Fica aqui este tópico para quem tiver o mesmo problema que eu tive durante muito tempo o conseguir resolver.
Cada vez que queria meter as redutoras tinha de fazer uma força completamente absurda na alavanca, chegando mesmo a ter receio de a partir para fazer avançar a mesma. O movimento estava completamente preso e não fazia o costume: saltar de posição em posição, mas sim arrastar-se num movimento dificil e cansativo. Cheguei a ter de me pôr em pé para conseguir engrenar as redutoras.
Muitas das vezes ao retirar as redutoras a alavanca não fazia todo o percurso para a retaguarda não ficando as "altas" bem engrenadas, o que provocava soluços na transmissão.
Ontem foi a gota de água e hoje de manhã meti as mão ao trabalho: Tirei a borracha das alavancas e desapertei os 4 parafusos da alavanca da caixa de tranferências. Pensei que estaria a precisar de massa de lubrificação, mas qual o meu espanto quando vejo que tinha massa e muita. De qualquer forma injectei massa consistente, para ver se a coisa melhorava. Não melhorou e continuou tudo na mesma.
De seguida pensei que fossem os freios que estão ao lado da caixa, que se vêm por cima ou por baixo do carro e lubrifiqueios com muito Wd40 em várias vezes, esperando 5 mins de cada vez. A alavaca começou a soltar e passados 30 minutos fiquei com a alavanca completamente solta, voltando ao seu estado normal. De seguida engrenei várias vezes todas as posições para espalhar bem o produto. Neste momento basta fazer força com um dedo para engrenar qualquer uma das posições da caixa.
Para finalizar, lubrifiquei com massa consistente à base de lithium todos os freio, a fim de prevenir que venham a calcinar novamente.
De seguida foi só colocar novamente a borracha e enroscar o topo.
Se alguém tiver este problema já sabe o que fazer. Se não se sentirem à vontade para fazer isto e passem por Lisboa, avisem que eu trato do assunto com todo o gosto.
Abraço