Freelander Project X

Discussão sobre Freelanders
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: De novo... Diário dum Freelander

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Miguel, esquece, o soprador é bem melhor, depois vês a cores.

E hoje lá foi... 1º teste em areia, sem nada de upgrades e também sem grandes surpresas, fez o que podia e lhe competia (nem protecção de motor tem montada) mas mesmo assim conseguiu acompanhar (dentro do possível) os irmãos maiores :)

Lá ficaram mais umas luzes do que melhorar

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0

Mensagem por JVieira »

:clap:
Este tópico está cada vez mais interessante! :D

Em relação ao outro Free do anuncio, eu também achei que está engraçado.

O guincho... eu já tinha visto esse projecto do Free ingles e acho brutal! Há tempos fiz um passeio e estava lá um free com guincho, (acho que até pus fotos no post da Cátia) mas era muito fraquinho. O guincho estava +- escondido mas era um guincho muito fraquinho e pequenino, o dono disse que aquilo puxava o Free, mas ele só experimentou puxa-lo desengatado... agora puxa-lo estando atascado a conversa de certeza que ia ser outra...

O meu rádio CB ficou colocado no plástico ao lado da manete da caixa e a antena está exactamente como a tua mas teve de ficar à vista... o suporte "L" é maior que o teu e se ficasse tapado o limpa-vidro traseiro ficava lá engatado, aliás como aconteceu e mamou a bateria toda...

Força com esse projecto! ;)

Abraço
nelsonf
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 mai 2013 00:56
Land Rover: range rover 2.5 DT P38
Sócio LCP: 2928

Mensagem por nelsonf »

boas sersanrr.
Foi um belo passeio e um bom teste e com boa companhia essa ultima foto está brutal com o meu range em primeiro na fila,lol lol .
abraço.
cumpr..............
:clap:
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

JVieira,

Isto é preciso é tempo e dinheiro, a ideia é por um 6000lbs, consigo arranjar um 3500lbs a muito muito bom preço mas tenho receio que seja demasiadamente "curto" para o freelander, ele é leve mas não tanto (isto é daquelas coisas que se é para ter convem que realmente funcione...), de qualquer forma, como disse anteriormente dificilmente consigo por ali algo maior escondido, tudo o que for acima das 6000lbs vai ficar à vista..

Nelson, tenho lá uma foto gira do teu a subir a rampa da areia, realmente foi um passeio a repetir, equipa pequena mas muito coesa, venham mais :)

Abraços
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Parece que há novidades :ok:

Imagem

Acabinhos de chegar, tacos de suspensão com mais 40mm "custom made" by Soluções Freelander (Obrigado Carlos e David :ok:), vamos lá ver como vai ficar a obra final :D
wshark
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 27 fev 2014 15:50
Land Rover: freelander
Tipo Motor 2.0
Ano 98
Sócio LCP: 3146

Mensagem por wshark »

Boa tarde SERSANRR os tacos era o que eu queria por no meu, de 40mm não precisa alterar nada pois não? Ou tem que fazer algum corte?
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

De 40mm está no limite, já tenho que cortar as tais abas mas é mesmo só porque pode bater no cruzamento extremo quando ficas com uma roda da frente pendurada, se não queres mexer mesmo em nada nem ter desgastes adicionais aconselho-te de 30mm, daqui para cima já precisas de ter atenção a algumas coisas, fala com a Soluções Freelander ;)

No meu caso os 40mm são mesmo pelo peso que pretendo adicionar ao freelander.

Abc
wshark
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 27 fev 2014 15:50
Land Rover: freelander
Tipo Motor 2.0
Ano 98
Sócio LCP: 3146

Mensagem por wshark »

Ok obrigado vou falar e ver o que me dizem eu gostar gostava de 50mm mas ja estou a ver que é muita coisa .
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Eu tive o kit original da DAP +2" no meu freelander anterior (que agora é comercializado na europa pela Bearmach) e sinceramente, acho que o desgaste mecânico é muito acentuado, especialmente se o carro andar leve (fica muito alto) e o usarem fora de estrada... Fica com muito bom aspecto mas acabei por reduzir o kit para os 35mm.

Voltando outra vez à minha maquina, já recebi os "122cv" que o vão empurrar estrada fora s:) :driving:
Imagem

Abraços
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226

Mensagem por Chorondus »

Boas noites caro SERSANRR!

Voltando ao tema do "soprador" qual foi a temperatura usada?Estive há dias no aki a ver uma pistola de calor que pode chegar aos 600º. Acho que se se colocar a coisa muito alta, pode colocar-se o perigo de queimar/derreter os plásticos e estragar a tinta. Já para não falar de incendiar o carro! :o (Pronto, exagerei nesta! :D )
Tomou alguns cuidados extra? Que tipo de pistola usou e como calculou a temperatura adequada?

Cumprimentos e é um prazer acompanhar este post. :ok:

NV
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Relativamente ao soprador varia muito com o mesmo, no meu caso, é um daqueles de linha branca do Leroy acho eu, mas adiante é uma linha branca qualquer que também dá os tais 600º (600º é a temperatura do ar e mesmo assim tenho duvidas que atinja tais temperaturas, aquilo não é um maçarico ;) ). Seja como for, o truque é o tempo e não propriamente o calor ser mais ou menos, eu ligo o dito no máximo e vou dando calor em passagens, não pode é ficar parado muito tempo no mesmo sitio, alias, no vídeo que postei anteriormente vês como fiz (a pistola tem 2 velocidades eu uso a mais alta).
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Hoje foi dia de montagem do kit de suspensão, deixo aqui um "manual" do que poderão encontrar pela frente.

Ao contrario do que costumo habitualmente fazer, desta vez optei por começar a montagem pela frente pois o nível de complexidade é superior.

Roda fora começam os desafios, primeiro há que tirar o pendural da direcção, convem ter uma ferramenta destas ou similar se não a montagem fica logo por aqui, depois é preciso tirar os pendurais da barra estabilizadora, chave 15mm e uma sextavada interior fazem a festa
Imagem

É preciso retirar o fio do sensor do ABS e o clip que segura o tubo dos travões

Depois há que retirar os parafusos do amortecedores, chaves 21mm, 18mm e 15 no topo da torre
Imagem

Após retirarem o amortecedor do sitio à que cortar (sempre que o lift seja superior a 40mm, se bem que fiquei na duvida se abaixo disto não será necessário) parte da chapa para que o pendural da direcção não fique preso na chapa quando o amortecedor está totalmente esticado, isto é importantíssimo visto que vos pode prender a direcção
Imagem

Kit no sitio, agora é apertar o mesmo e voltar a remontar (este trabalho faz-se melhor a 2, mas se precisarem de faze-lo sozinho conseguem segurar o amortecedor por dentro do próprio taco para por as porcas da torre)
Imagem

Existe um pequeno detalhe que tem a ver com o camber, a forma mais fácil de alinhar é com os parafusos de correcção de camber, ou então ovalizando o buraco superior do amortecedor mas para que fique bem exige algum rigor.

E pronto, a frente já está
Imagem

Passando para trás a operação é mais simples no entanto tem uns pontos que requerem atenção.

Para chegar aos amortecedores é preciso retirar os plásticos inferiores laterais da mala e o plástico da entrada da mala.
Imagem

Os laterais saiem retirando as borrachas das portas traseiras, o apoio dos cintos traseiros inferior (chave torx grande não sei o numero), rodando meia volta os suportes (4x) para prender a carga e um ultimo parafuso que está mais ou menos escondido dentro do sitio onde encaixa a chapeleira
Imagem

Retirados os plásticos à que tirar as porcas, 3 na torre mais os 2 parafusos do fundo do amortecedor, as medidas das chaves são iguais às da frente, 15mm torre, 21mm/18mm fundo no entanto atenção que atrás tem truque, é preciso retirar os tubos de travão mas ao contrario da frente o tubo passa por DENTRO duma cavidade do próprio amortecedor, têm que separar o tubo e voltar a sangrar os travões, ou em alternativa (que foi o que eu optei) abrem um rasgo permitindo que o tubo saia e entre sempre que precisem de mudar o amortecedor sem necessidade de estar a mexer no sistema de travagem
Imagem

Depois é montar os tacos e reverter o processo, uma ultima nota, no topo da torre vai ficar um buraco visto que o amortecedor já não aterra mesmo no sitio e isto vai meter pó e barulho, aconselho a meterem esponja no espaço aberto para impedir pó e ruido de entrar, o espaço é visível aqui
Imagem

E pronto, reparei no entanto que o macaco do jipe só consegue levantar o carro um ou dois cms mesmo mesmo no fim do curso.... tenho que pensar numa alternativa
Imagem

Resultado final
Antes:
Imagem
Depois:
Imagem

Abraços
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Ontem acabei por não publicar nenhuma foto da diferença no aspecto final do freelander, cá fica, no entanto sem nada ao lado para comparar é difícil perceber a diferença
Imagem

Relativamente aos ângulos dos semieixos ficaram assim:
Imagem
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

SerSanRR. 4cm parecem pouco mas nao sao. Eu ate pensei que ficasse mais alto mas afinal ate diria que ficou no ponto,nota se que subiu,mas nao muito. Os meus parabens.
Abraço
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Bruno, 4cms parece pouco mas acredita, faz uma diferença enorme... ontem estacionei ao lado dum VW Tuareg dentro do Allegro (com o chão niveladinho) e tanto a altura ao chão como o capot estavam substancialmente mais altos :sing: :rofl:

Tenho que ver se tiro uma foto ao lado de outro LR para dar uma ideia mais "real" da diferença :)
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Eu nao disseque nao se notava a diferença Sergio. Bem pelo contrario. Gosto do aspecto dele. Sera uma das alteracoes a fazer ao meu,isto quando o comprar lol,juntamente com o chip de potencia
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

A questão é que se nota bastante ao lado de outro jipe qualquer, no entanto se não tiver nenhum so lado a servir de referencia só reparas no espaço das cavas das rodas, uma coisa é certa, está muito mais proporcional, ainda ontem olhava e pensei, isto devia ter vindo assim de fabrica...

Agora... Se não vais fazer mato não te aconselho pois embora fique muito bem eu sei que vou ter um desgaste adicional na transmissão e tens sempre que cortar chapa e, nem toda a gente gosta de cortar chapa :)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Ultima parte do upgrade à suspensão: Alinhamento

De facto parecia direito no entanto, estava bem torcido, foi à maquina e corrigiu-se o que faltava, agora sim, ainda quero dar um toque no camber de 2 rodas mas não é problemático, só depois do Iberico é que me volto a chatear com isto

Imagem

Mais um upgrade :rofl: :dance:
Imagem

P.S.: Entretanto desfiz a chave das porcas de segurança... a LAND ROVER foi impecável, arranja-me a dita chave em 2 dias :)

Abraços
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Re: Freelander Project X

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Update da semana.

Já está em casa o viscoso para substituir a unidade antiga, próximo trabalho a efectuar assim que tenha tempo para lhe pegar.

Entretanto lá foi a mais um Iberico, foi e veio sem problemas, aproveito também para agradecer, a todos os que me acompanharam e que tive o previlégio de acompanhar, o meu muito obrigado.

Cá está mais uma foto do dito com o lift
Imagem

Deixo aqui duas fotos de comparação com outros modelos LR:

Com o Defender
Imagem

Com o Discovery 2
Imagem

Até breve.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Re: Freelander Project X

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Entretanto descobri que agora dá erro nas portagens, o capot está acima do 1,10mts :D

E pronto, viscoso mudado e transmissão novamente a 100%

Primeiro há que montar os rolamentos no viscoso, embora os antigos tivessem em condições, optei por montar 2 novos
Imagem

Lá arranjei um tubo mesmo à medida do rolamento, facilitou bastante o trabalho
Imagem

Imagem

Após a montagem dos rolamentos é colocar novamente tudo no sitio, a forma mais fácil quando tiverem que fazer esta operação sozinhos é, montam o viscoso no sitio com os parafusos sem apertar para se puder deslocar para a frente e para trás, depois encaixam o eixo da frente do lado do viscoso (enrosquem primeiro o parafuso que seguro o veio ao viscoso antes de colocarem o veio), depois encaixem na IRD apontem os parafusos, encaixem o veio traseiro do lado do viscoso e por fim do lado do diferencial, apontem os parafusos e por fim apertem tudo no sitio, aconselho a apertar o viscoso mesmo no fim de tudo apertado para que possam coloca-lo na posição mais "neutra" para os rolamentos trabalharem sem esforço.
Imagem

Done, veio no sitio e pronto para mais uns kilometros ;)
Imagem

LandAbraços