Valvula EGR...esclarecimento

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
luis mateus
master TT
master TT
Registado: 26 jan 2008 20:45
Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
Sócio LCP: 1893

Re: Valvula EGR...esclarecimento

Mensagem por luis mateus »

Boas,

Aproveito este tópico para esclarecer uma questão: Ao anular a válvula EGR, vai haver alguma alteração a nível do consumo?

Desculpem a ignorância :god:

Abraços :driving:
Imagem
Luis Mateus - Pombal
Móvel: 919138566
Sócio nº1893
email: Ladm@sapo.pt
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

pela logica nao ha mais consumos
luis mateus
master TT
master TT
Registado: 26 jan 2008 20:45
Land Rover: Modelo: Defender 110 Tipo: 9 lugares Motor: Td5 Ano: 2000
Sócio LCP: 1893

Mensagem por luis mateus »

bunino Escreveu:pela logica nao ha mais consumos
Obrigado "bunino",
Fiz esta pergunta porque a minha 110 está a gastar 8,5l/100Km e não queria estragar a média :lol: .

Já agora, e retirar a panela de escape, fará alterar os consumos? :??

Abraços :driving:
Imagem
Luis Mateus - Pombal
Móvel: 919138566
Sócio nº1893
email: Ladm@sapo.pt
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

TÊDÊ5 Escreveu:Também ando a pensar em anular a minha do disco. Tenho tentado informar-me o melhor possível mas há de facto muita opinião.
Boas.
Já eliminei a minha EGR e o que tenho a dizer é o seguinte:
-Não aumenta os consumos.
-Nota-se uma ligeira melhoria em baixa (ligeira) Expl: quando precisava de reduzir de 4ª para 3ª agora em 4ª basta carregar no acelerador e ele vai sem problemas.
-Não esquecer de nos discos td5 tapar não só os dois tubos que encaixam na bomba antes da ERG mas sim tambem tapar a saida (posterior entrada) na bomba desse tubinho porque senão fica sempre a mandar a informação á centralina que é preciso ar para a bomba quando ela no fundo está desligada (espero ter explicado em condições).
-Na minha opinião em qualquer EGR é melhor eliminar o circuito todo do que simplesmente tapar o buraco como muita gente faz.
-A única coisa que fica na centralina são os erros da EGR na primeira vez que é deslgado e depois não chateia mais...
-A poluição (li já não me lembro onde) de andar com a EGR desligada durante um ano equivale a um pacote de leite deitado ao lixo.
-A única diferença que poderá ser considerada pior (embora a mim não me faz diferença) é o motor demorar mais um bocado a ficar na temperatura normal (subir o ponteiro) porque como não existe recirculação dos gazes do escape (quente) ele vai aumentando gradualmente demorando mais uns minutinhos (poucos) a aquecer.

Abraço
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Mensagem por jpcme »

Bem Paulo

Atencao que isso que te referes pode ser muita coisa, pode estrangulamento dos respectivos tubos , como o teu P38A e de 1999, nao sei se ja tem medidor de massa de ar (tambem pode provocar isso), EGR?? nao sei se no teu caso sera, tenho as minhas duvidas, mas nao perdes nada em ver.

Como estas de filtros? (ar e gasoleo)

Muitas vezes sao pequenas coisas que nao conseguimos ver, pois nos concentramos nas mais importantes ;)

Cumprimentos
JP

Já agora essa falta de rendimento, pelo que entendi, poderá ser então originada por um EGR defeituosa.
Serão os sintomas tudo idênticos a problemas por vezes apontados ao turbo, ou por vezes ao estrangulamento dos respectivos tubos???
Pergunto isso pois já pedi, para me verifcar isso e os meus e estão ok!

É que não consigo entender,o porquê de por vezes (no mesmo dia) o DSE até se "mexer" bem e por vezes ser mais pastelão. Ontem notei isso, e quando ele não se "mexia", notava se mais do que o normal o fumo preto a sair....

De qualquer obrigado pelo teu acompanhamento técnico :cool:[/quote]
Imagem
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Mensagem por jpcme »

Claro que poupas mais o motor, assim como se nao andares nele, estao e que poupas!!!

O poupar e durar e tudo muito relativo, pensa assim, antigamente os carros nao tinham essa valvula e duravam menos por isso?

Claro que nao, entao esse desgaste nao se coloca como questao.

O motor foi dimensionado, para lidar com essas temperaturas, que sao normalissimas.

A questao de fundo, que parece quem ninguem liga (ja e normal), sao as questoes ambientais, a tal temperatura faz com que haja a formacao de produtos nocivos para o ambiente, mas nao inplica que o carro sofra com isso.

Alias, o carro, mecanicamente sofre muito mais com a EGR, ao ter de processar outra vez o "lixo" resultante da combustao, fica tudo carbonizado, impedindo o bom funcionamento do motor.

Cumprimentos
JP
TÊDÊ5 Escreveu:Também ando a pensar em anular a minha do disco. Tenho tentado informar-me o melhor possível mas há de facto muita opinião. :bolas:

mecanicamente e quimicamente percebo o que ela faz. Aquilo é para diminuir a quantidade de emissões do tal NO (que em certas condições pode dar em ácidos, ozono etc, etc...) que se forma a altas temperaturas. Ao introduzir ar já "queimado" o O2 presente é menor logo a combustão não é tão eficiente em termos de potência/temperatura. Agora; questão: Se reduzimos a temperatura de funcionamento e o impacto de cada explosão, o motor não estará a ser mais poupado? :??
Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Olá JP,
jpcme Escreveu: Atenção que isso que te referes pode ser muita coisa, pode estrangulamento dos respectivos tubos , como o teu P38A e de 1999, não sei se ja tem medidor de massa de ar (também pode provocar isso), EGR?? não sei se no teu caso será, tenho as minhas duvidas, mas não perdes nada em ver.

Como estas de filtros? (ar e gasóleo)
Sim tem medidor de Massa de ar... filtros todos novos... entretanto ontem fui eu próprio ver os tubos do Turbo e aquilo parece-me muito "mole", apesar de com o motor a trabalhar não notei que eles ficassem "esganados"...
jpcme Escreveu: Muitas vezes são pequenas coisas que não conseguimos ver, pois nos concentramos nas mais importantes ;)
Ora nem mais...

Obrigado
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...