Comentários ao Passeio de S. Martinho 2005

Discussão sobre os passeios oficiais do Clube
Responder
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Comentários ao Passeio de S. Martinho 2005

Mensagem por ruimarinho »

Como é hábito há já alguns anos, o LandMania Clube de Portugal levou a cabo o seu Passeio de S. Martinho no passado dia 12 de Novembro.

Desta vez, por recomendação de um associado da zona, de seu nome António Matos, a quem o LCP deixa um agradecimento público pelo apoio prestado, o evento teve lugar em S. Martinho de Anta, localidade do conselho de Sabrosa, distrito de Vila Real, onde as festas dedicadas ao santo que dá nome à vila são muito apreciadas.

Assim sendo, e contando com o apoio incondicional da Junta de Freguesia e Comissão de Festas de S. Martinho de Anta e da Câmara Municipal de Sabrosa, o passeio do LCP foi integrado no programa das festas, como uma das atracções principais.

Mas vamos ao passeio em si. Pelas 9h00, no Largo da Feira de S. Martinho de Anta, começam a estacionar os primeiros LAND ROVER que iriam participar no evento. Pelas 9h15 começou-se a perceber que algo estava errado pois, embora o evento fosse limitado aos 30 LAND ROVER inscritos, estavam já estacionados mais que isso. Como era possível ?

Depressa se chegou à conclusão que o sistema de inscrições automáticas através do site do LCP havia falhado, indicando aos participantes que a respectiva ficha havia sido enviada com sucesso, o que não estava a acontecer. Pelas 9h30 estavam na praça 44 LAND ROVER, a que se juntavam os dois 110 dos Bombeiros de Sabrosa e Provesende.

O percurso, embora simples, tinha alguns “pontos quentes” que iriam causar alguns atrasos. Para além disso, as refeições estavam planeadas para cerca de 70 pessoas e estavam presentes mais de 100.

Para complicar ainda mais as coisas, S. Pedro, que costuma dar sempre uma ajuda com as condições meteorológicas nos nossos passeios parecia não estar pelos ajustes, pois a chuva caía de forma copiosa.

Tínhamos um problema em mãos. O que fazer ? A participação de todos tinha que ser assegurada.

Pouco passava das 9h30 quando a chuva parou para não mais voltar, e os participantes se começaram a acercar ao pequeno almoço, preparado pela Comissão de Festas de S. Martinho de Anta. Se o acordo com S. Pedro e a chuva parecia estar no bom caminho, o problema das refeições estava resolvido por uma questão que nunca deveríamos ter subestimado. O saber receber das gentes Durienses. Havia ali comida para nós e para mais outros tantos, desde castanhas assadas a presunto e bola de carne, regadas com o vinho moscatel local que, mesmo aquela hora da manhã, sabia muito (mas mesmo muito) bem. A coisa começava-se a compor.

Pelas 10h00 a caravana partia para os trilhos típicos do Alto Douro vinhateiro. A chuva que havia caído tinha tornado os caminhos mais escorregadios e, talvez por isso, mais interessantes, tornando os pontos quentes criados em pontos de divertimento garantido.

Foi assim que, pelas 11h30 se faz a primeira neutralização, na belíssima aldeia histórica de Provesende, onde a Junta de Freguesia local, cuja disponibilidade o clube agradece publicamente, nos tinha preparado mais umas castanhas assadas e uma bola de carne, devidamente regadas com vinho Moscatel, vinho de mesa do Douro e Vinho Tratado (nome que se dá nesta zona ao que vulgarmente chamamos Vinho do Porto). Numa padaria ao lado, o padeiro fazia pão. O cheiro ao mesmo enchia o local onde nos encontrávamos com um odor delicioso. Escusado será dizer que a padaria encheu com os muitos LandManiacos que, num piscar de olhos, esgotaram o stock de pão da aldeia. Numa terra onde abundam casas brasonadas e os solares, alguns infelizmente em adiantado estado de ruína, fomos recebidos como só as gentes do Douro sabem fazer. Havemos, com certeza, de voltar a Provesende para uma merecida e demorada visita.

Com mais esta trialeira gastronómica cumprida, a caravana voltou a fazer-se aos trilhos, agora mais acidentados, da zona já mais próxima do Rio Douro onde, nesta altura do ano, as vinha classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, pontuam a paisagem, já de si grandiosa, de belíssimos tons de vermelho e ocre.

Tal como previsto, a caravana apresentava já um atraso considerável em relação aos horários previstos, mas ninguém parecia estar preocupado com isso, pois fome era coisa que ninguém tinha na caravana, tal era o tratamento até à altura. Nos pontos quentes a organização, com o apoio dos incansáveis bombeiros, lá ia guinchando quem precisava.

Assim, passava já das 15h00 quando se deu inicio ao almoço. E aqui nos estava reservado mais um prato leve e apropriado para dietas. Tripas! E se tinha sido preparada para cerca de 70, chegou e sobrou para mais de 100. Indescritível!

Foi pois como muito atraso que a caravana partiu para a segunda parte do percurso, numa belíssima pista natural, que oferece uns obstáculos muito interessantes para os nossos LAND ROVER. Infelizmente o tempo é imparável, e a noite chegou ainda com muitos dos participantes dentro da pista, o que obrigou a organização a interromper a mesma por razões de segurança, pois havia o risco sério de danificar os LAND ROVER por falta de visibilidade.

Dirigimo-nos assim, novamente, para S. Martinho de Anta, onde a Comissão de Festas nos havia preparado um caldo verde para “aquecer os pés”. E que caldo verde nos esperava. Mais bola de carne, presunto, chouriço assado, sardinhas assadas, rissóis, bolinhos de bacalhau, vinho tratado e moscatel, sumos, pão-de-ló e, claro está, o caldo verde. Mais uma vez as quantidades eram incríveis e agora mais devido a algumas desistências que já haviam ocorrido. Nunca vão saber o que perderam. A isto tudo juntou-se a sobremesa oficial do LandMania, o já também tradicional, e delicioso, Salame de Chocolate da Fátima Rebelo.

Se pensávamos que já estava tudo acabado, enganamo-nos redondamente. Havia mais uma surpresa reservada. Os nossos anfitriões tinham preparado um magnifico espectáculo de fogo de artificio para se despedirem de nós. Fantástico.

A Câmara Municipal de Sabrosa e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Anta gostariam de ver o Passeio de S. Martinho do LCP de 2006 novamente nas suas terras. A ver pela forma como fomos tratados em 2005, não restam dúvidas que voltaremos!

Aos nossos anfitriões ficam aqui novamente os votos de agradecimento e um…

Até sempre!
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
beto90td5
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 2
Registado: 14 nov 2005 10:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

S. Martinho 2005

Mensagem por beto90td5 »

Olá a todos.

Depois da missiva do nosso Presidente, que mais posso eu dizer além de dar os parabéns a todos os que de alguma forma ajudaram a levar a bom termo mais este evento do Landmania.

Realmente assim vale a pena. Fomos muito, mas mesmo muito, bem recebidos.

Realmente a unica coisa que não ajudou foi o tempo, que por estar encoberto não nos permitiu usufruir das belíssimas paisagens da região.

Outra característica verdadeiramente marcante dos eventos do Landmania é o ambiente e o espirito entre os participantes.

Um grande abraço e já estamos à espera do próximo.

Susana e Alberto Guimarães
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Ora cá vai a lista dos 46 LR presentes, pelo nome do condutor :

Alberto Guimarães
Alexandre Fonseca
Alvaro Moreira
Alvaro Silva
António Cardoso
António Matos
António Santos
Artur João Silva
B. V. Provesende
B. V. Sabrosa
Bruno Silva
Carlos
Carlos Alberto Silva Sousa
Carlos Queija
Catarina Ascenção
Elisio Silva
Ernesto Rebelo
Fernando Borges
Fernando Mateus
Jorge Coutinho
José Luis Afonso
K Esteves
Leonel Sousa
Luis Gomes
Luis Salabert
Marco Nunes
Mário Abrunhosa
Mário Barbosa
Martinho Renato
Nelson Hilário
Patricia Silva
Paulo Sampaio
Pedro Gil
Pedro Maia
Pedro Miguel Rodrigues
Pedro Mourão
Pedro Vinhas
Ricardo Antunes
Rogério Coelho
Rui Fonseca
Rui Fonseca II
Rui Marinho
Rui Mendes
Teófilo Fialho
Tiago Vale
Vitor Mesquita

;)
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Quem tiver fotos, pf faça-me chegar as que achar melhores para se fazer a reportagem para a Land Portugal.

Obrigado JLA pelas que me enviaste.

Obrigado,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

E aqui ficam mais uns comentários publicados no GD para registo.

*************************************************************


--------------------------------------------------------------------------------
De: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com [mailto:landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com] Em nome de RAC
Enviada: segunda-feira, 14 de Novembro de 2005 12:48
Para: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com
Assunto: [LandMania] Landmania, só pode...


Viver o dia de São Martinho em São Martinho.
Alternar trialadas palatais com percursos TT ora exigentes ora deslumbrantes.
Rever amigos e fazer outros.
Saber que o presidente da Câmara de Sabrosa não se deixou instrumentalizar pela coisa.
Foi isto que recebi em troca do dinheiro que paguei pelo pequeno almoço...
LandMania, só pode...

O que correu mal:
A padaria em Provesende devia ter aquele pão com chouriço divinal para vender.
Uma senhora, com a indiferença dos que não entendem das necessidades citadinas, declarou que o teria se lho tivessem encomendado.
Como é que lho havia de encomendar, senhora do céu, se eu nem sabia que existisse tal terra! E se soubesse, uma pessoa vai lá imaginar que fazem ali obra tão asseada? É preciso ver que já estava cheio do pequeno almoço número um quando aterrei ao lado desta padaria. Aquilo ainda deve ser melhor do que me soube.

Agradecimentos:
A quem me puxou misericordiosamente daquela barracada inicial.
A quem me sussurrou que bebesse do castanho. E as minhas desculpas por não lhe ter chegado a dizer que os outros dois eram igualmente muito bons...
À organização. Resolveram problemas difíceis sem perderem o sorriso. Escolha feliz do percurso. Muitíssimo bem.
Mais uma vez, LandMania! Só pode...
Rogério

--------------------------------------------------------------------------------
De: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com [mailto:landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com] Em nome de Jose Luis Afonso
Enviada: segunda-feira, 14 de Novembro de 2005 13:22
Para: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com
Assunto: RE: [LandMania] Landmania, só pode...

Não esquecer também que o S. Pedro, mais uma vez demonstrou ser um perfeito Landmaníaco.... chegámos a S. Martinho de Anta com chuva, o briefing inicial foi feito sob chuva.... primeiras notas.... e a chuva terminou....quase sol - tímido, quiçá, mas sol - durante todo o dia.... regresso, com chuva....
que mais haverá a dizer? Apenas que o S. Martinho e o S. Pedro concordaram em nos proporcionar um belíssimo dia....

E o Rogério não ficou para o final da festa.... qual caldo verde.... este
apenas foi acessório ou secundário - se é que podemos chamar de secundário a uma panela de caldo verde que faria inveja ao caldeirão de poção mágica do Panoramix. E as sardinhas - sim, sardinhas do "Rio Douro"; e as chouriças, farinheiras e morcelas na brasa, e as pataniscas, e o presunto e o chouriço do homem do talho (leia-se, oferta do homem do talho), e o salame da Fátima.... e o fogo de artifício.... quem não ficou não acredita, mas está devidamente documentado em filme e fotografia, elementos probatórios que não poderão ser anulados por um qualquer Tribunal da Relação....

Como diria o outro... só visto!

Um abraço,
José Luís AFONSO

--------------------------------------------------------------------------------
De: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com [mailto:landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com] Em nome de José Marinho
Enviada: segunda-feira, 14 de Novembro de 2005 16:33
Para: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com
Assunto: Re: [LandMania] Landmania, só pode...

"Foi isto que recebi em troca do dinheiro que paguei pelo pequeno almoço...
LandMania, só pode..."
Sublinho esTTa frase :-)))))))))))))
_________________
Zé Free MaRRinho

--------------------------------------------------------------------------------
De: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com [mailto:landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com] Em nome de RAC
Enviada: segunda-feira, 14 de Novembro de 2005 16:42
Para: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com
Assunto: Re: [LandMania] Landmania, só pode...

Pois claro. Só o pequeno almoço ( o primeiro ) valia bem o dinheiro que
cobraram.
Mais, bastava o vinho do Porto do produtor.
Chamam-lhe néctar dos deuses. Agora sei porquê...
E, pelos vistos, a coisa continuou no mesmo ritmo depois de eu me vir
embora.
Foi uma pena mas tinha de ser. :(
Rogério

--------------------------------------------------------------------------------
De: Rui Marinho [mailto:rmarinho@horquim.pt]
Enviada: segunda-feira, 14 de Novembro de 2005 16:55
Para: 'landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com'
Assunto: RE: [LandMania] Landmania, só pode...

Rogério,

Conforme tua premonição logo pela manhã, repetiram-se, de facto, os graves acontecimentos de Foz Coa.

:D

Rui

--------------------------------------------------------------------------------
De: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com [mailto:landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com] Em nome de RAC
Enviada: segunda-feira, 14 de Novembro de 2005 22:18
Para: landmaniaclubeportugal@yahoogroups.com
Assunto: Re: [LandMania] Landmania, só pode...


Eu vi logo que aquilo não podia correr bem.
De um lado, pão-de-ló e vinho fino ( de duas qualidades ).
Do outro, pratadas e pratadas de tudo e mais alguma coisa...
Digamos que presunto, chouriçame, pães de toda a maneira e feitio. Com
recheios apelativos. Daqueles capazes de mandar para as profundas do Inferno o santo mais religioso.
Eu, vocação para santo, não tenho! Vai daí, dei-lhe forte e feio.
Pensava eu que - sem tardança - me diriam que as vitualhas já eram. Qual quê! Vindas, sei lá eu donde, risonhas caras rosadas reforçavam a mesa. Pão com chouriço. Pão sem chouriço. Salames, paios, etc, etc...
Coisa nunca vista!
Pensei cá para comigo:
- Isto vai acabar mal. Vai haver mortes. Era comer a mais, meus senhores. E um maduro qualquer dizia-me que o tinto não era nada de especial, que era tinto corrente! Que esperasse eu, estava a chegar uma pomada qualquer que - essa sim - era de estalo.
Posto o caso nestes termos, pirei-me imediatamente. Aquilo só podia ser uma loucura colectiva e eu não queria ser testemunha. Ou, pior ainda, vítima de tal desgraça.
Fiz asneira. Ainda suspirava de alívio por me ter visto livre daqueles
diabos, já agradecia o favor de me puxarem o carro que tinha atascado num ponto impensável...
Mal o DSE começou a andar, dizem-me que em Provesende é que o pão com chouriço valia a pena...
Meus amigos...
Não sei que vos diga! Pouco depois de ter encetado uma fuga vergonhosa de Provesende, o meu pendura olha para uma subida e diz apreensivo:
- Seja o que Deus quiser!
Não o desmenti...
RAC
Saudações LR,
Rui Marinho
Responder