Problemas tipicos com os Detroit Locker

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Problemas tipicos com os Detroit Locker

Mensagem por jpcme »

Carissimos

Ao ter de reparar vários Detroit Locker, resolvi tirar umas fotos para que quem nunca abriu fique com uma pequena ideia, do que "parte", porque parte e do que e necessário fazer.

Na minha modesta opinião estes bloqueios, são muito difíceis de dar problemas ou partir, estou a falar de um uso normal e não em competição intensiva que mesmo assim garanto que será muito forte, devido a sua construção simplista e robusta.

No entanto tem aparecido muitos "partidos"... e a que se devera... vamos ver a seguir.

O problema em 99% dos casos e quando um semi eixo se parte, ele a partir desse momento provoca um encravamento interno, o que faz com que o mecanismo, não "encaixe" na perfeição e que o atrancamento seja por vezes feito nas pontas dos dentados.

Logicamente a resistência mecânica decresce radicalmente e o "acidente" acontece.

Por isso concluimos que sempre que um semi-eixo parte, a seguir vai o Locker, quase garantidamente, então tiramos um importante conclusão, aquando a colocação de um detroit Locker, temos de ter o cuidado de colocar uns semi-eixos de boa qualidade, senão corremos o risco e colocar em perigo o bloqueio.

Eu sei que na maioria dos casos a escolha deste bloqueio e feita por razoes de preço e por isso as pessoas não compram mais nada... mas infelizmente nao pode ser assim, o barato muitas vezes sai caro, pois quando um locker parte, mesmo que o arranjo seja económico.... começa a ficar muito perto dos valores de um ARB (por exemplo) e o sentido/argumento que existia na altura da sua compra, deixa de existir.

Se se colocar uns bons semi-eixos, então não há problema algum e o material porta-se ao mais alto nível.

Ficam aqui algumas fotos exempleficativas:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Na maior parte dos casos as únicas pecas danificadas são as que chamei de "topos dentados" e geralmente e só um dos lados (o do semi eixo que partiu).

Mas encontrei um caso em que a pessoa deve ter tido a necessidade de ter continuado a "rolar" com o carro após o "acidente" e podemos encontrar mais danos colaterais como o daquela anilha da foto acima com um aba partida.

Caso se tenha possibilidade (o que nem sempre acontece), quando algo se parte, devemos isolar o problema e tentar não rolar mais com o carro sob pena de se danificar mais pecas do que as do estrago inicial.

Cumprimentos
JP
Imagem
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Re: Problemas tipicos com os Detroit Locker

Mensagem por hugocvaz »

"quando algo se parte, devemos isolar o problema e tentar não rolar mais com o carro sob pena de se danificar mais pecas do que as do estrago inicial."

Como é que isolamos o problema??
Imagina estamos no meio do mato ,,, sem um caminho perto para o reboque nos tirar de la para fora?
tiramos o veio de transmissão? ou é burrice fazer uma coisa destas ?
desculpa a pergunta . mas gosto de saber mais destas coisas.
é mais uma vez um bom topico ... um onde aprendemos alguma coisa _:)
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva jpcme

Mais um post com a qualidade jpcme ... :cool: :ok:
e com os Truetracs quais os problemas que podem surgir? Tambem os consegues reparar?
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Hugo

Dependendo do caso, antes do mais tens de retirar os semieixos e desligar a transmissão.

Mas repara numa coisa, quando não da... não da... paciência

Mas como sabes, eu e o pessoal, já poupamos muito material por termos muita ferramenta sempre connosco e por termos desmontado muita coisa antes que partisse tudo ;)

Abracao
JP
hugocvaz Escreveu:"quando algo se parte, devemos isolar o problema e tentar não rolar mais com o carro sob pena de se danificar mais pecas do que as do estrago inicial."

Como é que isolamos o problema??
Imagina estamos no meio do mato ,,, sem um caminho perto para o reboque nos tirar de la para fora?
tiramos o veio de transmissão? ou é burrice fazer uma coisa destas ?
desculpa a pergunta . mas gosto de saber mais destas coisas.
é mais uma vez um bom topico ... um onde aprendemos alguma coisa _:)
Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Filipe

No caso dos truetrack, no meu caso e universo, so far so good.

Muito dificilmente consegues estragar um diferencial daqueles.

Mas se algo se estragar arranja-se facilmente.

Abraco
JP

FLGFLG Escreveu:Viva jpcme

Mais um post com a qualidade jpcme ... :cool: :ok:
e com os Truetracs quais os problemas que podem surgir? Tambem os consegues reparar?
;)
Imagem
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

jpcme Escreveu:...Muito dificilmente consegues estragar um diferencial daqueles.

Mas se algo se estragar arranja-se facilmente...
Ah Grande JP!!... :god: :god: :cool:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Marco Ferreira
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2008 01:18
Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8
Sócio LCP: 2124
RTI: 799

Mensagem por Marco Ferreira »

Obrigado JP ;) Tenho montado um Detroit Locker (10 estrias) e sei que ando a pisar o risco,pois já parti 2 semi-eixos originais e continuo a andar(ate casa) e felizmente nunca tive o azar de entrarem fragmentos do semi-eixo partido para dentro do Detroit :god: já andei a procura de semi-eixos reforçados mas não encontro de 10 estrias,por acaso não sabe onde posso encontrar de 10??? E já agora por quanto fica a reparação de um Detroit? :cool:
Imagem
Imagem
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Eu tinha detroit no 300, e sem nunca ter ido ao monte disseram-me que as anilhas tinham de ser substituida.... ;(( mais ou menos 300 € , na altura disse ao carlos santos da jipelandia que o mandasse para o lixo.

Depois o tudojoia pediu-mo e ofereci-lho...nao sei se ele o reparou....
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

jpcme já tinha saudades dos teus post's elucidativos relativamente a mecánica/material que a gente geralmente usa :cool:
Um bem haja :god:
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

mais um optimo post... :ok:
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Luis Disoo300 Escreveu:Eu tinha detroit no 300....
Viva Luis

que modelo tinhas?
Truetrac... Locker?
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Norferreira
pleno TT
pleno TT
Registado: 11 out 2006 00:01
Land Rover: Discovery Td5
LR 109 Santana 6cyl 3.5cc D
Sócio LCP: 1680

Mensagem por Norferreira »

Qual o melhor bloqueio para colocar num Sallisbury? € vs qualidade

:god:
ImagemImagemImagemImagem
LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Pois Marco...

O eterno problema das 10 estrias... apesar de serem raros, penso que se encontra semi-eixos de 10 estrias reforcados em Inglaterra, embora ja ninguem os queira.

Na minha opiniao, eu venderia o material que tens para nao perder muito dinheiro, por exemplo o dif podes vender a alguem que tenha um serie (porque eles nao tem alternativa) e depois passava o sistema todo do teu eixo de tras para 24 estrias, como eu fiz no meu Ex RR V8 e so trocar excepto um pequeno detalhe ou truque.

Fica um luxo e fica muito mais "compativel" para posterior substituicao de pecas.

Quanto ao preco de reparacao de Detroit... pode chegar aos 200 euros, pois tens de comprar o kit de reparacao, dependendo do preco a que o arranjares e se nao partuir mais nada podes gastar 160 euros.. nao sei ao certo.

O Locker quando parte geralmente e so um lado, logo eu ja arranjei dois porque descobri outros dois partidos e de 4 fiz 2.

Outra solucao e arranjar algum que tambem tenha um partido e comprar o kit "a meias" e dividir a despesa (aprox 100 euros cada)

Ou entao comprar o kit, arranjar o teu e depois guardar a outra metade ou tentar vender...

Os valores que aqui postei sao relativos e dependem dos conhecimentos de cada um.

Cumprimentos
JP

Marco Ferreira Escreveu:Obrigado JP ;) Tenho montado um Detroit Locker (10 estrias) e sei que ando a pisar o risco,pois já parti 2 semi-eixos originais e continuo a andar(ate casa) e felizmente nunca tive o azar de entrarem fragmentos do semi-eixo partido para dentro do Detroit :god: já andei a procura de semi-eixos reforçados mas não encontro de 10 estrias,por acaso não sabe onde posso encontrar de 10??? E já agora por quanto fica a reparação de um Detroit? :cool:
Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Nao querendo eu falar de ninguem, ate porque nao vi o material, desde ja digo, quando quiserem deitar desse tipo de material ao lixo, digam-me que eu aceito "entulho".

Nesta vida so nao ha arranjo para a morte, sabendo bem que existem reparacoes que ficam mais caras do que o mesmo material novo.

Mas com amigos e uma boa dose de carolice tudo se arranja.

Nunca deite nada ao lixo!!

Cumprimentos
JP
Luis Disoo300 Escreveu:Eu tinha detroit no 300, e sem nunca ter ido ao monte disseram-me que as anilhas tinham de ser substituida.... ;(( mais ou menos 300 € , na altura disse ao carlos santos da jipelandia que o mandasse para o lixo.

Depois o tudojoia pediu-mo e ofereci-lho...nao sei se ele o reparou....
Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Boas

qualquer um da para colocar num Sallisbury.

O melhor?????????

Depende do que se tem para gastar e do que se quer fazer com ele.

Se for carro so para o monte eu aconcelho o Locker, simples barato e da milhoes (suponho que seja para um Serie).

Se for carro que faca muita estrada e dia a dia, eu iria mais para um ARB, mas o ARB e um pouco mais $$$$ (dif+compressor+instalacao mais complexa)

Cumprimentos
JP

Podes ver e ler aqui na seccao de mecanica os artigos acerca dos diferentes bloqueios e ficas esclarecido.

Gangsta Escreveu:Qual o melhor bloqueio para colocar num Sallisbury? € vs qualidade

:god:
Imagem
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

jpcme Escreveu:...Podes ver e ler aqui na seccao de mecanica os artigos acerca dos diferentes bloqueios e ficas esclarecido....
Boas Gangsta

podes vê-lo aqui:

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=2573
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
bevirg
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 out 2005 01:20
Land Rover: Defender 300 Tdi 1997
Sócio LCP: 453

Mensagem por bevirg »

Normalmente essas cristas do detroit Locker não partem quando se parte um semi-eixo, mas sim no fim de se montar o semi-eixo novo.
E aqui é q está o cerne da questão.
NUNCA montar o semi-eixo novo com as rodas no chão.
Deve-se levantar o eixo, subtituir o semi eixo e depois deste estar montado, soltar o bloqueio desandando as rodas dos dois lados para trás e para a frente, tal como manda as instruções , quando se monta o Locker pela primeira vez.
CumprimenTTos
Boaventura Virgílio
bevirg@hotmail.com
AmaraLand
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 abr 2009 12:33
Land Rover: Tenho:
Discovery Td5 automático
Já tive:
Discovery 300 Tdi - 1994
Serie III - 1980
Sócio LCP: 1196

Mensagem por AmaraLand »

Viva

Estava a ler este post e pensava exactamente no filme que me aconteceu em Abril, mas já agora aproveito para colocar mais algumas questões.
Quando parti o semi-eixo, o Disco continuou a rolar como se nada fosse, pois a roda contraria à do semi-eixo partido continua a ter tracção, isto com o locker obviamente.

Para ter a certeza que algo se passava, num piso escorregadio de terra, coloquei o jipe de frente numa arvore (sem danificar a árvore :D ) e acelarei um pouco de forma a verificar que no chao e atrás apenas uma roda andava.
Claro que quando tirei o bloqueio as embraiagens estavam completamante danificadas.

Á frente tenho um TrueTrac e no mesmo exercício da "árvore" as da frente não andavam as duas em simultâneo. Algo que me pareceu obvio pois o truetrac não faz bloqueio. Depois, liguei o bloqueio do diferencial central e aí sim as duas da frente puxaram, ficando no chão apenas com 3 marcas (faltava a roda do semi-eixo partido de tras).

Estarei com algum problema de montagem no truetrac? Qual o melhor método para testar de forma simples a correcta instalação dos diferenciais locker e truetrac?

Espero não ter baralhado muito :)

Abraço
Luis Carlos Amaral
Lc.amaral@sapo.pt

"se alguem te disser que está feliz, pergunta-lhe se tem um LAND ROVER. Se não tiver, está a mentir..."
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Boas AmaraLand

dê aqui uma espreita:

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=2573
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

caro Bvirg

desculpa, mas nao posso concordar contigo, "normalmente" parte sim quando um semi eixo vai a vida, nao falo de algum meu caso, pois nunca foi o meu caso, mas sim de 6 casos de amigos o quais eu ajudo na manutencao dos seus veiculos.

Falo com conhecimento de causa.

Se ficar mal montado e ele tambem der problemas... eu nao contrario isso, mas nunca me aconteceu.

Conheco bem o Locker por dentro e por fora...

O facto de montar o locker com duas rodas no chao, nao vejo aonde e que pode causar problemas, pois ele tem o dentado que "joga" nas duas molas e quando se mover o carro pela primeira vez, o sistema vai ao "sitio".

Acho que ninguem arranca de primeira a fundo, quando acaba de montar um elemento deste tipo, mas ha pessoa para tudo...

Este bloqueio e de montagem extremamente simples, mas claro que se ficar alguma peca encravada, pode-se dar algum problema, isso e obvio e eu nao digo nada em contrario.

Cumprimentos
JP
bevirg Escreveu:Normalmente essas cristas do detroit Locker não partem quando se parte um semi-eixo, mas sim no fim de se montar o semi-eixo novo.
E aqui é q está o cerne da questão.
NUNCA montar o semi-eixo novo com as rodas no chão.
Deve-se levantar o eixo, subtituir o semi eixo e depois deste estar montado, soltar o bloqueio desandando as rodas dos dois lados para trás e para a frente, tal como manda as instruções , quando se monta o Locker pela primeira vez.
CumprimenTTos
Imagem