Rebaixar caixa velocidades

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
kaothic
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 dez 2008 13:47

Rebaixar caixa velocidades

Mensagem por kaothic »

Já alguem tentou rebaixar a caixa de velocidades num land, de modo a compensar os angulos dos veios de transmissão após levantar a suspensão?

Será que desta forma ja conseguimos ir aos 3" sem vibrações manhosas na transmissão?

Será que não é uma solução mais barata comparando com o preço absurdo dos tirantes com angulos corrigidos?

Cumps
TTiagoDiasSilva
pleno TT
pleno TT
Registado: 01 nov 2008 15:59
Land Rover: Range Rover 300tdi
Freelander td4
Sócio LCP: 2062
RTI: 0

Mensagem por TTiagoDiasSilva »

Nao sei se será boa ideia pois vais perder altura em relaçao ao solo!!!
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

Boas!
por acaso já me tenho questionado com isso...
os patroleiros usam muito essa tecnica de rebaixar a caixa por causa dos angulos dos veios de transmissao... mas nos LR nao se ouve falar mt nisso... é por ser mais dificil que nos GR(que é muito facil), ou por outro motivo?

kaothic, para meteres molas com +3", nao só vais ter que meter os tais tirantes com valores absurdos, como tens que meter tb veios mais compridos e de cardan duplo ou com cardans de 30º, que tem valores ainda mais absurdos :bolas:

se essa técnica de rebaixar a caixa for viavel nos land`s, era uma alternativa aos €€€ gastos em veios de transmissao xpto... :driving:

Abraço
MauricioLuis
pleno TT
pleno TT
Registado: 28 jul 2005 04:57
Land Rover: Defender 90 Td5 2002
ex-Defender 200Tdi 1993
ex-Engesa4 F1 4.1L 1986
ex-S10 4x2 2.0 1995
Sócio LCP: 500
RTI: 987

Mensagem por MauricioLuis »

Eu tenho um amigo que fez exactamente isso no discovery dele, mas ele é mecanico/soldador... Não sei a complexidade da operação, mas é possivel sim.
kaothic
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 dez 2008 13:47

Mensagem por kaothic »

TTiagoDiasSilva Escreveu:Nao sei se será boa ideia pois vais perder altura em relaçao ao solo!!!
O rebaixamento da caixa é feito no max por 2cm, por isso nao julgo ser relavante.
JotaJor Escreveu:Boas!
por acaso já me tenho questionado com isso...
os patroleiros usam muito essa tecnica de rebaixar a caixa por causa dos angulos dos veios de transmissao... mas nos LR nao se ouve falar mt nisso... é por ser mais dificil que nos GR(que é muito facil), ou por outro motivo?

kaothic, para meteres molas com +3", nao só vais ter que meter os tais tirantes com valores absurdos, como tens que meter tb veios mais compridos e de cardan duplo ou com cardans de 30º, que tem valores ainda mais absurdos

se essa técnica de rebaixar a caixa for viavel nos land`s, era uma alternativa aos €€€ gastos em veios de transmissao xpto...

Abraço
Caro Jota, eu já tenho 2" apenas tou a considerar colocar tacos com mais 1".. mas se com 2" já sinto alguma vibração na caixa..

Realmente era uma opção viavel visto que um kit de rebaixamento custa menos de 50€ ou até feita em casa com uma simples tabua de bater bifes :cool:

MauricioLuis Escreveu:Eu tenho um amigo que fez exactamente isso no discovery dele, mas ele é mecanico/soldador... Não sei a complexidade da operação, mas é possivel sim.
Se pudesses obter junto do teu amigo mais pormenores era optimo.

Cumps
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

Caro Jota, eu já tenho 2" apenas tou a considerar colocar tacos com mais 1".. mas se com 2" já sinto alguma vibração na caixa..

Realmente era uma opção viavel visto que um kit de rebaixamento custa menos de 50€ ou até feita em casa com uma simples tabua de bater bifes :cool:
Boas kaothic,

com molas +2" já sentes vibraçao?? :yikes:
normalmente com essa altura nao costuma haver stress... que molas tens?

mas olha uma coisa... nos LR, penso que rebaixar a caixa nao seja tao simples como nos GR`s, que é como tu dizes, com a "tabua de bater bifes"...

http://www.versaoterra.com/patroly61_10.htm
nos GR`s a travessa que segura a caixa, é aparafusada por baixo ao chassis. e por isso, basta meter os tacos entre a travessa e o chassis, que depois ao apertar já fica mais baixa do que estava originalmente.

nos LR`s, a travessa que segura a caixa é aparafusada lateralmente no chassis, e por isso já nao se pode usar a "tabua de bater bifes".

quando me lembrei de fazer isso nos LR`s, a primeira ideia que me veio à cabeça, foi cortar um bocado aos apoios de borracha da caixa que estao nessa travessa, mas acho que nao é muito fiavel, porque depois nao deixa a caixa vibrar devidamente. outra hipotese que vi, é prolongar o "U" da travessa(ver desenho), e fazer nova furaçao mais em cima, mas este trabalho já requer mais trabalho de soldadura, e já nao é para qualquer um...

fica aqui um desenho:
Imagem

a verde estao os apoios em borracha;
a vermelho esta um dos parafusos que aperta a travessa lateralmente;
a azul está aquilo que eu falei em acrescentar para fazer nova furaçao mais acima.

Abraço