Vibração estranha
-
ace_pt
- iniciante TT

- Registado: 14 jan 2013 08:22
- Land Rover: Freelander 1999 Di 5 Portas
- RTI: 0
Vibração estranha
Bom dia a todos estou com um problema no meu free quando vou a rolar no meu free durante muito tempo a 120-130 Km e depois deixo de acelerar começo a sentir uma vibração estranha que me parece vem o eixo traseiro, mas esta situação não acontece sempre.
Que poderá ser ???
O meu viscoso não está colado foi substituído por um recondicionado (mas desconfio dele) e todos os meses faço-lhe o teste, o IRD foi subsistido por um de um TD4 todo verificado e com rolamentos novos e o Dif traseiro levou rolamentos novos...
Preciso da vossa ajuda para identificar problema....
Será DIF traseiro ou viscoso ou IRD lol
Obrigado
Que poderá ser ???
O meu viscoso não está colado foi substituído por um recondicionado (mas desconfio dele) e todos os meses faço-lhe o teste, o IRD foi subsistido por um de um TD4 todo verificado e com rolamentos novos e o Dif traseiro levou rolamentos novos...
Preciso da vossa ajuda para identificar problema....
Será DIF traseiro ou viscoso ou IRD lol
Obrigado
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
Re: Vibração estranha
Boas Ace_pt
Antes de mais essa vibração pode ter a ver (em principio) com os rolamentos de apoio do viscoso e / ou apoios de diferencial traseiro.
Já agora que viscoso colocaste? Nós temos viscosos recondicionados também.
De onde és?
Abraços
Antes de mais essa vibração pode ter a ver (em principio) com os rolamentos de apoio do viscoso e / ou apoios de diferencial traseiro.
Já agora que viscoso colocaste? Nós temos viscosos recondicionados também.
De onde és?
Abraços
- JVieira
- júnior TT

- Registado: 23 jul 2012 17:09
- Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM) - Sócio LCP: 2598
Boas,
Eu tive um problema no meu em que os sintomas eram identicos... uma vibração terrivel nessas velocidades!
O problema estava no veio de transmissão e levou um novo.
Abraço e espero ter ajudado.
Cumps,
Vieira
Eu tive um problema no meu em que os sintomas eram identicos... uma vibração terrivel nessas velocidades!
O problema estava no veio de transmissão e levou um novo.
Abraço e espero ter ajudado.
Cumps,
Vieira
-
carlossilvalr
- maníaco TT

Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Já agora vê as cruzetas.
-
ace_pt
- iniciante TT

bom dia a todos antes de mais quero agradecer pelas vossas pistas.....
Esta vibração só acontece em desaceleração ou seja quando retiro o pé do acelerador após ter rolado tipo 30min a 120-130km em auto-estrada
Se mantiver essa velocidade ou desengatar o carro não acontece
Dá me a sensação que tem aquecer alguma coisa.....
Este fim de semana vou desmontar a transmissão para ver os rolamentos e folgas do ird e dif
Uma questão será possível ser o viscoso a provocar essa vibração (bloquear)
Já agora os meu pneus estão com o piso idêntico
Agradeço sugestões
Obrigado
Esta vibração só acontece em desaceleração ou seja quando retiro o pé do acelerador após ter rolado tipo 30min a 120-130km em auto-estrada
Se mantiver essa velocidade ou desengatar o carro não acontece
Dá me a sensação que tem aquecer alguma coisa.....
Este fim de semana vou desmontar a transmissão para ver os rolamentos e folgas do ird e dif
Uma questão será possível ser o viscoso a provocar essa vibração (bloquear)
Já agora os meu pneus estão com o piso idêntico
Sou de Bragançacarlossilvalr Escreveu:
De onde és?
Abraços
Agradeço sugestões
Obrigado
Última edição por ace_pt em 30 abr 2013 08:43, editado 1 vez no total.
-
carlossilvalr
- maníaco TT

Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Boas
O Viscoso não deve sofrer alterações a ponto de bloquear nem que ande 1000 km seguidos.
Tenta ver 1º essas folgas.
Abraço
O Viscoso não deve sofrer alterações a ponto de bloquear nem que ande 1000 km seguidos.
Abraço
-
ace_pt
- iniciante TT

Antes de mais obrigado pela tua resposta mas desconfio do Visco por uma razão muito simples varia muito a força necessitaria para o fazer rolar por exemplo após estar parado ( a frio ) é necessária alguma força para o fazer rodar se for para o monte em que o carro patine um bocado ou rolar numa viagem longa o viscoso fica solto... quando na pior das hipóteses deveria ser o contrario ???carlossilvalr Escreveu:Boas
Abraço
Será que esses entre-tantos não ficará bloqueado??
Obrigado
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
??
Não percebo muito da coisa mas... acho que devia ser precisamente ao contrário!
O viscoso quando funciona como devia, aquece e prende, "bloqueando" a transmissão para trás, ou seja roda como um todo.
Quando frio e em condições normais de estrada, está "solto", uma vez que a velocidade da transmissão que está antes dele roda à mesma velocidade da transmissão da que está depois! Assim as duas partes do viscoso estão em "sintonia" e não tem razão para aquecer e "bloquear". Quando há perda de tracção, ou seja a transmissão da frente roda mais rápido que a de trás faz aquecer os componentes no interior do viscoso e este começa a bloquear, passando tracção para trás...
Não sei se me fiz entender muito bem...
É isto que acontece com o teu?
Não percebo muito da coisa mas... acho que devia ser precisamente ao contrário!
O viscoso quando funciona como devia, aquece e prende, "bloqueando" a transmissão para trás, ou seja roda como um todo.
Quando frio e em condições normais de estrada, está "solto", uma vez que a velocidade da transmissão que está antes dele roda à mesma velocidade da transmissão da que está depois! Assim as duas partes do viscoso estão em "sintonia" e não tem razão para aquecer e "bloquear". Quando há perda de tracção, ou seja a transmissão da frente roda mais rápido que a de trás faz aquecer os componentes no interior do viscoso e este começa a bloquear, passando tracção para trás...
Não sei se me fiz entender muito bem...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
-
ace_pt
- iniciante TT

O meu faz precisamente o contrario frio mais bloqueado quente mais soltoFreepedro Escreveu:??
testado varias vezes dai eu desconfiar do viscoso a causar essas vibrações
Obrigado
-
carlossilvalr
- maníaco TT

Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Boas
Ace_pt. Eu não percebo nada disto mas esse Viscoso não está bem! E não é por ser recondicionado, porque por exemplo o Freepedro tem um recondicionado (por nós) e o carro dele mantém o comportamento de um original.
De qualquer forma se o viscoso não tiver muito tempo quem o recondicionou assumirá de certeza um novo recondicionamento e a erros estamos todos os humanos sujeitos...
Se precisares de alguma informação dispõe.
Abraço
Ace_pt. Eu não percebo nada disto mas esse Viscoso não está bem! E não é por ser recondicionado, porque por exemplo o Freepedro tem um recondicionado (por nós) e o carro dele mantém o comportamento de um original.
De qualquer forma se o viscoso não tiver muito tempo quem o recondicionou assumirá de certeza um novo recondicionamento e a erros estamos todos os humanos sujeitos...
Se precisares de alguma informação dispõe.
Abraço
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
Boas!
Como o carlossilvalr referiu, tenho um recondicionado "por ele" (não é só ele
) , pois o que tinha (original) já estava mt bloqueado, ou seja já nao tinha o comportamento de um novo, andando sp mt próximo de estar sempre bloqueado, o que, principalmente em condução de estrada, começa a forçar componente mecânica associada à transmissão, sejam cruzetas, diferenciais e IRD, etc. uma vez que nestas condições a tracção dos pneus é máxima.
Abraço
Como o carlossilvalr referiu, tenho um recondicionado "por ele" (não é só ele
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
-
ace_pt
- iniciante TT

Bom dia a todos
Retirei ao meu free as transmissões e o viscoso e a vibração desapareço
Já mandei vir os apoios do Diferencial e rolamentos para o viscoso
Tive também a ver se havia folgas na transmissão e não há nada.
Cumps
Retirei ao meu free as transmissões e o viscoso e a vibração desapareço
Já mandei vir os apoios do Diferencial e rolamentos para o viscoso
Tive também a ver se havia folgas na transmissão e não há nada.
Cumps
Última edição por ace_pt em 10 mai 2013 20:04, editado 1 vez no total.
- JVieira
- júnior TT

Boas,
Tal como disse uns posts atras, eu tive esse problema exactamente igual ao que descreves e era o veio de transmissão que estava danificado...
Abraço,
Vieira
Tal como disse uns posts atras, eu tive esse problema exactamente igual ao que descreves e era o veio de transmissão que estava danificado...
Abraço,
Vieira
-
ace_pt
- iniciante TT

E o que era concretamente ?JVieira Escreveu:Boas,
Abraço,
Vieira
um Abraço
- bcorreia
- júnior TT

- Registado: 03 ago 2005 15:34
- Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di - Sócio LCP: 1468
O do João Vieira era o veio de transmissão da frente danificado... se a memória não me falha quando se tentou afastar o fole estava tudo a deitar massa fora e também só fazia lá para os 100 -120kmh.
Quando tive o meu Freelander, também tive problema com o veio de transmissão e também foi o da frente, logo ao fim de pouco tempo de o ter comprado.
Sentia-se uma vibração principalmente quando fazia rotundas. Nas curvas era raro e a direito não fazia mesmo.
Só conseguimos descobrir pondo o free no elevador e acelerar um pouco para "simular" o andamento na estrada.
Quando tive o meu Freelander, também tive problema com o veio de transmissão e também foi o da frente, logo ao fim de pouco tempo de o ter comprado.
Sentia-se uma vibração principalmente quando fazia rotundas. Nas curvas era raro e a direito não fazia mesmo.
Só conseguimos descobrir pondo o free no elevador e acelerar um pouco para "simular" o andamento na estrada.
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Ex- Freelander 2.0Di 2000
Ex- Range Rover 2.5TD VM 1991
"A LAND ROVER doesn't leak oil, it marks it's territory"
Montijo
Discovery TD5 1999
- bcorreia
- júnior TT

- Registado: 03 ago 2005 15:34
- Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di - Sócio LCP: 1468
O do João Vieira era o veio de transmissão da frente danificado... se a memória não me falha quando se tentou afastar o fole estava tudo a deitar massa fora e também só fazia lá para os 100 -120kmh.
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Montijo
Discovery TD5 1999
-
carlossilvalr
- maníaco TT

Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Boas
O veio de transmissão da frente pode ganhar folga na parte da frente. Dentro daquela peça existe uma cruzeta tripoide e pode ganhar folga como qualquer outra... Muitas vezes esses danos são causados por falta de massa devido ao fole roto. Tanto para o fole como para a cruzeta tripoide há SOLUÇÃO. Não deverá ser necessária a colocação de um outro veio usado (que até pode ter folga) nem de um novo
Abraços
O veio de transmissão da frente pode ganhar folga na parte da frente. Dentro daquela peça existe uma cruzeta tripoide e pode ganhar folga como qualquer outra... Muitas vezes esses danos são causados por falta de massa devido ao fole roto. Tanto para o fole como para a cruzeta tripoide há SOLUÇÃO. Não deverá ser necessária a colocação de um outro veio usado (que até pode ter folga) nem de um novo
Abraços
- JVieira
- júnior TT

Boas,JVieira Escreveu:Boas,
Abraço,
Vieira
Infelizmente não te consigo dar muito mais informação... o mecanico trocou o veio de transmissão... Não colocou um usado mas tambem não colocou novo da marca, acho que é um veio novo de uma outra marca que ficou mais barato...
O BCorreia estava lá e viu e penso que está correcto o que ele está a dizer.
Abraço,
Vieira