Projecto/restauro disco 200
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Projecto/restauro disco 200
Ora boas, eu sou o Carlos e sou de Paços de Ferreira, adquiri à pouco um discovery 200 de 1993 e como tal, já eu contava que tivesse alguns afazeres.. Embora o jipe se encontre 100% origem a minha ideia passa por aos poucos ir preparando para TT. Neste momento a minha prioridade é resolver os aspectos negativos a nível de interior e depois dedicar-me-ei à preparação e pra ambas as coisas contarei com a vossa ajuda...
1º-empenei a barra de direcção e o amortecedor que era da Armstrong, tenciono já que vou ter de o reparar, e pondero ter rodas mais largas e maiores, era meter barras reforçadas e amortecedor novo montado na barra da frente. Inicialmente ia optar por um amortecedor da biltein (90€), mas sugeriram me um amortecedor com mola da Terrafirma tf 835 do defender com respetivo kit de alteração e barras da Terrafirma tb.. N sei se não me parece o tf 835 um pouco exagerado mas por outro lado consigo o adquirir por 60€. Qual a vossa opinião? Aceito outras sugestões.
2º-a luz do teto não dava, resolvi desmontar até chegar ao botão da porta condutor que tinha o fio desligado, liguei e não dá na mesma.. O rádio tb n dá
3ºa porta condutor so a 20x fechava, hoje ao tentar afinar o perno do fecho reparei que em certas posições de abertura da porta, faz com que dispare o fecho e por isso a porta bate e não engata no perno. Desmontei a forra e n vi nada de anormal na parte eléctrica mas algo está a passar corrente?! Até com a porta aberta o fecho acciona....
4º como metade dos plásticos já estavam a sair vou desmontar também o tablier e todo o interior e lavar. Depois volto a montar e mando para fazer detalhe interior pois quero lavar estofos e alcatifas...
Portanto malta, aguardo ajuda aos problemas que tenho e sugestões pra por o meu landinho direitinho. Um muito obrigado e abraços
1º-empenei a barra de direcção e o amortecedor que era da Armstrong, tenciono já que vou ter de o reparar, e pondero ter rodas mais largas e maiores, era meter barras reforçadas e amortecedor novo montado na barra da frente. Inicialmente ia optar por um amortecedor da biltein (90€), mas sugeriram me um amortecedor com mola da Terrafirma tf 835 do defender com respetivo kit de alteração e barras da Terrafirma tb.. N sei se não me parece o tf 835 um pouco exagerado mas por outro lado consigo o adquirir por 60€. Qual a vossa opinião? Aceito outras sugestões.
2º-a luz do teto não dava, resolvi desmontar até chegar ao botão da porta condutor que tinha o fio desligado, liguei e não dá na mesma.. O rádio tb n dá
3ºa porta condutor so a 20x fechava, hoje ao tentar afinar o perno do fecho reparei que em certas posições de abertura da porta, faz com que dispare o fecho e por isso a porta bate e não engata no perno. Desmontei a forra e n vi nada de anormal na parte eléctrica mas algo está a passar corrente?! Até com a porta aberta o fecho acciona....
4º como metade dos plásticos já estavam a sair vou desmontar também o tablier e todo o interior e lavar. Depois volto a montar e mando para fazer detalhe interior pois quero lavar estofos e alcatifas...
Portanto malta, aguardo ajuda aos problemas que tenho e sugestões pra por o meu landinho direitinho. Um muito obrigado e abraços
Última edição por Ninja em 06 nov 2020 21:55, editado 2 vezes no total.
- vascocostalopes
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Re: Projecto disco 200
Boas Ninja,
bem vindo ao forum!
Relativamente aos pontos que apresentas, segue a minha opinião:
1 - Um amortecedor de direção "com mola" vai-te "dar cabo" da caixa de direção em 3 tempos. Vai para o da Bilstein (se tivermos a falar do B6) que te dura a vida toda e aguenta muito...
2 - Radio, isqueiro e luzes interiores têm o mesmo fusivel. Começa por ai...
3 - Muda a fechadura. Deve estar bastante gasta, faz descer o piloto e aciona o fecho centralizado...
4 - Lava o tablier no sitio, com CIF creme (o original). O trabalho que o tens a tirar depois não ganhas nada em limpa-lo cá fora... Isso com jacto de agua não fica mais limpo do que com CIF creme...
Qualquer questão liga-me. Os contactos estão na minha assinatura.
bem vindo ao forum!
Relativamente aos pontos que apresentas, segue a minha opinião:
1 - Um amortecedor de direção "com mola" vai-te "dar cabo" da caixa de direção em 3 tempos. Vai para o da Bilstein (se tivermos a falar do B6) que te dura a vida toda e aguenta muito...
2 - Radio, isqueiro e luzes interiores têm o mesmo fusivel. Começa por ai...
3 - Muda a fechadura. Deve estar bastante gasta, faz descer o piloto e aciona o fecho centralizado...
4 - Lava o tablier no sitio, com CIF creme (o original). O trabalho que o tens a tirar depois não ganhas nada em limpa-lo cá fora... Isso com jacto de agua não fica mais limpo do que com CIF creme...
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VCL
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Re: Projecto disco 200
Obrigado Vasco Gonçalves pela resposta!
1-Relativamente ao amortecedor direcção já era o que eu pensava. Acho o amortecedor com mola exagerado até para o uso q vou dar ao jipe e portanto se tem mais contras do que prós vou optar pelo da biltstein, e sim refiro me ao b6. Mas e se for um Terrafirma sem mola visto q consigo por melhor preço!? Embora se justificar prefiro pagar mais e ter um melhor e duradouro claro
Bilstein 85€
Terrafirma c mola 60€
Terrafirma s mola 40€+-
2-Quanto às luzes e rádio, ok vou fazer isso!
3-os canhões foram trocados pois o jipe veio de uma penhora, o que acontece é que com a porta aberta se tocarmos na barra que funciona como mola, aquela barra in há zincada amarelo, se encostar a chapa ela acciona o fecho dai quando quero fechar a porta ela n fecha porque o trinco fica em posição de aberto... Amanha publico uma foto para que percebam a que me refiram pois aquela barra é que está a fazer contacto e n acho normal...
4- cif já é o que estou a usar pois já acompanho este forum a algum tempo como visitante e já aprendi isso! A ideia de desmontar era pra limpar sobretudo o que está por detrás, o restantes plásticos já tirei, a única coisa que não tem remédio eh o amarelado, de queimado... Mas ficou bem melhor! Já agora, a parte de trás apesar de até estar direita tem algumas partes que estão encenadas, a minha ideia era dar um pouco calor e levar o plástico ao sitio mas já percebi que não é plástico mas sim aquela espécie de madeira q parece papel, alguma sugestão?
Desde já um muito obrigado
Até breve
1-Relativamente ao amortecedor direcção já era o que eu pensava. Acho o amortecedor com mola exagerado até para o uso q vou dar ao jipe e portanto se tem mais contras do que prós vou optar pelo da biltstein, e sim refiro me ao b6. Mas e se for um Terrafirma sem mola visto q consigo por melhor preço!? Embora se justificar prefiro pagar mais e ter um melhor e duradouro claro
Bilstein 85€
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2-Quanto às luzes e rádio, ok vou fazer isso!
3-os canhões foram trocados pois o jipe veio de uma penhora, o que acontece é que com a porta aberta se tocarmos na barra que funciona como mola, aquela barra in há zincada amarelo, se encostar a chapa ela acciona o fecho dai quando quero fechar a porta ela n fecha porque o trinco fica em posição de aberto... Amanha publico uma foto para que percebam a que me refiram pois aquela barra é que está a fazer contacto e n acho normal...
4- cif já é o que estou a usar pois já acompanho este forum a algum tempo como visitante e já aprendi isso! A ideia de desmontar era pra limpar sobretudo o que está por detrás, o restantes plásticos já tirei, a única coisa que não tem remédio eh o amarelado, de queimado... Mas ficou bem melhor! Já agora, a parte de trás apesar de até estar direita tem algumas partes que estão encenadas, a minha ideia era dar um pouco calor e levar o plástico ao sitio mas já percebi que não é plástico mas sim aquela espécie de madeira q parece papel, alguma sugestão?
Desde já um muito obrigado
Até breve
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Re: Projecto disco 200
Boa sorte passei pelo mesmo força
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Re: Projecto disco 200
Bem, o emprego não permite muito tempo livre mas lá se vai fazendo alguma coisa.
Apliquei um produto para reverter o ferrugem, ao qual na segunda foto já se nota o efeito... próximo passo é vedar e pintar o fundo.
Enquanto o tal produto milagroso actuava virei me para o tablier.
Meti um daqueles veda portas no sitio onde pousa a moldura do quadrante para reduzir os barulhos
Uma parte do teto já lavada
Apliquei um produto para reverter o ferrugem, ao qual na segunda foto já se nota o efeito... próximo passo é vedar e pintar o fundo.
Enquanto o tal produto milagroso actuava virei me para o tablier.
Meti um daqueles veda portas no sitio onde pousa a moldura do quadrante para reduzir os barulhos
Uma parte do teto já lavada
- Naflopes
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Re: Projecto disco 200
Excelente trabalho e bem vindo
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Re: Projecto disco 200
Obrigado malta, aos poucos a coisa vai se conseguindo
Aproveitei mais uma folga e continuei com mãos a obra... Ao longo destes dias apercebi me através do buraco das lâmpadas do teto que o mesmo estava ressuado de humidade, olhando para as borrachas da grade de tejadilho não me pareciam mal mas também não queria estar a desmontar o forro do teto, então recorri a forma mais fácil, isolei o tejadilho e os apoios da grade e reforce com cola e veda preto
Não sei se eh ser trouxa ou se mais alguém já o fez mas aqui a tropa manda desenrrascar e foi mais numa forma de agora ver a diferença e perceber se por aí entra água...
O chão da mala concluído
Forro tejadilho, cave rodas lavado, irei com tempo lavar mais. O antes e o depois :
E é isto, aos poucos a coisa vai se compondo.
Entretanto continuarei na lavagem dos assentos e alcatifas e aproveitar que as forras estão fora pra levar a máquina só electricista visto que o problema do contacto continua... Ja percebi que tem a ver com o fecho central pois tirei o fusível e deixou de fazer o barulho, mas como a intenção passa por meter um fecho de comando irei optar por mandar fazer isso pois ouço falar de imobilizadores e não quero ficar mal...
Umas boas festas a a todas e abraços até breve
Aproveitei mais uma folga e continuei com mãos a obra... Ao longo destes dias apercebi me através do buraco das lâmpadas do teto que o mesmo estava ressuado de humidade, olhando para as borrachas da grade de tejadilho não me pareciam mal mas também não queria estar a desmontar o forro do teto, então recorri a forma mais fácil, isolei o tejadilho e os apoios da grade e reforce com cola e veda preto
Não sei se eh ser trouxa ou se mais alguém já o fez mas aqui a tropa manda desenrrascar e foi mais numa forma de agora ver a diferença e perceber se por aí entra água...
O chão da mala concluído
Forro tejadilho, cave rodas lavado, irei com tempo lavar mais. O antes e o depois :
E é isto, aos poucos a coisa vai se compondo.
Entretanto continuarei na lavagem dos assentos e alcatifas e aproveitar que as forras estão fora pra levar a máquina só electricista visto que o problema do contacto continua... Ja percebi que tem a ver com o fecho central pois tirei o fusível e deixou de fazer o barulho, mas como a intenção passa por meter um fecho de comando irei optar por mandar fazer isso pois ouço falar de imobilizadores e não quero ficar mal...
Umas boas festas a a todas e abraços até breve
- Ribas27
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Re: Projecto disco 200
Este projecto lembra-me o que fiz no "Verdinho" de cá de casa. Posso no entanto dizer que não fiquei com saudades de fazer novamente uma destas.
De qualquer forma, parabéns, pois está a ficar bem porreiro e estas máquinas merecem algum carinho!
De qualquer forma, parabéns, pois está a ficar bem porreiro e estas máquinas merecem algum carinho!
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Re: Projecto disco 200
Boa noite malta, por aqui as coisas continuam!
Alcatifa chão aspirada e "lavada"
Bancos lavados e montados,
Por curiosidade desmontei os painéis laterais pra ver o estado da coisa e encontrei a antena
A porta da mala, não fechava de maneira nenhuma. Umas voltas aqui ao caco e voilá, além de há fechar manualmente pelo interior, tb já funciona com fecho central. Como me faltava a vareta, usei um raio de motorizada pra fazer a ligação da pistola ao fecho. Agora já posso meter o módulo de fecho central!
Eacovas
É aos poucos vai ficando à maneira... Um abraço a todos e até pra semana?!
Alcatifa chão aspirada e "lavada"
Bancos lavados e montados,
Por curiosidade desmontei os painéis laterais pra ver o estado da coisa e encontrei a antena
A porta da mala, não fechava de maneira nenhuma. Umas voltas aqui ao caco e voilá, além de há fechar manualmente pelo interior, tb já funciona com fecho central. Como me faltava a vareta, usei um raio de motorizada pra fazer a ligação da pistola ao fecho. Agora já posso meter o módulo de fecho central!
Eacovas
É aos poucos vai ficando à maneira... Um abraço a todos e até pra semana?!
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Re: Projecto disco 200
Boas amigo,
Sempre que pretendemos meter as coisas em condições para além de trabalho, acabamos sempre por gastar bastante.
Em relação ao comentário vascocostalopes em relação ao ponto 1, amortecedor de direção com mola, eu não concordo.
O amortecer de direção com mola simplesmente serve para os momentos que é necessário grande esforço na direção por atrito à lama ou pedras, evita o esforço direto da bomba de direção ajudando a colocar as rodas a direito e assim sendo evita alguns danos. Em relação a condução normal da viatura em que grande parte das vezes o volante não vira mais que 1/2 volta, a força que mola do amortecedor exerce na direção é quase nula.
Julgo ter ajudado.
Abraço e boa Páscoa
Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Sempre que pretendemos meter as coisas em condições para além de trabalho, acabamos sempre por gastar bastante.
Em relação ao comentário vascocostalopes em relação ao ponto 1, amortecedor de direção com mola, eu não concordo.
O amortecer de direção com mola simplesmente serve para os momentos que é necessário grande esforço na direção por atrito à lama ou pedras, evita o esforço direto da bomba de direção ajudando a colocar as rodas a direito e assim sendo evita alguns danos. Em relação a condução normal da viatura em que grande parte das vezes o volante não vira mais que 1/2 volta, a força que mola do amortecedor exerce na direção é quase nula.
Julgo ter ajudado.
Abraço e boa Páscoa
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- caloiro TT
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Re: Projecto disco 200
Estive a ver agora o post e muitos parabéns está a levar caminho
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- iniciante TT
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Re: Projecto disco 200
Bem na verdade até ainda nao gastei muito, o aspeto dele é que o desvalorizava (muito serrim, forras desmontadas, todo sujo) porque analisando bem até não é dos que está em pior estadondo que vou vendo. O material estava todo aqui foi so montar e limpar tudo até ao osso, na verdade gosto mais de ter que fazer do que me possa lembrar do que gastei.ziex Escreveu:Boas amigo,
Sempre que pretendemos meter as coisas em condições para além de trabalho, acabamos sempre por gastar bastante.
Em relação ao comentário vascocostalopes em relação ao ponto 1, amortecedor de direção com mola, eu não concordo.
O amortecer de direção com mola simplesmente serve para os momentos que é necessário grande esforço na direção por atrito à lama ou pedras, evita o esforço direto da bomba de direção ajudando a colocar as rodas a direito e assim sendo evita alguns danos. Em relação a condução normal da viatura em que grande parte das vezes o volante não vira mais que 1/2 volta, a força que mola do amortecedor exerce na direção é quase nula.
Julgo ter ajudado.
Abraço e boa Páscoa
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O amortecedor e as barras fui eu mesmo que estraguei então ao meter optei pelo que se vê nas fotos, barras reforçadas terrafirma e amortecedor direcção bilstein. Tendo em conta opiniões e para o que pretendia achei que era o indicado...
Obrigado, lá está, com uns trocos, tempo e paciência vai se conseguindo...D-Mind Escreveu:Estive a ver agora o post e muitos parabéns está a levar caminho
Deixo aqui duas fotos do que andei a fazer esta semana, que por entre muitas coisas pintei o suporte da roda suplente e apliquei uma borracha para a roda não estar em contacto metal-metal e não ganhar ferrugem...
E dei uma lavagem ao motor e respetivo compartimento
Tive tempo também para experimentar virar as jantes ao contrário e até gostei, alguém me sabe dizer se levantar a suspensão e tiver as jantes de origem viradas ao contrario, com pneus medida de origem mas de monte, se rossa na chapa?
Outra duvida, se puderem esclarecer...serão 3 Pintar as caves de rodas com tinta de gravilha? Pintar o chassi com o quê? É possível fazer sem desmontar? (apesar que desmontar é que era, claro)
Obrigado pelas palavras, aos poucos ficará um jovem
Landabraços
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- iniciante TT
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Re: Projecto disco 200
Mais uns meses e deixo aqui mais uns mimos que dei ao landinho
Para-choques com base pra guincho
Pintei as caves de rodas, cubos, e os suportes das palas foram metalizados e lacados
Apliquei fecho central com comando, um voltímetro à bateria com entradas usb e sensor temperatura digital com avisador sonoro
Borrachas novas nas portas
Este é o aspeto dele agora
De seguida irei fazer lhe a revisão geral e depois pensarei na suspensão.. Umas escadas e uns rock sliders .ate breve landmaniacos abraços
Para-choques com base pra guincho
Pintei as caves de rodas, cubos, e os suportes das palas foram metalizados e lacados
Apliquei fecho central com comando, um voltímetro à bateria com entradas usb e sensor temperatura digital com avisador sonoro
Borrachas novas nas portas
Este é o aspeto dele agora
De seguida irei fazer lhe a revisão geral e depois pensarei na suspensão.. Umas escadas e uns rock sliders .ate breve landmaniacos abraços
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- iniciante TT
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Re: Projecto/restauro disco 200
Boas malta, tendo iniciado a revisão geral ao disco, deparei me com algumas "surpresas", resultado de falta de cuidados nas manutenções anteriores.
Retirar o filtro de óleo foi só a primeira parte do filme. Estava bastante preso. Parti uma chave das convencionais para filtros de óleo, experimentei com outra espécie de "aranha", o filtro amassava. Chave de fenda a vazar o filtro também foi impossível. A solução passou por retirar parte da chapa exterior do filtro e com uma talhadeira e martelo ir dando umas pauladas na chapa que fixa na rosca do filtro. Aparte que em nada o filtro é semelhante ao de origem.
O óleo do motor parecia pasta. Levou Titan 15w40 da Fuchs.
Depois veio a limpeza do sedimentador combustível , além da porcaria que lá tinha, ainda havia um pequeno furo no fundo que estava tapado pelos resíduos sólidos.
Acabei também por meter um sedimentador novo da Delphi.
Quando purgava o ar do circuito combustível partiu se o parafuso/banjo.
O landinho está parado acerca de 4 meses, após ter deixado de andar por não engrenar as velocidades. Desmontei bombas embraiagem, revisionei as mesmas verifiquei o garfo e estava bom. Voltei a montar as bombas e sangrar o circuito e nada. Mas após isso a fuga de óleo ja era notável na bomba principal junto ao pedal. Levou novo da AP.
Voltar a repetir o processo de montagem e voilá. Já andou.
Entretanto continuarei a mimar este menino
Um até breve,
Abraços landmaniacos
Levou este material e agora sim esta pronto a rolar
Retirar o filtro de óleo foi só a primeira parte do filme. Estava bastante preso. Parti uma chave das convencionais para filtros de óleo, experimentei com outra espécie de "aranha", o filtro amassava. Chave de fenda a vazar o filtro também foi impossível. A solução passou por retirar parte da chapa exterior do filtro e com uma talhadeira e martelo ir dando umas pauladas na chapa que fixa na rosca do filtro. Aparte que em nada o filtro é semelhante ao de origem.
O óleo do motor parecia pasta. Levou Titan 15w40 da Fuchs.
Depois veio a limpeza do sedimentador combustível , além da porcaria que lá tinha, ainda havia um pequeno furo no fundo que estava tapado pelos resíduos sólidos.
Acabei também por meter um sedimentador novo da Delphi.
Quando purgava o ar do circuito combustível partiu se o parafuso/banjo.
O landinho está parado acerca de 4 meses, após ter deixado de andar por não engrenar as velocidades. Desmontei bombas embraiagem, revisionei as mesmas verifiquei o garfo e estava bom. Voltei a montar as bombas e sangrar o circuito e nada. Mas após isso a fuga de óleo ja era notável na bomba principal junto ao pedal. Levou novo da AP.
Voltar a repetir o processo de montagem e voilá. Já andou.
Entretanto continuarei a mimar este menino
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Abraços landmaniacos
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- pelicano
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Re: Projecto/restauro disco 200
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Re: Projecto/restauro disco 200
top ! Que sorte que o discovery teve em encontar um dono que o vai fazer voltar a sentir se jovem e forte! eheh Boa continuação!!