSANRR Escreveu:Não falei de preços, claro que não tem nada a ver o original com o teu, mas para quem prefira não furar é uma solução dai ter adicionado a informação.
Boas;
E muito bem, assim a malta fica a conhecer mais; eu também ponderei esse sensor, pois estava roletante quanto á eficácia de vedação; mas depois de ver o sensor e perceber como estava garantida a vedação não tive dúvidas, pois como te disse, por este método quando perder líquido e descer ligeiramente abaixo de minimo....temos Led vermelho aceso.
Como em tudo na vida,existem pros e contras,e cada um dos sistemas tem os seus pontos positivos.
Ja vi que a luz de aviso e a do lado esquerdo do painel,ja existia ou tiveste que a meter ?!
Ja agora quanto custa o outro sensor Sergio ?!
Bmiguelpaiva Escreveu:Como em tudo na vida,existem pros e contras,e cada um dos sistemas tem os seus pontos positivos.
Ja vi que a luz de aviso e a do lado esquerdo do painel,ja existia ou tiveste que a meter ?!
Ja agora quanto custa o outro sensor Sergio ?!
Boas; como mencionei acima, e como podes ver no esquema inicial do post, há que adquirir um LED, colocar um resistor para baixar a tensão de 12 para 2 volt, furar o painel e fixar o LED.
O sensor de origem do V6 custa 40.68€, mas implica todo o resto do trabalho também; LED, resistor, furação, etc....
SERSANRR Escreveu:Não falei de preços, claro que não tem nada a ver o original com o teu, mas para quem prefira não furar é uma solução dai ter adicionado a informação.
Só uma coisa, o vaso de expansão serve só para guardar o fluxo de agua adicional do sistema, ou seja, toda a agua que entra no sistema passa pelo tubo do sensor pelo que, se ficar sem agua tanto um sistema como o outro vai acender dando tempo de parar, se for uma fuga tipo tubo roto pouca diferença de tempo vais ter, em fugas lentas ai sim podes ter diferença.
100% de acordo; no meu caso que não tenho qualquer problema com fugas, foi apenas mais uma prevenção para além do controlo de temperatura que já aqui postei, esse sim é que grita em caso de aquecimento. esta partilha é muito útil para muita gente que eu sei que anda com os seus Free com pequenas perdas e que por isso andam sempre com o coração nas mãos e o garafão na bagageira, trazendo-lhes assim mais tranquilidade nas deslocações sem ter que andar sempre a espreitar de capot aberto o nível.
Realmente uma diferença de 25€ para fazer o mesmo trabalho não se justifica. Esse sensor é mesmo da LAND ROVER ou e de outro carro/marca ?!
Já agora se não for pedir muito gostaria de ver outros posts que tenhas,o único que me lembro de ter visto sera o da alteração do radio e colunas.
Bmiguelpaiva Escreveu:Realmente uma diferença de 25€ para fazer o mesmo trabalho não se justifica. Esse sensor é mesmo da LAND ROVER ou e de outro carro/marca ?!
Já agora se não for pedir muito gostaria de ver outros posts que tenhas,o único que me lembro de ter visto sera o da alteração do radio e colunas.