bateria para RR classic TDI (300)

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
jmig
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 67
Registado: 16 jul 2006 01:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Castelo Branco

bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por jmig »

O meu RR necessita de uma bateria, surge a dúvida sobre a amperagem que o mesmo necessita para funcionar em pleno.
Já agora, onde se pode adquirir por um preço razoável e qual o produto aconselhado.
Obrigado
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

comprei recentemente uma para o meu Defender TD5 na LAND ROVER... foi o melhor preço que arranjei... e com as melhores especificacoes... so para teres uma ideia .. a bateria era 114€ + IVA + 10% desconto... Brutal

espreita la primeiro.
Abraco
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
MGomes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 300
Registado: 13 dez 2006 12:20
Land Rover: em stand by por agora ...
Sócio LCP: 1690
Localização: Tomar

Mensagem por MGomes »

Tenho andado com o mesmo problema.

Pelo que já percebi, a amperagem ideal seria uma de 90 ou 100Ah, mas no Range o compartimento onde se coloca a bateria é limitado, apenas cabe uma que tenha até 29cm de comprimento :(
A que tinha antes era de 75Ah, que eu não acha a ideal, por vezes "engasgava" um bocado, mas devido às medidas, ainda não consegui arranjar com mais amperagem. Ainda por cima tem que ter o borno positivo à esquerda, o que também torna mais dificil a procura.
Há quem opte pelas baterias de gel, as Optima, que têm menos amperagem mas mais potência de arranque a frio (cerca de 800A, contra os 600A nas normais), e que esteja satifeito com o desempenho destas. Mas estas são bem mais caras ...
Abraço,

M.Gomes
mjmggomes@gmail.com
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

No defender andei com o mesmo problema. As especificacoes da bateria de origem são 110Ah e 800A de arranque a frio. Com essas caracteristicas só baterias que tinha d comprar um 110 pra a por lá dentro tal o tamanho. Além disso a preços proibitivos na casa dos 200€ ou mais. Então um belo dia decidi ir à LR (pq o Microcat é amigo e mesmo com precos desactualizados dá uma ideia dos preços). Foi aí que decidi comprar na marca, igualzinha á qeu tinha o defender antes com 9 anos! Por 130€ trouxe a bateria e mais uma série de coisas pequenas que precisava. NA altura perguntei tb o preço para um P38 de um amigo e ficava praticamente ao mesmo preço.

Ouvi muitas opinioes sobre as baterias, tive um topico aberto, falavam-me em optimas e divisores de carga... nããã.. bateria de origem...a preço de amigo...

E tenho mais dois casos:
O meu SIII tb tem uma bateria de 100A e 750CCA.. quando der o berro leva uma igual à do Defender...
Na mesma altura tive de comprar uma de 70Ah para o v#t@ra da Andreia... 100€,... na Suzuky custavam 180€ + IVA pq eles não vendem.. têm de comprar como nós em casas da especialidade...

Espero ter dado aluma ajuda.
Abraços
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
jmig
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 67
Registado: 16 jul 2006 01:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Castelo Branco

Mensagem por jmig »

Encomendado na LAND ROVER por 130€.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

jmig Escreveu:Encomendado na LAND ROVER por 130€.
Obrigado.
Qual a especificação da Bateria de origem dos RR Classic?

Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
arrasa_trilhos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 234
Registado: 06 dez 2007 22:31
Land Rover: RR Classic 300TDI 94
Sócio LCP: 1937
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por arrasa_trilhos »

Boas!

A bateria de origem é de 72Ah, em principio não terás problema em colocar uma de maior capacidade.

part number original: STC8267 que pode ser substituido pelo STC4757

Um abraço

Paulo Baptista
Avatar do Utilizador
MGomes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 300
Registado: 13 dez 2006 12:20
Land Rover: em stand by por agora ...
Sócio LCP: 1690
Localização: Tomar

Mensagem por MGomes »

arrasa_trilhos Escreveu: A bateria de origem é de 72Ah, em principio não terás problema em colocar uma de maior capacidade.
Problema há ... em encontrar uma de maior capacidade que caiba lá no buraco :( :(
Abraço,

M.Gomes
mjmggomes@gmail.com
arrasa_trilhos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 234
Registado: 06 dez 2007 22:31
Land Rover: RR Classic 300TDI 94
Sócio LCP: 1937
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por arrasa_trilhos »

MGomes Escreveu:
arrasa_trilhos Escreveu: A bateria de origem é de 72Ah, em principio não terás problema em colocar uma de maior capacidade.
Problema há ... em encontrar uma de maior capacidade que caiba lá no buraco :( :(
Boas!

Eu tenho uma de 80 Ah, não sei a marca, mas parece-me que foi mais barata que 130€, foi o meu mecanico que a arranjou.
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

Eu`há uns tempos atrás tinha comprado uma para o Zuky da Andreia na Norauto por 99€ de 75A.
Talvez se consiga arranjar uma com um tamanho à medida do RR com maior amperagem.
De certeza que uma de 110A do Defender cabe lá :D
Abraços
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
MGomes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 300
Registado: 13 dez 2006 12:20
Land Rover: em stand by por agora ...
Sócio LCP: 1690
Localização: Tomar

Mensagem por MGomes »

No RRC o espaço para a bateria é muito limitado, só tem 29cm, e à tempos quando tive que mudar a minha vi-me grego :x
Tenho lá agora uma de 74Ah e 570A, mas nota-se que é insuficiente :( :(
Abraço,

M.Gomes
mjmggomes@gmail.com
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Mensagem por Marco »

Sei que esta cabe sem qualquer problema:

Imagem

:)
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MGomes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 300
Registado: 13 dez 2006 12:20
Land Rover: em stand by por agora ...
Sócio LCP: 1690
Localização: Tomar

Mensagem por MGomes »

Pois, na altura falaste-me dela, mas acabei por não investir nessa solução. Pode ser que um dia destes ...
Abraço,

M.Gomes
mjmggomes@gmail.com
arrasa_trilhos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 234
Registado: 06 dez 2007 22:31
Land Rover: RR Classic 300TDI 94
Sócio LCP: 1937
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por arrasa_trilhos »

A minha bateria é de 80 Ah, 640A, tem as dimensões adequadas.

marca: Manny's

É americana
Avatar do Utilizador
angoms
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 187
Registado: 01 mar 2010 22:27
Land Rover: Range Rover 2.5 VM 1992
Range Rover Classic 1995
Sócio LCP: 0
Localização: Santo Tirso

Re: bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por angoms »

Boa tarde, já alguém colocou 2 baterias no RR Classic ? A ideia era ter uma para alimentar guincho e outros extras que possa vir a ter…
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por Marco »

Viva,

Eu tenho duas baterias. A segunda está na mala, no lado direito, por detrás dos forros. Serve para alimentar uma tomada de 12v que posso usar para um frigorífico ou coisa parecida.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por BGomes »

O Miguel Ribeiro também tem uma na mala mas no sítio do pneu suplente.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Avatar do Utilizador
miguel96
master TT
master TT
Mensagens: 1648
Registado: 05 mar 2010 23:14
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1993
Defender HCPU 110 300Tdi 1998
Defender 90, 200Tdi
Ex. Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 2443
Localização: Bragança
Contacto:

Re: bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por miguel96 »

angoms Escreveu:Boa tarde, já alguém colocou 2 baterias no RR Classic ? A ideia era ter uma para alimentar guincho e outros extras que possa vir a ter…
Eu no 200Tdi tenho duas baterias e um sistema de gestão automático feito por mim!

Tenho as duas no compartimento do motor (Oh Bruno Imagem agora fiquei desiludido Imagem)! Não gosto da ideia de ter a bateria dentro do habitáculo, para além de que vai estar a roubar espaço útil na mala.

No 200Tdi é super fácil, apenas tive que fazer um novo suporte para o depósito do óleo de direção.

No 300Tdi tens que modificar a caixa de ar devido à entrada de ar da mesma, mas é uma modificação fácil e, na minha opiniao, o melhor sítio para colocar a segunda bateria. Pois entre baterias/bateria-alternador deves (no mínimo) ter cabo de 25mmm2 (eu tenho de 35mm2), que é um cabo ainda grosso e caro, e o facto de estar no compartimento do motor faz com que a quantidade desse cabo tenha que ser bastante menor. Depois se quiseres ter um sistema na mala (com tomadas, luzes, etc), aí um cabo desde a bateria até lá de 10mm2 já chega perfeitamente.

Quanto a parte do guincho e restantes acessórios, o importante é teres uma boa bateria (principalmente a nível de CCA) e o alternador em boas condições. No meu caso, o guincho e farois são alimentados pela bateria primária.

Já agora, de onde és? Se fores da zona do Porto, até te posso mostrar ao certo toda esta teoria que acabei de debitar para aqui. Imagem

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Imagem
Avatar do Utilizador
angoms
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 187
Registado: 01 mar 2010 22:27
Land Rover: Range Rover 2.5 VM 1992
Range Rover Classic 1995
Sócio LCP: 0
Localização: Santo Tirso

Re: bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por angoms »

Bom dia Companheiros,

Obrigado pelas opiniões, e concordo com o Miguel, quando diz que o melhor sitio é mesmo no compartimento do motor, visto estar lá o local para Ela. No VM tinha as duas, mas o filtro era diferente e não havia stress, no 300 para ter mesmo de trocar o filtro fica melhor.

Agora a divida vai surgir no guincho (que o Miguel já me tinha enviado fotos), é que não gosto muito dos aspecto (mantento o para choques original), parece que fica muito baixo... +
Já ando a ver alguns exemplos, para depois decidir... para já mantém, que preciso dele para "respirar" aos fim de semana. :)
Avatar do Utilizador
angoms
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 187
Registado: 01 mar 2010 22:27
Land Rover: Range Rover 2.5 VM 1992
Range Rover Classic 1995
Sócio LCP: 0
Localização: Santo Tirso

Re: bateria para RR classic TDI (300)

Mensagem por angoms »

Já agora, de onde és? Se fores da zona do Porto, até te posso mostrar ao certo toda esta teoria que acabei de debitar para aqui. Imagem

Quando for oportuno para ambos, marcamos aqui uma voltinha, pois o paradeiro normal é Povoa Varzim, Matosinhos, Maia, Gondomar...
Responder