Range Rover Classico, qual motor?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
aphenriques
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 ago 2007 16:36
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996
Discovey TD5 - 2000
Defender 130 TD5 - 2005
Serie III - 1979
Atualmente: Nenhum....
Sócio LCP: 0

Range Rover Classico, qual motor?

Mensagem por aphenriques »

Caros amigos,

Depois dos discovery's, defender e série, está me a faltar um carro. O Range Rover Classico.
um dia destes ainda me meto a procura de um. Mas apesar de sempre ter pensado em motores dizer..... No RR fiquei curioso em relação ao V8 gasolina.

Ao preço a que esta a gasolina, a partida parece-me mesmo loucura.... mesmo porque nao faço ideia do consumo do V8.

Gostava de saber a vossa opinião. Motor diesel ou gasolina, e qual das versões?

cumprimentos,
Afonso Henriques
afonso@ah-sistemas.com
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Re: Range Rover Classico, qual motor?

Mensagem por jpcme »

Bem isso depende de muito factores

Mas a nivel de motor, sem sombra de duvida o V8 é fantastico, nao pelo que se possa imaginar, pois nao é nenhum canhao, mas sentimos que temos 8 cilindros debaixo dos nosso pe...

Embora seja necessario alguma adaptacao, para quem esta habituado aos gasoleos, ao inicio o gasolina pode eventualmente criar algumas duvidas (refiro-me ao TT) ou nao... pode ser amor a 1a vista.

Tem uma manutencao nao elevada (pois as pecas especificas ate sao baratas), tendo o incoveniente do consumo um pouco elevado para o que estamos habituados.

O meu nas minhas maos em uso misto nunca fez nada abaixo dos 25L/100km, mas tb nada acima, andava sempre a volta disso, nessa conducao estava incluida o facto de tirar o prazer de se ter um V8 e nao ter um V8 e depois nunca usufruir dele... ora bolas.

No meu caso a utilizacao era pontual, por isso eu nao me importava com o consumo, metia gasolina, quando acavava, vinha para casa.

O actual dono, diz que por vezes consegue fazer 16L/100km...

depois temos sempre a opccao do GPL, que desegrada a muita gente... cada cabeca sua sentenca.

O 300tdi, é outra coisa, muito bonito, quase sempre 5 portas, o interior é mais moderno, o motor é de guerra, mas depois de se andar num V8 o 300 nao sai do sitio... molengao... pois tem de puxar aquele peso todo

Gostei muito do 300tdi mas no defender 90... ai sim gostei muito.

Depois tens os VM... bem isso daria pano para mangas, apesar de eu gostar muito do motor a nivel de binario e de potencia, é conhecido por dar alguns problemas, de rachar as cabecas devido ao famoso sobreaquecimento... nomeadamente.
Sao carros com alguns anos em cima, os interiores sao antigos (iguais aos V8), pois existem muitos poucos V8 com o interior do 300tdi....

Concluindo, se queremos andar muitas vezes recomendo um 300tdi sem sombra de duvidas

Se queremos ter uma brinquedo... recomendo um V8!!!!!!!!!!!

Depois tudo depende do gosto e da bolsa de cada um.

Cumps
JP

aphenriques Escreveu:Caros amigos,

Depois dos discovery's, defender e série, está me a faltar um carro. O Range Rover Classico.
um dia destes ainda me meto a procura de um. Mas apesar de sempre ter pensado em motores dizer..... No RR fiquei curioso em relação ao V8 gasolina.

Ao preço a que esta a gasolina, a partida parece-me mesmo loucura.... mesmo porque nao faço ideia do consumo do V8.

Gostava de saber a vossa opinião. Motor diesel ou gasolina, e qual das versões?

cumprimentos,
Imagem
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207

Mensagem por RR V8 »

Eu tenho um V8 com GPL para carro diário.....medias..bem...e na casa dos 25,5Lts / 100Kms...que ficam por menos de 16€/100Lts...mas também depende de muita coisa....tipo de condução ( calço 47 :rofl: )....tipo de instalação GPL ( tenho o mais antigo )...utilização ( eu faço +/- 25 a 30Kms / dia )

Agora no que toca a manutenção é sempre "mais em conta"!!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Armandoppramos
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 01 ago 2010 16:53

Mensagem por Armandoppramos »

Boas ,

Existem alguns tipos de motor V8 para os Ranges , existe o mais antigo com 3500 cm 3 mas com tecnologia antiga , isto é de carburadores ( dois ) , este motor tem consumos na ordem dos 25 Litros .

Depois este motor teve uma evolução aonde foi aplicada a injecção electrónica com o objectivo de baixar um pouco os consumos . Portanto poderás encontrar um Range V8 com 3500 cm3 mas de injecção , este motor terá consumos na ordem dos 20 litros

Depois o motor mais recente e mais económico será o 3900 cm3 com injecção electrónica , este motor mais potente que os anteriores e a gastar o mesmo cerca de 20 litros aos 100km .

Relativamente aos Diesel , poderemos ter o motor mais antigo o afamado VM foi um motor que não aprovou pois este motor foi desenvolvido para aplicações marítimas sem grandes variações de rpm e com as mesmas em regime baixo , é um motor muito “vivo” o que faz ter um triste fim pois o seu utilizador terá de ter muito cuidado e não se entusiasmar. Este motor também foi aplicado no t#y#t@ BJ60 bem como no j##p também com resultados pouco animadores

Depois suge os 200 e 300 tdi ( aqui peço desculpa se estou a errar, pois não tenho a certeza se os Range tiveram 200 Tdi ).

O 300 Tdi é um excelente motor , o meu tinha 300.000 km e apenas lhe apliquei uma bomba de agua e claro fiz umas modificações simples para garantir o seu bom funcionamento, como a aplicação de uns T em cobre e os tampões de sangramento também em cobre .

È um motor que eu fazia ( mesmo já cansado ) médias de 9 litros , disse fazia pois à um mês atrás um terrível acidente deixou-o em muito mal estado .

Por experiência própria , tive um V8 3.9 a gpl ( única forma de o poder utilizar ) fiz muitos milhares de km com ele , é sem duvida um prazer conduzir tal máquina , quando passava para o meu 300 TDI pois tive a sorte de os poder ter ao mesmo tempo o 300 tdi parecia que estava com o travão de mão colocado !!!! ( não estou a exagerar ) .

O 300 tdi é a escolha sensata , pois é um carro que pode valer ainda alguns € , o V8 é a escolha do coração pois é indescritível , gostava de andar mais com ele em estrada do que fora dela !!!!.

O VM é uma escolha arriscada pois a maioria dos que ainda estão ao “serviço” já tem uma longa história de reparações que por vezes não são feitas da melhor forma.

Relativamente ao GPL , não se sente diferença alguma , tive a oportunidade de subir o Marão com e sem GPL e ….. nada , apenas os puritanos têm algo contra .

A minha escolha , se puder V8 3,9 a GPL …… não se arrepende , caso a utilização seja intensiva ( como a que tinha para o meu ) então um 300 TDI tem, carro e motor para a vida.

Boa sorte para a escolha e se comprar um 300 tdi diga pois digo o que tem de fazer para não ter problemas com o circuito de refrigeração.

Atenciosamente

Armando Ramos
G@vião
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2007 11:40
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Range Rover 200Tdi 03/1994
Sócio LCP: 2025

Mensagem por G@vião »

Armandoppramos Escreveu:
Depois suge os 200 e 300 tdi ( aqui peço desculpa se estou a errar, pois não tenho a certeza se os Range tiveram 200 Tdi ).

Armando Ramos
Saíu sim senhor eu tenho 1 200Tdi :D e tirando o facto dos interiores serem diferentes dos 300Tdi (estes são mais modernos e bonitos) os motores são práticamente iguais.
Aí pesa a diferença de preço entre os 2 modelos o 200tdi anda entre 5000/7000 euros e os 300Tdi acima de 6000 euros.

Quando a consumos fui ao Algarve de férias e voltei sempre a fugir de autoestradas fiz cerca de 950km´s com 1 depósito de gasóleo isto tendo em conta que liguei o AC umas vezes, os pneus são uns 205/80/16, tenho a Bomba Injectora mexida pra dar mais força e não me preocupei muito com consumos, vim sempre a uma velocidade entre os 90/120km´s.

Agora sou da mesma opinião, V8 é V8 e se tiver 1 kit de GPL destes mais recentes o consumo em dinheiro equivale a um a gasóleo.
Range Rover 200Tdi 1994
Sócio LCP n.º 2025
"Podia ter outro Todo Terreno!!??"
"Podia mas não era a mesma coisa."
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207

Mensagem por RR V8 »

Armandoppramos Escreveu:Depois o motor mais recente e mais económico será o 3900 cm3 com injecção electrónica , este motor mais potente que os anteriores e a gastar o mesmo cerca de 20 litros aos 100km .
Isto de revista não????? :D
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Armandoppramos
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 01 ago 2010 16:53

Mensagem por Armandoppramos »

Boas ,

Se compararmos todos ps V8s insisto que o 3.5 será o mais gastador face à tecnologia que tem e o 3.9 o mais económico derivada a melhor gestão de combustível feita electronicamente .

O Motor 3,5 V8 surgiu de uma parceria entre a Rover e a Buick americana , pois a rover necessitava de um motor musculado para aplicar no Rover P6 . Este motor foi um sucesso pois comparando com os tradicionais V8 americanos este era construído em Alumínio o que lhe confere um peso fantástico, tecnologicamente também tem inovações muito interessantes a Rover aplicou este motor no P6 nos inícios dos anos 70 no Range , FC101 , Rover SC entre outros , a Triunph por exemplo no TR8.

Mas voltando à media

O meu 3.9 tinha um deposito de 100 litros de GPL , o mesmo não enchia por completo , julgo nunca ter conseguido mais do que 85 Litros , o mesmo deposito fazia 400 Km , logo a média seria 20 Litros / 100 Km

Também é um facto que apenas calço o 42 e que gostava muito de “ brincar “ o binário fabuloso a baixa rotação.

São inúmeras as variáveis para a equação do consumo …….
aphenriques
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 ago 2007 16:36
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996
Discovey TD5 - 2000
Defender 130 TD5 - 2005
Serie III - 1979
Atualmente: Nenhum....
Sócio LCP: 0

Mensagem por aphenriques »

Caros amigos,

Responderam integralmente as minhas duvias... estou-vos grato.

De facto se vier a comprar um RR Classico, meu objectivo é realmente um carro para sair de vez em quando.... por isso o consumo, nao é o mais importante. Nos últimos anos surgiu em mim o interesse por carros classicos e, para um fã da LAND ROVER, o Range Rover é praticamente obrigatório.

Já tive um discovery com o motor 300TDI e gosto bem mais dele do que do TD5 do meu 130, por exemplo. Mas já decidi, graças as vossas opiniões, que se comprar algum Range Rover tem de ser o V8. :)

Obrigado a todos!
Afonso Henriques
afonso@ah-sistemas.com
albsilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2007 23:44
Land Rover: Discovery 300Tdi '98
Sócio LCP: 1831

Mensagem por albsilva »

Só para aumentar a confusão :) também existem os RR com motor V8 4.2, que creio não terem sido vendidos novos cá em Portugal. Estes modelos dão nas vistas por terem uma distância entre eixos superior, e um espaço no banco traseiro muito, muito bom. Do que ouvi dizer, o motor 4.2 é dado a problemas, descreveram-mo como sendo um 3.9 'demasiado' cavado.

Só mais uma achega, se comprar o RR e prezar a usa segurança, considere um rollbar interior. O RR quando capota, espalma, ao contrário por ex. do Discovery.
ImagemAlberto Silva - Discovery 300Tdi '98 - Albergaria-a-Velha