Eixos HD LAND ROVER by Ashcroft - Force 9

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Eixos HD LAND ROVER by Ashcroft - Force 9

Mensagem por josecamorim »

A Ashcroft está a terminar novos eixos HD para L1and Rover, numa configuração capaz de rivalizar com eixos do tipo Dana 60 e que certamente dará outra confiança aos utilizadores LR par fazer umas trialadas bravas com uns pneus do tamanho do mundo :).
Certamente não será um produto barato, nem creio que seja um produto para substituir os já existentes semi-eixos e homocinéticas reforçados a trabalhar com os diferencias ARB rd128 (ou o antigo rd56), de 24 estrias e que muitos de nós usa nesta altura (para mim por exemplo chega perfeitamente). Será antes uma alteração para quem está num nível acima e faz competição com pneus maiores,ou muito maiores, que 35".

Trata-se de uma conversão que usa as pontes originais LAND ROVER, fazendo depois uma série de alterações nas mangas de eixo, falanges etc etc, para albergar um diferencial e semi-eixos de 35 estrias e naturalmente um grupo cónico bastante mais resistente.

Segundo o Dave, grosso modo as especificações são as seguintes:
f#rd 9" hypoid ring and pinion
High Pinion
4.11 ratio
ARB 35 spline (rd99)

Os primeiros prótótipos serão testados no Rainforest Murça, presumo eu que no Defender da gigglepin.

Aqui ficam algumas fotos:

Fabrico:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Protótipo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E mais não digo....porque também não sei :)

P.S - e eu a pensar que estava quase a chegar aquela parte em que não tinha mais nada para meter no meu defender...apesar de achar que isto é demasiado para o meu carro, quem sabe um dia!!!

Abraço,
Amorim
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0

Re: Eixos HD LAND ROVER by Ashcroft - Force 9

Mensagem por softop »

será que estes vão "rivalizar" com os salisbury transformados em dana 60 que andam por ca?? :??

ja tinha visto estas fotos "do outro lado"....
parece que para ja ainda é um pouco segredo...

para o meu campeonato os ashcroft "normais" chegam perfeitamente... :ok:

esse diferencial é que ta qualquer coisa louca... s:)
Simplicio
pleno TT
pleno TT
Registado: 21 abr 2009 19:49
Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III
Sócio LCP: 2139

Mensagem por Simplicio »

Boas, Amorim o eixo das fotos é o da frente, eles também estão a trabalhar em algum eixo traseiro? ( deve custar poucos €)

um landabraço
landmaniaco
Simplicio Gonçalves
email/MSN simplicio_land@hotmail.com
tel. 967533835
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

landmaniaco Escreveu:Boas, Amorim o eixo das fotos é o da frente, eles também estão a trabalhar em algum eixo traseiro? ( deve custar poucos €)

um landabraço
landmaniaco
´

Nas fotos só está o da frente porque é o mais difícil de fazer...o traseiro são peanuts para consegue fazer o da frente.
E não fazia sentido fazerem só à frente quando na realidade o traseiro é o que mais sofre e mais tendência tem a partir.
Quanto ao preço...continuo a achar que o que é bom paga-se!! (dou o exemplo dos Roll-bar, conheço quem tenha um rollbar "igual" ao meu no defender e que custou menos de 1000€...o meu custou quase 2500€ e eu continuo a achar que vale cada cêntimo).

Abraço,
Amorim

P.S. - Este também podia ser o eixo de trás...se quisesses por um eixo direccional traseiro :)
softop
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por softop »

josecamorim Escreveu:
P.S. - Este também podia ser o eixo de trás...se quisesses por um eixo direccional traseiro :)
e na seria boa ideia??!! s:)

ja nada para aí algures um 110 assim... ;)

pois,estes eixos são top,mas existem outras alterações a fazer depois...
para meter estes eixos provavelmente tambem se tem de alterar toda a suspenção,visto estas pontes ficarem mais pesadas...ou tou a dizer alguma asneira?? :sing:

digo isto porque conheço quem tenha metido a ponte traseira fabricada/alterada pelo Quinel e amortecedores novos que duraram 3 meses....
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

softop Escreveu:
josecamorim Escreveu:
e na seria boa ideia??!! s:)

ja nada para aí algures um 110 assim... ;)

pois,estes eixos são top,mas existem outras alterações a fazer depois...
para meter estes eixos provavelmente tambem se tem de alterar toda a suspenção,visto estas pontes ficarem mais pesadas...ou tou a dizer alguma asneira?? :sing:

digo isto porque conheço quem tenha metido a ponte traseira fabricada/alterada pelo Quinel e amortecedores novos que duraram 3 meses....
Essa 110 é da zona de Coimbra...homemade.

Tendo em conta que vais usar a ponte original não creio que tenhas que fazer mais nenhum alteração.

Essa situação que descreves só pode ter a ver com má montagem dos amortecedores, ou então estavam a usa-los como limitador...
Quem "suporta" o peso do eixo é o A-frame e os tirantes...agora se o pessoal montar os amortecedores com inclinação deficiente e os usar como batente em compressão e como limitador em descompressão então é certinho que os vai partir, quer seja num eixo destes ou num eixo levezinho de um s#z#ki :)

Depois, repara numa coisa, se montares umas jantes de ferro e uns pneus rechapados, por exemplo uns fedima sirocco 35, na ponte de origem (como no carro do Favos Movies), não duvides que o peso é bem maior do que as pontes do quinel com uns swamper...

Tanto o Moura como o Filipe nas pontes usam amortecedores e molas normalíssimos, usados noutros land mais originais, como por exemplo no do Malamack.

Abraço,
Amorim
Simplicio
pleno TT
pleno TT
Registado: 21 abr 2009 19:49
Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III
Sócio LCP: 2139

Mensagem por Simplicio »

Amorim obrigado :cool:

um landabraço
landmaniaco
Simplicio Gonçalves
email/MSN simplicio_land@hotmail.com
tel. 967533835
softop
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por softop »

provavelmente eram usados como limitador... e tambem eram e continuam ser Dobinsons...
foi o Anselmo que me disse... :sing:

de qualquer forma,tou ansioso por ver se esse material vai aprovar,tanto em qualidade,que certamente terão,como em preço...
só espero que a ashcroft na se aproveite da falencia da maxi para inflacionar preços... senão temos de nos virar para os eixos toy (story :D ) ou para a rover tracks,se bem que neste ultimo caso o preço de importação na deva ser nada meigo... :ohnao:
pantunes
master TT
master TT
Registado: 24 abr 2007 23:32
Land Rover: Discovery 300Tdi 4p 97' PanTTuned
Ex Freelander XEDI 4p 99'
EX Range Rover 200 Tdi 1993
Ex RR P38 DT 98'
Sócio LCP: 2338

Mensagem por pantunes »

Boas, esse material está altamente!
Quanto ao preço, deve depender do nº de pessoas que se interessem pelo material... produção em série normalment efica sempre mais barato.
Vamos a ver como esse protótipo corresponde.
cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
bruno cameirão
master TT
master TT
Registado: 21 mai 2006 11:52
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por bruno cameirão »

sem duvida uma nova fase nas vidad dos nossos LR, isto vai ser utilizado por um numero redusido de pessoas devido ao seu modo de fabrico e pelo seu preço que devera ultrapassar facilmento os 5000€ as duas pontes, e depois trocar as transmissoes......

vamos esperar por ver em murça o desempenho

mas eu seria um na fila :lol: :lol:

eu não sabia que a maxi tinha falido!!!!!

isso tb pode ser mau
Imagem
SEMPRE NAS CALMAS...MAS AS VEZES PREGO NA CHAPAAHAH

A CULPA É SEMPRE DO CONDUTOR.... E DEPOIS O DEFENDER É QUE SOFRE
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Boas,

Não acho que vá ser assim um número assim tão reduzido... Só o mercado inglês (que é mais purista e gosta pouco das americanices dos dana, e muito poucos optam por eixos de nipónicos) é um mercado enorme, com muito muito LR ansioso por montar pneus maiores que 35" e poder abusar mesmo à seria...certamente por isso a ashcroft optou por fazer o desenvolvimento destes eixos usando as pontes originais LR, em vez de ter construído umas de raíz ou usado as Salisbury.

Penso que a falência da Maxi não vai ter qualquer influência nenhuma neste caso em concreto. Este produto não é concorrente com nada existente no mercado, a não ser com a conversão Toy 35 estrias que a rovertracks já fazia do outro lado e claro com as variantes Dana 60 que se vão fazendo.

A concorrência directa com a Maxidrive é o produto "bolt on" de 24 estrias, e esses tem o preço já praticamente definido há muito tempo - e a Maxi já faliu quase há 3 anos e não foi por isso que aumentou.

Quanto ao preço para estes eixos, 5.000 euros para os dois seria um preço muito bom e eu encomendava já amanhã uns :) Tendo em conta que por exemplo os Spidertrax custam 3 vezes mais, cá na europa, e não são, certamente, 3 vezes melhores :) , para já não falar nos pórticos Maxidrive que custavam cerca de 10.000 euros.

Abraço,
Amorim
TTiagoDiasSilva
pleno TT
pleno TT
Registado: 01 nov 2008 15:59
Land Rover: Range Rover 300tdi
Freelander td4
Sócio LCP: 2062

Mensagem por TTiagoDiasSilva »

Boas parece ser uma boa ideia este da transformçao dos eixos... Sera que vai ser comercializado em portugal? representantes?

Por acaso nao podiam postar aqui o site de onde retiraram esta informaçao?! Abraços!
kaothic
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 dez 2008 13:47

Mensagem por kaothic »

O Dave da Ashcroft criou um topic de desenvolvimento desta matéria no pirate4x4, se calhar foi essa a fonte.

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=761100

É uma excelente alternativa, embora como referido anteriormente é uma solução muito cara para o mainstream.

Pelos valores referênciados já se consegue duas pontes indestrutiveis dynatrac, com relações "à la carte".

Cumps

Nuno Silva