Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Responder
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!

Mensagem por Rangexispê »

Olá a todos, este é o meu primeiro post e espero não estar a cometer nenhum erro ao apresentar-me aki! ). :)

Comprei (por imposição da "patroa" que se apaixonou pelo bicho )recentemente um P38, e devo confessar que estou maravilhado!

Porem, tenho a impressao que os 200000kms, afectaram a minha caixa automatica... :( ou nao... ajudem-me!

Para alem deste só conduzi 3 p38 na vida, 1 v8 auto, 2 diesel manuais, todos foram bem agradaveis... O meu automatico, consegue ser irritante :mad: , normalmente até por o radio suficientemente alto!

Passo a explicar/perguntar:

1º acho que o carro precisa de demasiado acelarador para andar! Não, não é falta de palheta até pq ele já vinha com uma powerbox, e quentinho e em alta a "coisa" até se dá muito bem! :D

2º Mas numa subida em "D", ele descai... e nem precisa de ser muito ingreme...

3º É suposto ele bloquear o conversor de binario em 3ª? ou só em 4ª? normalmente ele bloqueia em 4ª por volta dos 75 km/h ( e depois de uns minutos a andar senão lá continua ele a "patinar" )

4º Segundo sei a caixa é a ZF4hp22EH, com controlo electronico. Existe alguma forma de a reprogramar para me deixar utilizar o binario do motor? ( ou seja, não meter uma abaixo assim que se carrega no acelador? ) é que a caixa deve pensar que tem um V8 e não um diesel... tem uma preferencia ridicula por altos regimes... tipica das caixas automaticas.... Ex pratico: 100km/h, acelerar a fundo, 3ª,(uns segundos) 110km/h... :ohnao:

5º Subidas! que martirio... se quiser ir as 2000Rpm em 3ª e acelerar ( devagarinho sem fazer "kick down" ) de forma a compensar a subida, ele por norma poe uma 2ª... ok é rapido sim senhora, mas eu queria era subir sem ir aos berros e a gastar diesel desnecessariamente....

6º (e ultima) progressao em estrada de forma economica. Impossivel! Se acelero pouco o motor ganha rotação ( tipo 2000 RPM com 1/4 de acelerador) e faço um barulhão e o carro arrasta-se ( porcaria dos conversores de binario antigos... ), se dou 1/2 gas, então vamos para as 2500/3000RPM ( mais barulho ainda ), e ai temos progressão convincente...

Coloco estas duvidas pois não sei se este é o comportamente normal do carro, seguramente que com a vossa ajuda rapidamente descubro se assim é ou não. Se for ( snif snif ) como é que consigo alterar isto???? a ideia da gestao electronica era simpactica! ( A ideia de ter de colocar embraiagens novas nem por isso...)

Gostava tanto de poder usar o Range em baixas...

Vou fazer-lhe uma revisão á seria, mudança de oleo e filtros ( motor, caixa, diferenciais e cx de redutoras ). Espero que ajude! Mas conto com os vossos "inputs".

O meu muito obrigado, e

Saudações Landmaniacas!
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
joao santos
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 31 jan 2008 16:59
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: porto

Mensagem por joao santos »

boas.. eu tenho um p38 manual (para vender) e quando ando com ele as baixas tambem tem pouco força por exemplo numa subida se eu for em 3 as 1500 rotaçoes ele nao tem forca so acima das 1800 rotaçoes é que começa a puxar.. isso nao tem a ver com o binario tem a ver com ser um seis cilindros.. e quanto a consumos mais vale ir as 2500 rotaçoes e ele ir solto do que ir as 1500 a puxar por ele.. mas nao desanimes ele é mesmo assim so a parte do 1/4 do acelarador e k no meu n acontece mas isso é devivado a ter um enorme curso do acelarador. ja te imaginas-te a andar em baixas com um curso pequno de acelarador?? lol era bonito era.. podes é pedir ao mecanico para te alterar o turbo e ele entrar mais cedo ai ja aguenta e puxa melhor em baixas
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Obrigado pelo feedback Joao,

Eu tb já andei com 2 manuais, e bem sei da falta de binario em baixas... alias de origem o motor é fraco para o Range, mesmo 270nm não chega para tanto peso!

A diferença é que com o manual podemos mante-lo as 2000rpm acelerar e esperar que o turbo "encha" e depois aproveitar a "onda" de binario para uma progressão eficiente. No meu automatico o que acontece é que ele ou sobe de rotação e (muito) lentamente aumenta a velocidade ( se for a subir até posso acelerar e acontecer o inverso, perder velocidade... ficando o conversor de binairo a patinar) ou entao mete uma abixo e "arranca" disparado! muito barulho, muito consumo, e pouca eficiencia...

Obg!
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
joao santos
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 31 jan 2008 16:59
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: porto

Mensagem por joao santos »

tenho uma boa solução.. por 7900 euros resolves o problema.. compras o meu..
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Agradecido! Mas prefiro o automatico... em TT é imbativel! E não deixa de ser muito confortavel, e a patroa gosta mais... enfim.

Vou esperar por mais informação!

abcs e obg!
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Viva "Rangexispê"

Não poderá ser alguma dessincronização entre embraiagem/caixa?... :??

Teste o RR sem box... poderá ser uma má gestão da mesma...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Carissmo , obrigado pela resposta

Já tinha pensado nisso. Precisamente por pensar de o meu problema seja ou o conversor de binario ou uma embraigem nas lonas, pensei que se assim fosse o problema seria reduzido. Desconectei a box e a a unica diferença é que o carro "anda" menos!

Gostava de saber se todos são assim! ( ninguem tem DSE`s automaticos??)

E se realmente forem assimm então se alguem já alterou a gestão da caixa...

abcs e obg!
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
raul silva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 158
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Pelo que descreves, é o comportamento normal. Tudo passa por hábito.
Tal como se tem, normalmente, a tendência para andar com o motor a rotações
bem abaixo do binário máximo, zona em que o consumo é menor, isso nas caixas
automáticas é mais dificil quando se carrega no acelerador. Para teres um consumo
melhor deverás carregar suavemente no acelerador e deixar o carro ganhar velocidade.
Em estradas sinuosas e cidade deverás andar com ele em "3" e não em "D", tendo
assim translock a cerca de 60km/h, deslgando-se este apenas a cerca de 50km/h,
além de poupares nos travões. O binário máximo desse motor é a cerca de 2200 rpm
não sendo de admirar o melhor comportamento em maior rotação.
Cumpts.
raul
raul silva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 158
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Já agora o consumo menor é mesmo à rotação equivalente ao binário máximo do motor
em questão, logo às 2200 rpm.
Cumpts.
raul
Avatar do Utilizador
fbtt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 113
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa/Barreiro

Mensagem por fbtt »

Ola a TTodos,

Peço desculpa, mas tambem sou novato por aqui, e esta é a minha primeira intervenção.

Tambem sou um recente e "assustado" apaixonado pelo P38A :yikes:

Adoro este jipe, embora tenha outro que vai continuar dedicado ao TT mais agresTTe :D , O Range seria um jipe mais familiar e para algumas pequenas incorsões fora de estrada :cool: .

Logo ando á procura de um DSE que esteja decente que tenha os tres B's ;) .

Ando assustado porque já li aqui no forum tudo o que diz respeito a este modelo :ohnao: , e se não fosse gostar tanto do jipe já tinha posto a ideia de parte :( .

Problemas já vi que tem muitos :yikes: , alguns por erro de concepção, mas outros por má utilização dos donos :ohnao: . Trata-se de uma vatura com bastante electronica e mecanica sensivel, o que requer uns certos tratamentos. Vê-se por exemplo no caso do EAS, os donos andam com o computador de bordo a dar sinal de avaria e não ligam enquanto andar anda :bolas: , só que chega a uma certa altura, o sistema já "berrou" completamente, o que poderia ser só um fole , e este só já não é pouco, agora é fole, bloco, e compressor. Depois é o bom o o bonito quando sabem o preço :yikes: . Depois é mau e dá muitos problemas :bolas: , isto é só um exemplo do que já vi por ai em carros que experimentei e com donos que falei.

Agora para enquadrar o meu comentário aqui no tema, fui experimentar um atomatico no sabado. Foi a primeira vez que contactei com uma caixa deste tipo porque sou um ferranho adpto da manual. Não custa muito a adptação, ao contrario era pior, senti logo os sintomas que o nosso amigo Rangexispê denota, o jipe arrasta-se com aquela caixa, só com a embalagem começa a ser agradavel aos ouvidos (consumos), para o a circulação citadina não me agradou nada, recuperações muito lentas, com o motor a debitar "litros" :yikes: até que um aviso sonoro suou :ohnao: e lá está "Caixa de velocidades com avaria" :bolas: e entrou em "safe mode" só faltou me dar a morada do ponto de assistencia mai proximo :yikes:. Conclusão caixa automatica não me cheira. Até ver :sing:

Abraço,
FB
Avatar do Utilizador
fbtt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 113
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa/Barreiro

Mensagem por fbtt »

joao santos Escreveu:tenho uma boa solução.. por 7900 euros resolves o problema.. compras o meu..
Boas,

Já agora era possivel mais informação do jipe, ano, fotos etc?

Quem sabe, e como é manual, já é um bom começo, espero´é que a quinta ainda esteja no sitio :yikes: ;)


Abraço,
FB
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Olá a todos!

Graças a Deus o meu ainda não deu mensagens de erro algumas! O que noto é que efectivamente a cx não ajuda nada aos consumos!

Porem, e este é um facto importante, a cx automatica é sem duvida confortavel de usar e excelente no desempenho TT. Mais, o RR é expectacular em TT. Tenho um amigo que tem um KZJ95, e não consegue fazer nem transpor ob staculos que o RR pura e simplesmente ignora... ( procura no you tube, hehehehehe ).Nota que o RR não precisa de nada de especial para ser um trialeiro convicto durante a tarde ( gracas a um excelente CTração e a um sistema 4x4 extremamente bem pensado, assim com a propria EAS), e a noite podes ir jantar ao melhor sitio da cidade e dares a chave ao Vallet boy!

essa historia do carro dar muitos problemas... enfim, acho que todos dão! é tudo uma questão de boa manutenção, e como a maioria deles foram mal tratados... Tb a situação de falencia da Rover levou a uma grande falta de peças e a oficinas dedicadas a fechar. O carro foi vitima de uma altura complicada para a marca. Mas com a correcta manutenção não deves ter medo algum, procura um bom! e paga mais, porque o barato sai caro...

Posso dar um exemplo concreto, quando comprei o meu, dos melhores exemplos que já vi, notei que todos os balões tinham sido substituidos ( excepto UM!!!! ) assim como o compressor e respectivas valvulas... Quem foi a "inteligencia" que fez isto??? Isto pura e simplesmente é chamar a desgraça! resultado, primeira coisa que fiz foi comprar o balão e muda-lo ( operação muito simples, coisa para 1 hora ). agora esta novo!

Em relação a minha cx, já consegui experimentar mais um, e pelo que vi é mesmo assim. por isso até conseguir programa-la de outra forma vou ter que o aguentar! ( alguem tem experiencia nisto??? )

abcs e saudações Landmaniacas!

Francisco
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Olá a todos!

Graças a Deus o meu ainda não deu mensagens de erro algumas! O que noto é que efectivamente a cx não ajuda nada aos consumos!

Porem, e este é um facto importante, a cx automatica é sem duvida confortavel de usar e excelente no desempenho TT. Mais, o RR é expectacular em TT. Tenho um amigo que tem um KZJ95, e não consegue fazer nem transpor ob staculos que o RR pura e simplesmente ignora... ( procura no you tube, hehehehehe ).Nota que o RR não precisa de nada de especial para ser um trialeiro convicto durante a tarde ( gracas a um excelente CTração e a um sistema 4x4 extremamente bem pensado, assim com a propria EAS), e a noite podes ir jantar ao melhor sitio da cidade e dares a chave ao Vallet boy!

essa historia do carro dar muitos problemas... enfim, acho que todos dão! é tudo uma questão de boa manutenção, e como a maioria deles foram mal tratados... Tb a situação de falencia da Rover levou a uma grande falta de peças e a oficinas dedicadas a fechar. O carro foi vitima de uma altura complicada para a marca. Mas com a correcta manutenção não deves ter medo algum, procura um bom! e paga mais, porque o barato sai caro...

Posso dar um exemplo concreto, quando comprei o meu, dos melhores exemplos que já vi, notei que todos os balões tinham sido substituidos ( excepto UM!!!! ) assim como o compressor e respectivas valvulas... Quem foi a "inteligencia" que fez isto??? Isto pura e simplesmente é chamar a desgraça! resultado, primeira coisa que fiz foi comprar o balão e muda-lo ( operação muito simples, coisa para 1 hora ). agora esta novo!

Em relação a minha cx, já consegui experimentar mais um, e pelo que vi é mesmo assim. por isso até conseguir programa-la de outra forma vou ter que o aguentar! ( alguem tem experiencia nisto??? )

abcs e saudações Landmaniacas!

Francisco
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Avatar do Utilizador
fbtt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 113
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa/Barreiro

Mensagem por fbtt »

Boas,

Ainda bem que estás a adorar o jipe, é esse o espirito que quero ter depois de comprar um, só que isso de pagar mais para ter melhor, nem sempre significa ausencia de problemas, por vezes acho absurdo o que chegam a pedir por maquinas de 96. Outra coisa é os que dizem que acabou de levar isto e aquilo, está impecavel, e eu pergunto então se está impecavel porquê a venda, porque se for a fazer continhas a aquilo que dizem ter levado hummmm começa a cheirar a aldrabice. Eu pessoalmente perfiro dar menos e trazer o carro com maselas assumidas pelo donos e arranja-las eu e saber com o que conto, do que avarias disfarçadas para durar uma semanas.

O problema destes jipes é que para durarem deveriam ser sempre conduzidos por um "profissional" do TT :D . É o unico que consgue por ex. perceber quando deve utilizar as baixas, desliga-las quando já não é preciso, andar mais atento aos aspecto mecanicos, etc. Como nem sempre é assim, depois temos por ai umas carcaças com motor a arrastarem-se, cheias de luzinhas a acenderem.

Já experimentaste o jipe em areia, dizem (que eu ainda não experimentei nenhum nesses terrenos) que não é o seu terreno de eleição, em percursos longos as caixas automaticas sofrem um pouco, o que é logico devido ao sobreaquecimento de que podem ser alvo. Aqui está um aspecto que o comum utilizador pode nem pensar, a não ser quando o computador de bordo começara a acusar as altas temperaturas do oleo da caixa.

Como tenho tempo, e os euros não me estão a arder na carteira vou ver se encontro uma maquina em condições.

Abraço,
FB
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Concordo com o que dizes mas não deixo de pensar que será melhor procurar bem até encontrares um que esteja em condições!

Relativamente a areia, o RR comporta-se lindamente, mas por precaução e se tiver de andar devagar, em dunas por ex,uso as baixas, precisamente por causa da cx.automatica. Em altas tens de "dar" muito acelerador, e os altos regimes e baixas velocidades não ajudam nada a bom desempenho da "coisa". Se forem estradoes de areia fofa, vai em altas e mantem a velocidade, que como sabes é a regre geral para andar em areia!

abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por tomcat »

Boas!!!

Eu tb eu ando á procura do DSE, até que ontem tive a oportunidade de guiar um automatico...

Como foi a minha primeira vez com C.A., num DSE, sinceramente fiquei desiludido pelo que aproveito o teu tópico, (dado teres um com C.A.), para perguntar que descreves é o normal e segundo a minha discrição :sing:

Não é normal depois do carro estar em andamento e tentar por diversas vezes carregando no acelerador moderamente(evitando o kick down) acelerar e sentir que o carro não desenvolve,( tipo acelerar mas carregar na embraiagem nos manuais?), ou seja não era falta de potencia, mas andava a meter e tirar mudanças, mas o mais importante é que a velocidade não subia!! Acabando na pratica por ser impossível guia-lo no meio do transito!!

Se realmente for normal quais são os sintomas da "fadiga" de uma C.A. e como se resolve etc....

É que o Dse está impecável (AC/EAS/interiores/pintura) só mesmo esta questão da Caixa, que estraga o "negocio"... :bolas:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Rangexispê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 299
Registado: 21 fev 2008 11:28
Land Rover: Range Rover DSE 1998 ( MY99 ) Auto
Sócio LCP: 0
Localização: Estoril

Mensagem por Rangexispê »

Caro Tomcat,

O que descreves é o tipico dos P38 Auto, já consegui experimentar alguns e agora já os percebo melhor...

É obvio que se acelerares a fundo e mantiveres o pé la em baixo o RR tem que andar! mas a sensação de falta de engrenamento entre o motor e as rodas a baixas velocidades e baixas rotações é normal nestes carros, e as quilometragens elevadas tb nao ajudam, com o normal desgaste do bloco de embraigens. ( sim pq os autos tb tem embraiagens...)

Existem alguns testes que deves fazer para confirmar que tudo esta, ou não, em condições:

- Ve se em "D" acima dos 75km/h a cx funciona como uma manual, ou seja sem "derrapar"

- O mesmo processo em "3" acima dos 65km/h.

(o carro deve estar quente e já ter rodado 1 ou 2 quilometros para estes testes)

- Com o carro parado, trava a fundo ( pé mais mão), e carrega no acelarador a fundo, não o faças muito tempo!!!! so o suficiente para perceberes, se o regime do motor não ultrapassa as 2500RPM... se passar ou o conversor ou as embraiagens estao nas lonas.

- Verifica, com o carro parado, se as mudancas demoram muito a engrenar enquanto percorres o selector entre D R e N

- Verifica igualmente se a cx de trasferencias engrena sem barulhos esquisitos.

Nota a maior parte destes carros já andou muitos milhares de quilometros e não estao novos, não deixes de fazer um bom negocio pq notas esta ou aquela dificuldade... memso uma cx que não esteja a 100% pode durar muitos quilometros se não sofrer abusos...

Uma coisa que ajuda imenso ao bom desempenho do carro é uma box ou entao uma reprogramação da ECU. O carro devia vir com ela de origem!!!! ;-) quanto mais binario menos passagens de caixa...

Espero que faças um bom negocio e que venhas a gostar tanto do teu RR com o eu do meu, e a cx auto depois de te habituares a trabalhar com ela é um regalo!!!

abcs

F
Range Rover 2.5 DSE - Affordable luxury, and offroad superiority! :-)
CarlosMRClaudino
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 03 jul 2022 15:45
Land Rover: Range Rover P38 1997
RTI: 0

Re: Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!

Mensagem por CarlosMRClaudino »

Boa tarde.

Adequiri recentemente um p38, mas não vinha com manual. Sera que me.podem ajudar a perceber em que situações se deve utilizar as automaticas 1, 2, 3 e D .

Muito obrigado
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Caixa Automatica DSE - Duvidas Varias - AJUDA!!!!

Mensagem por tomcat »

Normalmente D.

As restantes, vais “limitar” as mudanças até ao número de selecionares.

Por exemplo, ao descer uma estrada sinuosa, vais “segurar” melhor o RR se passares para “3” ou até mesmo “2” reduzindo assim o uso do travão.
O caso inverte ao subir essa estrada, evitando mudanças de caixas e logo a seguir uma redução, por falta de força.

Só mesmo testando 😉
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Responder