Freelander Project X

Discussão sobre Freelanders
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: Freelander Project X

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

A protecção já está feita e colocada no sitio, agora falta testar em ambiente real, deixa ver se resiste à Lousã daqui a 2 semanas :) (digo ambiente real pois já levantei o free pela protecção e parece aguentar-se bem, mas em andamento é sempre outra coisa)

JVieira, deixa ver como corre, se for preciso depois adiciono-lhe mais uns escoamentos ;)

Imagem

Imagem

Imagem
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Com certeza que deverás ter de fazer uns buracos para escoar a lama e afins que por lá ficam!
Ficou com bom aspecto!
E é como disseste, experimentar em ambiente real (monte com ele :D)

Abraço!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

SERSANRR Escreveu:Tem de ser! Aos poucos vai lá :)

Então e já viste mais algum porreiro?

Abc
Boas Sergio. So agora vi a tua mensagem!
A oferta é sempre bastante grande mas ainda não comprei nada. Ando a juntar guita visto ter tido umas despesas extra. Pode ser que apareca algum barato como o que te mostrei!
Uma coisa e certa,vou querer um "chip" igual ao teu lol ;)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Acredita, o chip transformou por completo a condução, está muito mais ligeiro ;)

Entretanto tive um contratempo... vai na volta pingava-me do tecto quando chovia, pensei... ok, são os escoamentos de agua do tecto de abrir estão entupidos, deixa-me lá tirar o tecto para limpar as calhas... Assim que tirei os parafusos e tentei levantar o vidro uma "chuva" de pedaços de ferrugem e metal começou a cair... resumindo... A estrutura do vidro do tecto de abrir está completamente danificada, muito para alem de qualquer possibilidade de reparação, o antigo dono achou por bem, quando o tecto avariou nunca mais o abrir, nem sequer para ver como estava aquilo. Vou tentar uma reparação alternativa depois posto aqui.

Mudando de assunto, como já tinha comentado algures tenho montados uns fantasticos pneus FENIX ROAD KING (seja lá o que isso for :D ) na medida original 15, no entanto, tenho o eixo da frente com um desgaste muito muito acentuado e os de trás (e suplente) praticamente novos, pensei: Ok, vou arranjar 2 novos para a frente! Estava tudo muito certo tirando o facto de não descobrir ninguem que tenha pneus destes (Incluindo o fabricante (Recauchutagem Labor)) :bolas:
Como tal, quero montar algo alternativo nos 2 eixos, mas quero um 50/50 verdadeiro (piso tipo BF AT) o que sugerem? Insa Ranger? Fedima Fronteira? (eu sei que são reconstruidos mas isso tambem os FENIX que lá andam) pensei tambem nos Kumho KL71 mas acho que se calhar já serão muito agressivos, alem disso estão esgotados por cá (e não me pareceram muito interessados em arranjar... que é outra coisa que adoro neste país...)
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657

Mensagem por tiago_silva »

Eu estou com o mesmo problema de tecto em mãos. Vamos lá ver como fica.
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Bullxer
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2014 21:27
Land Rover: Freelander 2.0Di

Mensagem por Bullxer »

tiago_silva Escreveu:Eu estou com o mesmo problema de tecto em mãos. Vamos lá ver como fica.

Tu e 90% dos frees :D

O meu vai ser anulado por completo...chapa soldada, pintura e voilá....nunca mais.
Quanto ao "chispe"...epah...realmente tenho que concordar com o amigo SERSANRR...o Free devia vir assim de origem.
Mais disponivel em todos os regimes, mais força, e parece-me que em condução preocupada melhores consumos.
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

Bullxer Escreveu: Tu e 90% dos frees :D
os q tem o número correcto de portas ñ sofrem desse mal :lol:
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

baptistama Escreveu:
Bullxer Escreveu: Tu e 90% dos frees :D
os q tem o número correcto de portas ñ sofrem desse mal :lol:
Correcto! :p
Bullxer
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Bullxer »

essa dos numeros das portas tá boa....loool.... :rofl:

De qualquer das maneiras tem que se dar respeito aos mais manos grandes :p

Independentemente disso...os "defeitos" existem em todos....mas LAND ROVER é sempre LAND ROVER :clap:
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Bullxer Escreveu:essa dos numeros das portas tá boa....loool.... :rofl:

De qualquer das maneiras tem que se dar respeito aos mais manos grandes :p

Independentemente disso...os "defeitos" existem em todos....mas LAND ROVER é sempre LAND ROVER :clap:
Manos grandes? Quem são esses?

São do mm tamanho!! Aliás se houver mesmo preciosismo, o 3 portas é 1 mm mais comprido!! Quem é o mano grande afinal?? :)
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657

Mensagem por tiago_silva »

1 mm?!? Eh pah... Fui enganado! Se eu sabia.... :lol: ;)
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Mais 1 mm? Hummm então é por isso que o espaço atrás é tão pequeno... lol

Bem, recapitulando... Estava eu aqui a pensar e repensar como é que iria fazer uma roof rack para o freelander e de repente aparece-me uma proposta irrecusável por uma daquelas que o Mpblue falou aqui à uns posts atrás

Imagem

Estava tudo muito certo só falha pelo facto de estar muito alta, não gosto de a ver assim... (na foto ainda está solta) agora, já pensei tirar as barras e fazer uns suportes mas não dá, é muito mais estreita que a furação do tecto... outra coisa que percebi tambem foi que o tecto é muuuiiiitttooooooo mais estreito atrás que à frente... :bolas:
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

SERSANRR Escreveu:Boa tarde,

Bem, recapitulando... Estava eu aqui a pensar e repensar como é que iria fazer uma roof rack para o freelander e de repente aparece-me uma proposta irrecusável por uma daquelas que o Mpblue falou aqui à uns posts atrás

Imagem

Estava tudo muito certo só falha pelo facto de estar muito alta, não gosto de a ver assim... (na foto ainda está solta) agora, já pensei tirar as barras e fazer uns suportes mas não dá, é muito mais estreita que a furação do tecto... outra coisa que percebi tambem foi que o tecto é muuuiiiitttooooooo mais estreito atrás que à frente... :bolas:
De repente surgiu-me uma ideia :roll: . As barras originais são em aluminio? Desconheço como elas apertam mas... pegar nas barras originais e alterá-las para ficarem mais baixas? Sempre ficava a mesma base e fixação :??
Bullxer
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Bullxer »

e já pensaste em encurtar a propria roof rack.

Ver se me consigo explicar.

Pelo que vejo nas fotos, se existir a possibilidade de esses cantos em preto sairem, desmontavas-as, medias isso com um esquadro, e encurtava-as de forma a caberem entre as barras originais.

Com jeitinho isso quase que apertava os cantos do roof rack aos cantos mais largos das barras originais.

Não sei se me fiz explicar, mas se quiseres posso fazer uns rabiscos no paint :D
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

SERSANRR Escreveu:Boa tarde,

Imagem

Boas:

Confirma-se, com a grade bem escolhida nas dimensões, e aperta-se isso as barras originais, ou fazendo suportes novos, directamente à carrosserie...

Sersan, faz um suporte em Z com furos rasgados, e assim compensas as diferenças de largura e fixas à carrosserie...

Há mais dessas a preço irrecusável???
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

E o vencedor é..... Bullxer lol Acabei por fazer aquilo que dizias, encolhi a rack para caber entre as barras de origem, ficou porreiro, assim evitei tambem grandes maquinações e fabricos mais "homemade", parece original :D

Mpblue, não dá para fazer suportes pois a distancia é mesmo muito grande (para suportes com alguma resistencia ao peso), (quanto ao preço, esta foi via site de classificados, é estar atento ;) )

Cá ficam as fotos

Imagem

Imagem

Para fixar a rack, furei as barras com 2 medidas (8mm/12mm) para o parafuso ficar mesmo à face(para minha alegria descobri que são de aluminio maciço :D )

Imagem

Entretanto lá consegui arrumar a bagageira, vai assim amanhã para a Lousã!!! :D :driving:
Imagem

E para já é tudo, amanhã vai fazer o seu primeiro passeio mais a sério, vamos lá ver como se safa... (E que ideias voltam com ele eheheh)
Bullxer
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Bullxer »

Apesar de não ser adepto das roof racks ficou muito porreiro. Fico contente por ter ajudado no teu dilema mas realmente acho que como fizeste fica o mais simples e com stock-style agradavel e sem muita bricolage. Depois pagas uma fresca :beer: ahahahah

Agora isso quer é uso e muito pó :clap:
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Boas Sergio. Tou a ver que o teu projecto esta a ficar muito fixe :-)
Vou fazer aqui um pequeno off-topic mas julgo que a informação tera utilidade aqui pelo fórum pelo custo do mesmo.
Um dia destes nas minhas "vadiagens" pelo OLX dei de caras com isto:
Pára-choques tipo afn para jipes
http://www.olx.pt/453215801
Se não conseguirem ver digam que tento postar de novo o numero do anúncio.
Cumprimentos a todos.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Após uma longa ausencia cá estou para fazer mais uma actualização ao diário :D

Bem, tal como todos ou quase todos os Land Rovistas costumam dizer, o Freelander é só problemas... vejam lá que o dito farta-se de me comer gasoleo, eu encho o deposito e o gajo esvazia-o... irra, neste momento tem uns 600kms feitos com este deposito com 40 e poucos euros... :sing:

Em novembro andou perdido na Serra da Lousã 2 dias, a ver se edito uns videos para por aqui :)
http://youtu.be/IVsSAWPQCoE

Imagem

Imagem

Imagem

De resto só tenho a apontar uma birra, o rolamento da bomba de direcção assistida desfez-se todo e tive que fazer uns 30kms á martelada à bomba (para ela se soltar novamente) para chegar a casa sem chamar o reboque, mas chegou :clap:
Bomba trocada, trabalho gigantesco visto que se tem que levantar o motor do lado esquerdo para ter espaço para trabalhar mas não é nada que não se faça, deixo só um conselho, cuidado com o suporte do motor... eu distrai-me a levantar o motor sem me aperceber que o veio do apoio não saiu do sitio e rasguei logo a borracha...

Imagem
Imagem

Outra coisa que me andava a chatear era o facto da 1 e 2 velocidade da sofagem não estarem a funcionar, já o comprei assim, hoje lá perdi tempo a resolver a questão, aquilo basta tirar fora, tirar as resistencias velhas e soldar novas, voilá... já funciona e gastei qualquer coisa como 8€ com portes via Ebay

Aspecto das resistencias, era suposto ambos os lados das "molas" estarem agarradas a algum lado.. digo eu...
Imagem

O famoso kit e o sensor (E a mesa da cozinha, espero que a Cara Metade não venha aqui :rofl:)
Imagem

E o produto final pronto a montar no sitio
Imagem

E para já é só, tenho a protecção da frente para modificar e quero fazer outra protecção para a traseira para proteger o escape e o deposito mas para já, prioritário são pneus...

Falando em pneus, na zona de Lisboa conhecem alguma casa que esteja disposta a vender pneus? É que eu procuro uma coisa mais especifica e ninguem está para se chatear... Não sei o que montar, vi uns federal couragia AT, uns Kumho KL78, uns KL71, Insa, mas fico sempre no mesmo filme, ah e tal não há... (e eu penso, e pegar no telefone e ligar ao fornecedor não!?)

Abraços
Bullxer
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Bullxer »

Excelentes fotos essas....
Realmente é como dizes....dizem que é só problemas, mas acho que quem diz isso é porque não deve fazer manutenção preventiva e desleixa-se à brava.
O meu também é só gastar gasóleo (felizmente :god: ), mas a verdade é que só o mês passado foram mais de 300€ para ele a fazer manutenção preventiva ( tubos de agua, termostato, vaso expansão e respectiva tampa, limpeza do circuito, alteração do radiador para prevenir (sobre)aquecimentos, óleo, filtro do óleo e do ar ).

Ficaste com a referencia do rolamento? É interessante saber porque trabalho com rolamentos diariamente e arranjo-os a excelente preço.

Quanto aos pneus, experimenta na PneuCity, eles têm a opção de enviar os pneus para um montador que tenha parceria com eles perto da tua casa.
Não sei que tipo de pneus procuras mas eles têm muita escolha e a preços simpáticos.
Tive uns Hankook Dynapro ATM, se precisares de opinião deles é só pedires