Ajuda sobre o ano de nascimento

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers
Paulo
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 05 ago 2005 11:08
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Ajuda sobre o ano de nascimento

Mensagem por Paulo »

Boas,
Gostaria de saber qual o ano deste veiculo e algumas referências dele, pois encontrei-o numa garagem ao abandono e gostaria de o reconstruir. :god: E também gostaria se á alguma hipotese de recuperação?
Como poderei enviar fotos e para onde?

Muitto obrigado
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Pode-se colocar fotografias nas mensagens. Existe em baixo uma opção de "browse" para selecionar a imagem no disco do PC e seguidamente escolhe-se "host it!".

Para saber o ano real de nascimento, só com o nº de chassis, dado que a matrícula apenas dá o ano em que foi matriculado em Portugal.
LRSerieIIA
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 30 set 2005 11:25

Mensagem por LRSerieIIA »

"encontrei-o numa garagem ao abandono" ei q sorte nem sabes o quanto ja desejei isso encontrar um serie abandonado a espera q lhe dem vida nova, se nao é indescrição pagaste alguma coisa por ele.

Para saber o ano de fabrico como ja foi dito so pelo nº de chassi e tb do motor mas o motor pode ja nao ser o original, aconcelho este site pra ver o nº de ano de fabrico http://www.fourfold.org/LR_FAQ/FAQ.2.main.html

mas deve existir mais é so uma questao de procurar

posta la as fotos pra gente ver esse achado, e tentar ajudar a identificar,

Dependendo do modelo o nº do chassi esta gravado em placas e no chassi na longarina direita e nessa longarina no lado direito.
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

A localização do número de chassis pode ser vista aqui:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2005/ ... is-em.html
balta
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 ago 2005 08:09
Land Rover: Serie III 88
Sócio LCP: 151

Mensagem por balta »

Na inspecção, foi me dito que o nº no chassi só passou ser obrigatório no Serie III, a partir de 1981, não existindo nos modelos fabricados anteriormente... Não sei se é verdade ou não, mas que o meu tem, lá isso tem :cool:
Paulo Baltazar
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Quem disse isso na inspecção não deve saber do que está a falar :lol:

Quando levei o meu, que é anterior, fizeram questão de ver o número e todos os LR que conheço têm lá a gravação, mesmo com datas de fabrico muito anteriores a 1981.

Mesmo nos manuais ou nos livros da Haynes referentes a modelos anteriores vem lá a indicação do local da gravação, portanto o dito inspector deve vir de outro mundo.
Paulo
iniciante TT
iniciante TT

envio da foto

Mensagem por Paulo »

Aqui vai a foto espero que seja esclarecedora
Imagem
Muitto obrigado :driving:
Última edição por Paulo em 10 nov 2005 12:59, editado 1 vez no total.
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Ainda não foi desta...
balta
pleno TT
pleno TT

Mensagem por balta »

A grelha da frente é diferente do meu, ou seja, acho que é igual às do Serie IIA, embora a extremidade do capô seja igual ao meu, ou seja, de um Serie III (normalmente a terminação da chapa do Serie IIA é a direito e não revirada para o interior)

Seria bom ter mais algumas fotos (exterior e interior) para melhor compreensão ;)

Mas julgo que haverá alguém neste forum que poderá desvendar este “mistério” melhor que eu.
Paulo Baltazar
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Realmente parece um S2A em versão tropical, mas só com mais algumas fotos é que se podem tirar conclusões, até porque pode estar incompleto ou com o chassis corroido e é impossível saber qual o motor e em que estado está.

Também convém dar uma vista de olhos nos documentos e ver o que lá vem e se os números batem todos certos.
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

Pelo que se pode ver é um SIIA dos últimos, ou seja, já com os farois "tipo" SIII, mas com a grelha metálica. Deverá ser de 68/69.

A julgar pelo logo na grelha frontal, deverá ser um Santana (Espanhol) ou um União (Angolano). Pelo tecto tropical vou para a última.

Mas o melhor é que se trata de uma SW (Station Wagon), de 5 portas e 9 lugares, rarissimas em Portugal.

Confirma bem a documentação, pois esse modelo merece bem o restauro, mas tem que estar tudo impecável em termos de papelada.

Boa Sorte!

Rui
Saudações LR,
Rui Marinho
balta
pleno TT
pleno TT

Mensagem por balta »

Eu não dissie que haveria "alguém" no forum, que poderia desvendar este mistério ;) :D :rofl:
Paulo Baltazar
LRSerieIIA
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 30 set 2005 11:25

Mensagem por LRSerieIIA »

Pela foto acho q nao da pra concluir se é um serie IIA dos ultimos 69/70 ou um serie III. quanto ao capo nos series IIA ja podiam vir estes era extra e no caso de ser uma SW (Station Wagon) ja era de serie, ha quem fale ai na greha mas eu pela foto nao consigo ver, mas é muito simples se for de plastico é um serie III, mas onde se consegue ver bem qual é o medelo é pelo tablier tira uma foto a isso, q agente ca esta pra ajudar.

Mas como ja foi dito o melhor de tudo é ser uma SW (Station Wagon) verifica se no livrete tem os julgo 7 lugares.
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

O tipo de grelha ainda é típico dos S2, dado que nos S3 eram em plástico e mais "espessos" do que os metálicos, ficando com um aspecto diferente nas fotos.

Pessoalmente, presumo que seja um Santana dado que o tecto tropical era muito habitual em Espanha e o modelo de dobradiças das portas também era muito utilizado por estes modelos. Se bem me lembro, os modelos feitos em África tinham o sistema de refrigeração do motor diferente, mas isso só vendo o que está debaixo do capot.

Curiosamente, houve grelhas metálicas ainda a ser utilizados nos equivalentes dos Série 3 feitos em Espanha, mas era um opcional "de luxo".
Paulo
iniciante TT
iniciante TT

Mais algumas fotos

Mensagem por Paulo »

Imagem;
Imagem;
Imagem;
Imagem;

Mais uma vez Muitto Obrigado pela ajuda :cool:
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Apesar do estado do interior, pelos restos do painel, parece realmente um S2A, mas o ideal era mesmo o número de chassis.

Olhando para o motor, neste angulo,não consigo ver traços de uma modificação para climas tropicais.
Paulo
iniciante TT
iniciante TT

mais algumas fotos do motor

Mensagem por Paulo »

Estas sao as restantes fotos do motor, espero que sejm esclarecedoras, se nao o forem digam que eu tiro mais

Imagem

Imagem
mbm
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 20:07
Land Rover: S2a 1969
Disco 200Tdi 1992
Sócio LCP: 46

Mensagem por mbm »

IMHO:

1. É inequivocamente um 2A, provávelmente de posterior a Set de 69 (farois nos gl) pelo dínamo, regulador de voltagem, falange de escape, radiador, volante, grelha, tablier, limpa-para-brisas.

2. As dobradiças das portas invalidam a hipótese Santana (deveriam ser em chapa "chata"), se assim fosse o tecto tropical deveria ter a porta traseira "rasa", ou seja sem ter o topo em arco a terminar na parte superior do tejadilho.
Também nesta altura não tenho conhecimento de serem importados para Portugal.

3. O "deluxe bonnet"também não era vulgar entre nós, nem nos "União"; aqui, com a devida vénia ao Illmo. Sr. Presidente voto na Station Wagon importada, provávelmente via "província ultramarina" que não Moçambique.

É mesmo de procurar o número no chassis em cia do brinco de mola da frente direito.

CpTTos

mbm
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Tenho fotos de Santanas exactamente com essas dobradiças, portanto o comentário de tal não ser possível não faz sentido.

Fotos de Santanas com estas dobradiças encontram-se, por exemplo, no livro "LAND ROVER 50 of the best 4X4".
mbm
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 20:07
Land Rover: S2a 1969
Disco 200Tdi 1992
Sócio LCP: 46

Mensagem por mbm »

nmcabecadas Escreveu:Tenho fotos de Santanas exactamente com essas dobradiças, portanto o comentário de tal não ser possível não faz sentido.

Fotos de Santanas com estas dobradiças encontram-se, por exemplo, no livro "LAND ROVER 50 of the best 4X4".
Tentei que o meu raciocínio tivesse uma sequência lógica, pelo que me desculpo pelo insucesso: tenha em atenção que a primeira coisa que faço é estabelecer que o veículo é posteriora 69. Embora a foto seja pouco esclarecedora , e além do mais, o volante não me parece ser de Santana, mas como por formação e feitio procuro não fazer afirmações que não possa sustentar, não o referi.

Por acaso só conheço Santanas ao vivo, e desconheço a obra que refere, mas talvez possa confirmar o ano desse, ou indique a matrícula se visível que lá iremos.

Mas como disse é só a minha humilde opinião, outras haverá até mais conhecedoras, fundamentadas, congruentes e igualmente respeitáveis.

mbm