Os rolos da IPO dão cabo da caixa?
- Ricardo Sousa
- júnior TT
- Registado: 12 jun 2006 15:14
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Os rolos da IPO dão cabo da caixa?
Já ouvi por mais que uma vez que os rolos da IPO são terriveis para a caixa dos 4x4 .
Verdade ou mentira?
Um abraço
Verdade ou mentira?
Um abraço
- Artur Pinto
- pleno TT
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
Viva,
Essa é realmente uma situação que todos "nós" possuidores de veículos com tracção permanente às 4 rodas devemos ter em conta quando vamos à inspecção, e o meu já vai para o mês que vem...
Deve-se exigir a utilização de rolos loucos, caso os técnicos dos centros não o façam, caso contrário corremos o risco de danificar a transmissão do bicho aquando o teste de travagem.
Infelizmente nem todos os centros têm técnicos capazes de perceber se o veículo tem ou não tracção permanente, e em caso de duvida são orgulhosos para questionar o proprietário..
Desta forma, o meu conselho é q sigam atentamente a inspecção dos vossos Land´s....
Abraço
Essa é realmente uma situação que todos "nós" possuidores de veículos com tracção permanente às 4 rodas devemos ter em conta quando vamos à inspecção, e o meu já vai para o mês que vem...

Abraço
- 1183
- pleno TT
- Registado: 04 set 2005 20:08
- Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero) - Sócio LCP: 1183
-
- júnior TT
- Registado: 20 jul 2007 04:00
- Land Rover: Discovery 300TDI 1994
- Sócio LCP: 0
Caro amigo Ricardo
Também fiquei surpreendido quando há cerca de dois meses levei o meu Disco á inspecção e logo na entrada, no teste dos travões, lhe colocaram por debaixo da roda da fte dta um tabuleiro com roletes para que esta rodasse livremente, voltando a proceder da mesma forma para as rodas trazeiras.
Mais tarde perguntei ao meu mecânico se isso era normal para os Lands, pois antes tive um Japa e nunca tinham feito isso, e confirmou-me exactamente o que já aqui foi dito.
É um procedimento para evitar stress nas transmissões e caixas e deve ser usado especialmente nos Freelanders pois estes tem um sistema de transmissão que parte se não se usarem os tais roletes loucos que libertam e ou aliviam o esforço feito pelos rolos dos frenómetros.
Quem tiver Freelanders que tenha cuidado nas inspecções para não vir a pé para casa.
Um grande abraço
Bento
Também fiquei surpreendido quando há cerca de dois meses levei o meu Disco á inspecção e logo na entrada, no teste dos travões, lhe colocaram por debaixo da roda da fte dta um tabuleiro com roletes para que esta rodasse livremente, voltando a proceder da mesma forma para as rodas trazeiras.
Mais tarde perguntei ao meu mecânico se isso era normal para os Lands, pois antes tive um Japa e nunca tinham feito isso, e confirmou-me exactamente o que já aqui foi dito.
É um procedimento para evitar stress nas transmissões e caixas e deve ser usado especialmente nos Freelanders pois estes tem um sistema de transmissão que parte se não se usarem os tais roletes loucos que libertam e ou aliviam o esforço feito pelos rolos dos frenómetros.
Quem tiver Freelanders que tenha cuidado nas inspecções para não vir a pé para casa.
Um grande abraço
Bento
- josse4x4
- júnior TT
- Registado: 03 ago 2005 13:31
- Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw - RTI: 0
A pergunta q foi feita
Se for para um LAND ROVER é assim ..
Os rolos do IPO são terriveis para a caixa dos LAND ROVER´s???
se for esta a pergunta tem 2 respostas.
Se tiveres um FRe. ou Serie é bastante mau mesmo mau.
se for um Disco ou RR,DEf n tem problema nenhum (quem diz q sim provem o contrario) pois o sistemas é diferente .
é para quem n tem LAND ROVER mas sim um 4x4 qualquer???Já ouvi por mais que uma vez que os rolos da IPO são terriveis para a caixa dos 4x4 .
Se for para um LAND ROVER é assim ..
Os rolos do IPO são terriveis para a caixa dos LAND ROVER´s???
se for esta a pergunta tem 2 respostas.
Se tiveres um FRe. ou Serie é bastante mau mesmo mau.
se for um Disco ou RR,DEf n tem problema nenhum (quem diz q sim provem o contrario) pois o sistemas é diferente .
-
- júnior TT
- Registado: 14 mai 2006 21:28
- Contacto:
- faria
- pleno TT
- Registado: 03 ago 2005 13:34
- Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95 - RTI: 0
Boas, josse, pewrmite-me discordar de ti...
O Range Rover tb não pode ir aos rolos, devidso ao bloqueio automatico do diferencial central, tal como o FreeLander. por isso é necessário que ponham o "rolo livre" numa das rodas do eixo que está fora dos rolos...
Nos Discos, não´há problema, desde que não se bloqueie o diferencial central
O Range Rover tb não pode ir aos rolos, devidso ao bloqueio automatico do diferencial central, tal como o FreeLander. por isso é necessário que ponham o "rolo livre" numa das rodas do eixo que está fora dos rolos...
Nos Discos, não´há problema, desde que não se bloqueie o diferencial central
_______
AbRRaço
AbRRaço
-
- júnior TT
- Registado: 25 jun 2007 12:07
- Land Rover: .
DEFENDER 110 Td5 '04
SERIES III 88 Diesel '73 - Sócio LCP: 109
- faria
- pleno TT
- Registado: 03 ago 2005 13:34
- Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95 - RTI: 0
- tomcat
- master TT
- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
- Contacto:
Olá!!
Penso que este tópico devia ficar na posição dos "inamoviveis"!!!
Para que futuros propietários tivessem conhecimento deste procedimento, para evitar partir!!
Já agora, se partisse na IPO, de quem era a responsabilidade?
Penso que este tópico devia ficar na posição dos "inamoviveis"!!!
Para que futuros propietários tivessem conhecimento deste procedimento, para evitar partir!!
Já agora, se partisse na IPO, de quem era a responsabilidade?
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
-
- júnior TT
- Registado: 28 jun 2007 18:00
- Land Rover: Range Rover-91
- Sócio LCP: 1942
Exactamente... os testes dos integrais são feitos fora do pavilhão(estrada).1183 Escreveu:Eu aconselho a pedir para utilizar o frenómetro, é um teste de estrada que mede a desaceleração ao travar, é colocado o aparelho no chão da viatura e regista eventuais desiquilibrios, nada como prevenir. Isso de rolos loucos, desconheço....
Os técnicos das IPOs sabem isso(devem saber) mas se virem que estão a colocar a viatura nos rolos chamem a atenção do técnico.
Tenho dois RRs que adoro mas quero + RRs.
www.pufflandia.com
luigi.senutna@hotmail.com
Vou até ao fim do mundo e volto com eles.
sócio 1942
www.pufflandia.com
luigi.senutna@hotmail.com
Vou até ao fim do mundo e volto com eles.
sócio 1942
- Ricardo Sousa
- júnior TT
- Registado: 12 jun 2006 15:14
- terracotta
- maníaco TT
- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- Contacto:
-
- iniciante TT
- Registado: 24 jul 2007 20:32
boas,
espero que não levem a mal por escrever qualquer coisa sobre este assunto
tenho um subaru impreza e quando fui à ipo eles só tinham um "par" de rolos e eu coloquei essa pergunta.
ao fazer o teste ao eixo da frente ou ao de trás, eles fazem o teste a uma roda de cada vez, enquanto uma anda para a frente para fazer o teste a outra está "solta" e roda para trás... não sei se me consegui explicar e também não sei se este método pode ser alicado a todos os 4WD.
espero que não levem a mal por escrever qualquer coisa sobre este assunto

tenho um subaru impreza e quando fui à ipo eles só tinham um "par" de rolos e eu coloquei essa pergunta.
ao fazer o teste ao eixo da frente ou ao de trás, eles fazem o teste a uma roda de cada vez, enquanto uma anda para a frente para fazer o teste a outra está "solta" e roda para trás... não sei se me consegui explicar e também não sei se este método pode ser alicado a todos os 4WD.
- rangerover
- júnior TT
- Registado: 17 ago 2005 12:26
bons dias quando levo os meus land´s ao ipo, o inspector pergunta sempre se o LAND ROVER é de tracção permanente as 4 rodas, sempre que tem duvidas e acho que devia ser politica da parte dos centros de inspecção terem esse cuidado
uma recomendação : sempre que o inspector mande avançar para os rolos, informem o respectivo inspector que se trata de um veiculo tt com tracção permanente para evitar prob.

uma recomendação : sempre que o inspector mande avançar para os rolos, informem o respectivo inspector que se trata de um veiculo tt com tracção permanente para evitar prob.

range rover b8 1985 / range rover vm 1991 / range rover 1991 / serie II A militar
sócio nº1028
- MGomes
- júnior TT
- Registado: 13 dez 2006 12:20
- Land Rover: em stand by por agora ...
- Sócio LCP: 1690
O meu Range foi à inspecção na semana passada, e lá fizeram exactamente esse procedimento.Benjamim Nunes Bento Escreveu: ... há cerca de dois meses levei o meu Disco á inspecção e logo na entrada, no teste dos travões, lhe colocaram por debaixo da roda da fte dta um tabuleiro com roletes para que esta rodasse livremente, voltando a proceder da mesma forma para as rodas trazeiras.
Eu já ia para lá de "sobre-aviso", mas quando os vi a pôr aquele tabuleiro com os roletes, fiquei mais descançado

- superjet
- iniciante TT
- Registado: 23 abr 2007 20:54
- Land Rover: Range Rover Classic 1994
- Sócio LCP: 495
- Contacto:
- monteiro
- júnior TT
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Contacto:
Questionei o IPO onde fiz a última inspecção sobre essa questão e eles responderam:
"informa-se que o centro de inspecções da empresa XXXXX encontra-se equipado com um sistema de teste a veículos 4WD permanentes, e que se encontra incorporado na Linha de Inspecção de veículos Ligeiros EUROSYSTEM da marca MAHA que o centro utiliza, este equipamento de testes tornou obsoleto a utilização dos chamados "rolos loucos" (equipamento que também dispomos) e é utilizado nas linhas dos centros de inspecçao que não estejam equipadas com os frenómetros específicos para véiculos 4WD ."
Tenho muitas dúvidas quanto à eficácia deste sistema, pois nas duas inspecções que fiz, fez acender luzes no tablier.
"informa-se que o centro de inspecções da empresa XXXXX encontra-se equipado com um sistema de teste a veículos 4WD permanentes, e que se encontra incorporado na Linha de Inspecção de veículos Ligeiros EUROSYSTEM da marca MAHA que o centro utiliza, este equipamento de testes tornou obsoleto a utilização dos chamados "rolos loucos" (equipamento que também dispomos) e é utilizado nas linhas dos centros de inspecçao que não estejam equipadas com os frenómetros específicos para véiculos 4WD ."
Tenho muitas dúvidas quanto à eficácia deste sistema, pois nas duas inspecções que fiz, fez acender luzes no tablier.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- fry
- pleno TT
- Registado: 25 fev 2007 21:08
A minha mimosa P38 não foi a rolo nenhum, o inspector colocou uma caixa dentro do carro e foi dar uma volta ao edificio, fazendo umas travagens

DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----