Ajuda - RETOQUES NO Serie III
- hugocvaz
- master TT

- Registado: 16 jun 2006 15:50
- Land Rover: Serie III
- Sócio LCP: 1776
- RTI: 627
Ajuda - RETOQUES NO Serie III
bOAS MALTA
Agora no verão queria dar uns retoques no serie ... tratar um bocado dele . não quero fazer um restauro ... apenas queria dar-lhe melhor aspecto e fazer com que durasse mais uns aninhos ( muitos)
surgiram as seguintes duvidas... como fazer para dar um jeito no chassi sem desmontar o carro todo. pois tive uma anotação no IPO de inicio de ferrugem no chassi. queria saber que tinta usar ( falaram de amerite) ... se dá para pintar a rolo ou trincha . pois não tenho compressor nem nada desses kits.
o meu bulkhead tb esta a ficar com uns buraquitos ... será que o amerite vai travar a corrosão?
tenho um painel para pintar ... pois o outro esta todo amassado ... a coisa com spray para carros resulta ???
e Qual o melhor manual para me regular a montar e desmontar peças.
espero não estar a dizer nem fazer nenhum atentado ... mas tb não há guito para tar a levar a um pintor . por isso queria tentar fazer eu a coisa.
Obrigado
Agora no verão queria dar uns retoques no serie ... tratar um bocado dele . não quero fazer um restauro ... apenas queria dar-lhe melhor aspecto e fazer com que durasse mais uns aninhos ( muitos)
surgiram as seguintes duvidas... como fazer para dar um jeito no chassi sem desmontar o carro todo. pois tive uma anotação no IPO de inicio de ferrugem no chassi. queria saber que tinta usar ( falaram de amerite) ... se dá para pintar a rolo ou trincha . pois não tenho compressor nem nada desses kits.
o meu bulkhead tb esta a ficar com uns buraquitos ... será que o amerite vai travar a corrosão?
tenho um painel para pintar ... pois o outro esta todo amassado ... a coisa com spray para carros resulta ???
e Qual o melhor manual para me regular a montar e desmontar peças.
espero não estar a dizer nem fazer nenhum atentado ... mas tb não há guito para tar a levar a um pintor . por isso queria tentar fazer eu a coisa.
Obrigado
- nuno.1
- maníaco TT

- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
Re: Ajuda - RETOQUES NO Serie III
Hugo ainda bem que colocaste este tópico, pois também ando com ideias de dar um jeito no chassi do lightweight e não sei por onde começar...
- Quintaos
- master TT

- Registado: 14 jun 2006 11:14
- Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960 - Sócio LCP: 1470
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
Boas,
Vou ajudar com o pouco que sei
Hamerite 'e muito bonito mas so o uso para pintar os parachoques, snorkel e grelhas dos farois. Para o chassis e se este ja estiver com ferrugem, talvez le desse primeiro uma boa lavadela com a maquina de pressao, depois de bem seco dava-lhe uma mao com "passivador de ferrugem", e depois, aplicava-lhe uma ou duas maos de um produto que ha, proprio para chassis, estilo anti-gravilha, acho que da marca Terroson.
No meu Defender, antes de vir com ele pro Lux, mandei lavar-lo bem por baixo e depois aplicar-lhe 2 maos de cera, para protger contra a neve e sal que espalham na estrada.
Convinha usar a "pistola" para aplicar os produtos, ja que ha uma ponteira flexivel que permite enfiar nos buracos que o chassis tem, para tb aplicar por dentro do mesmo.
O passivador, nao se pode dizer que seja barato, mas faz milagres
Abraco
Vou ajudar com o pouco que sei
Hamerite 'e muito bonito mas so o uso para pintar os parachoques, snorkel e grelhas dos farois. Para o chassis e se este ja estiver com ferrugem, talvez le desse primeiro uma boa lavadela com a maquina de pressao, depois de bem seco dava-lhe uma mao com "passivador de ferrugem", e depois, aplicava-lhe uma ou duas maos de um produto que ha, proprio para chassis, estilo anti-gravilha, acho que da marca Terroson.
No meu Defender, antes de vir com ele pro Lux, mandei lavar-lo bem por baixo e depois aplicar-lhe 2 maos de cera, para protger contra a neve e sal que espalham na estrada.
Convinha usar a "pistola" para aplicar os produtos, ja que ha uma ponteira flexivel que permite enfiar nos buracos que o chassis tem, para tb aplicar por dentro do mesmo.
O passivador, nao se pode dizer que seja barato, mas faz milagres
Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- hugocvaz
- master TT

obrigado pela dica Quintão
outra coisa e que estou numa garagem emprestada , durante o verão , e até venderem a casa ... por isso não posso sujar muito a garagem . e ter um compressor ui ui lol
outra coisa e que estou numa garagem emprestada , durante o verão , e até venderem a casa ... por isso não posso sujar muito a garagem . e ter um compressor ui ui lol
- Quintaos
- master TT

Discovery TD5 SE 2003
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
O passivador podes aplicar com a trincha, aquilo 'e um liquido, agora o produto da terroson convem aquecer primeiro, porque 'e meio espesso, para depois aplicar com a pistola.
Mas salvo erro, pelo que vi na net, ha tambem o produto enlatado, em forma de spray. Talvez seja uma boa opcao, ja que nao tens compressor...
Espreita aqui tb:
http://www.autoaftermarketnews.com/prod ... &marca=207#
Com certeza que arranjas isto numa casa da especialidae. Em Guimaraes por exemplo, ha uma loja so para pintura Auto e respectivos accessorios...
Mas salvo erro, pelo que vi na net, ha tambem o produto enlatado, em forma de spray. Talvez seja uma boa opcao, ja que nao tens compressor...
Espreita aqui tb:
http://www.autoaftermarketnews.com/prod ... &marca=207#
Com certeza que arranjas isto numa casa da especialidae. Em Guimaraes por exemplo, ha uma loja so para pintura Auto e respectivos accessorios...
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- Quintaos
- master TT

Discovery TD5 SE 2003
Sorry, posta a dobrar....
Última edição por Quintaos em 28 jul 2009 13:14, editado 1 vez no total.
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- serie123
- pleno TT

- Registado: 10 mar 2009 22:20
- Land Rover: SIII 88' 1981
Sou da mesma opiniãoQuintaos Escreveu:Vou ajudar com o pouco que sei![]()
Para o chassis e se este ja estiver com ferrugem, talvez lhe desse primeiro uma boa lavadela com a maquina de pressao, depois de bem seco dava-lhe uma mao com "passivador de ferrugem", e depois, aplicava-lhe uma ou duas maos de um produto que ha, proprio para chassis, estilo anti-gravilha, acho que da marca Terroson.
O passivador, nao se pode dizer que seja barato, mas faz milagres![]()
É a forma mais fácil de "travar" e adiar esse problema, porque doutra forma só desmontando tudo e metalizar o chassis.
Boa sorte para manteres esse serie III mítico
Um abraço
Pedro
- ttavares
- júnior TT

- Registado: 03 mar 2009 21:28
- Land Rover: LR Serie IIA Reg 88 1970
- Sócio LCP: 2074
hugo axo que vendo esse produto(anti-gravilha-WURTH)!! amanha a ver se tenho um bocado e vejo o preço e a forma como e aplicado!! Na altura que pintei o meu series tambem levou esse produto no chasis, diferenciais e etc...
Se precisares de ajuda e so dizer!!
Tens que ter e muitas minis...
Abraços
Se precisares de ajuda e so dizer!!
Tens que ter e muitas minis...
Abraços
- wOen
- júnior TT

- Registado: 27 fev 2007 19:19
- Land Rover: Discovery 300 2.5tdi 96
- Sócio LCP: 1620
Boas Hugo!
Olha tenho compressor aqui em casa e espaço para tratares do teu series se quiseres estas a vontade!
Hj passas te por mim e nem me viste... o Serie deixa te louco
Cumps
Olha tenho compressor aqui em casa e espaço para tratares do teu series se quiseres estas a vontade!
Cumps
Telmo Coutinho - Disco 300 - 96
mail /msn: woen_05@msn.com
Tlm: 963577453/915783629
http://woen05.blogspot.com/
Socio nº:1620

- wOen
- júnior TT

- Registado: 27 fev 2007 19:19
- Land Rover: Discovery 300 2.5tdi 96
- Sócio LCP: 1620
Ha e claro ainda te dava uma ajudinha!
Cumps
Cumps
Telmo Coutinho - Disco 300 - 96

- Quintaos
- master TT

Discovery TD5 SE 2003
Sempre ouvi dizer que "Quem tem amigos nao morre na cadeia!!!"
Mas nao te esquecas do passivador de ferrugem!!
Acredita que faz milagres! 
Mas nao te esquecas do passivador de ferrugem!!
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- Henrique Ferreira
- master TT

- Registado: 21 jun 2006 11:20
- Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90 - Sócio LCP: 1405
Olá, Presidente!
Epá! Realmente com esta malta amiga estás mais que safo!
Penso que já tudo foi dito...
Nas calmas, aplicas o anti-gravilha na boa á trincha(com alguma paciência, claro)...
Claro que acaba metade no chassis e a outra metade no chão da oficina! (brincadeira!)
Encontras disso em qq lado. Nas "oficinas" do Intermarché têm lá um porreiro e em conta...procura aplicá-lo diluido, pois é mt espesso! A ideia do Quintãos de aquecer o dito parece-me porreira! Não te esqueças que é material inflamável!
E que seca rápido...
Quintãos o que chamas de "passivador" é um fosfatizante, certo? Acredita Hugo que aquilo faz mesmo maravilhas!
Se precisares de ajuda para o "pica e raspa" avisa!!Sempre são mais duas mãos a ajudar!
É na boa! Até eu já fiz isso!!!
P.S.- Já agora, aproveita e desmonta o "choques" da frente e confirma o estado das ponteiras das longarinas.
Aquele Abraço
Epá! Realmente com esta malta amiga estás mais que safo!
Penso que já tudo foi dito...
Nas calmas, aplicas o anti-gravilha na boa á trincha(com alguma paciência, claro)...
Claro que acaba metade no chassis e a outra metade no chão da oficina! (brincadeira!)
Encontras disso em qq lado. Nas "oficinas" do Intermarché têm lá um porreiro e em conta...procura aplicá-lo diluido, pois é mt espesso! A ideia do Quintãos de aquecer o dito parece-me porreira! Não te esqueças que é material inflamável!
Quintãos o que chamas de "passivador" é um fosfatizante, certo? Acredita Hugo que aquilo faz mesmo maravilhas!
Se precisares de ajuda para o "pica e raspa" avisa!!Sempre são mais duas mãos a ajudar!
É na boa! Até eu já fiz isso!!!
P.S.- Já agora, aproveita e desmonta o "choques" da frente e confirma o estado das ponteiras das longarinas.
Aquele Abraço
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Henrique Ferreira
- Quintaos
- master TT

Discovery TD5 SE 2003
Viva Amigo Henrique, Hugo!!
Quando digo aquecer, 'e em banho maria, nao com a chama do macarico
Quanto ao passivador, sim, 'e o fosfatizante
Abraco do Lixamburgo!
Quando digo aquecer, 'e em banho maria, nao com a chama do macarico
Quanto ao passivador, sim, 'e o fosfatizante
Abraco do Lixamburgo!
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
-
serodio
boas Hugo eu não ia muito nessa da gravilha principalmente nos lados do chassi que se vê porque nunca mais fica liso como de origem pois a gravilha se quiseres colocar arranjas em spray fina ou grossa na BERNER um conselho que é o que faço o chassi bem lavado á maquina de pressão com um produto para eliminar gorduras oleos etc.... e depois vais a uma casa de tintas para automoveis buscar 2 ou 3 litros de tinta propria para chassis que é a mesm a dos camiões compras um bom pincel de pelo macio e que não largue pelo e pintas fica 5 ***** e aproveitas a pintar os eixos molas tudo e mais tarde antes do inverno chegar era bom fazer uma lavagem boa e parafinar o chassi todo que é o que o pessoal não faz e anda anos com a lama entrenhada no chassi principalmente no interior só lavam o que se vê
Serôdio
Serôdio
- serie123
- pleno TT

- Registado: 10 mar 2009 22:20
- Land Rover: SIII 88' 1981
Pois é, é frequente encontrar blocos de terra "pré-histórica" dentro do chassis dos series que entram pelos buracos e mesmo lavando por fora, como não se vê fica lá dentro a corroer o chassis...serodio Escreveu:2 ou 3 litros de tinta propria para chassis que é a mesm a dos camiões compras um bom pincel de pelo macio e que não largue pelo e pintas fica 5 ***** e aproveitas a pintar os eixos molas tudo e mais tarde antes do inverno chegar era bom fazer uma lavagem boa e parafinar o chassi todo que é o que o pessoal não faz e anda anos com a lama entrenhada no chassi principalmente no interior só lavam o que se vê![]()
![]()
![]()
Serôdio
O pessoal lava a carroçaria muito bem, dá uma passadela no chassis e o essencial fica por fazer...
A parafina sai ao passar por àgua, ou não? BAsta fazer esse procedimento no início do inverno ou vale a pena repeti-lo? Há quem diga que depois de parafinar é bom fazer um bocado de pó ( a andar
Um abraço,
Pedro
- Leonardo
- júnior TT

- Registado: 19 abr 2009 20:41
- Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
- Sócio LCP: 2132
Boas Pessoal
Vem a calhar o assunto, porque estou mesmo na Fase de recuperar o chassi!
Tb apanhei alguns podres, que por acaso eram localizados (nas pontas dos 4 apoios laterais do chassi)
Não me pus a inventar, e mandei fazer 4 apoios novos em chapa reforçada por dentro , tinta antiferrugem) dura uma Vida
QUanto ás lamas dentro do chassi, o que mais me têm dito é pa fazer uma mistura de produtos antiferrugem dentro do depósito da pistola do compressor e pelos buracos do chassi enfiar essa mistela la pa dentro e deixar escorrer ( em piso de terra , convém). Depois dar uma boa lavadela de pressao e parafinar o carro que fica impecável...
Quando alguem tiver a certeza ou comprar um bom produto pra recuperar que apite.. tb preciso...
Agora quanto a €uros!
250€ os apoios c/montagem
Tintas ainda não comprei
A volvo cá em Albergaria lava e parafina altamente
Á parte:
Sempre tive esta duvida!
Lavar á pressao o motor do Land, estraga? não da saude..
Ás vezes tenho receio de o lavar por causa disso!
Aquele Abraço
Obrigado pessoal plos concelhos que tb serviram pra mim
Leonardo
Vem a calhar o assunto, porque estou mesmo na Fase de recuperar o chassi!
Tb apanhei alguns podres, que por acaso eram localizados (nas pontas dos 4 apoios laterais do chassi)
Não me pus a inventar, e mandei fazer 4 apoios novos em chapa reforçada por dentro , tinta antiferrugem) dura uma Vida
QUanto ás lamas dentro do chassi, o que mais me têm dito é pa fazer uma mistura de produtos antiferrugem dentro do depósito da pistola do compressor e pelos buracos do chassi enfiar essa mistela la pa dentro e deixar escorrer ( em piso de terra , convém). Depois dar uma boa lavadela de pressao e parafinar o carro que fica impecável...
Quando alguem tiver a certeza ou comprar um bom produto pra recuperar que apite.. tb preciso...
Agora quanto a €uros!
250€ os apoios c/montagem
Tintas ainda não comprei
A volvo cá em Albergaria lava e parafina altamente
Á parte:
Sempre tive esta duvida!
Lavar á pressao o motor do Land, estraga? não da saude..
Ás vezes tenho receio de o lavar por causa disso!
Aquele Abraço
Obrigado pessoal plos concelhos que tb serviram pra mim
Leonardo
- Leonardo
- júnior TT

- Registado: 19 abr 2009 20:41
- Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
- Sócio LCP: 2132
Vou também Recuperar a carroçaria do Meu Série, está toda danificada!
Penso dar lhe uma boa lixadela... endireitar o aluminio e depois pintar com aquele material tipo Gravilha/Areia em preto!
Se alguém souber em concreto qual e este produto que diga ... Gracias
Penso dar lhe uma boa lixadela... endireitar o aluminio e depois pintar com aquele material tipo Gravilha/Areia em preto!
Se alguém souber em concreto qual e este produto que diga ... Gracias
- Quintaos
- master TT

Discovery TD5 SE 2003
Boas!
Tal como o Serodio disse e como eu, ha um produto proprio para chassis, que nao 'e o tal anti-gravilha. No Defender cheguei cera, mas no Disco, os artistas da LR, deram um tratamento com esse produto ao chassis, eixos, etc...
Quanto a marca era da Teroson, mas isso pouco deve importar, nao devem faltar no mercado produtos para o efeito, Berner, Wurth, Teroson etc etc
Para os que tem ferrugem, depois de bem lavado, cheguem o passivador
Quanto a lavar o motor a pressao, desde que nao seja de muito perto, nao ha problema. A decadas que sao assim lavados os motores dos carros la de casa, e eles ainda andam sem problemas
Com ja foi dito aqui, ide a uma casa especializada e pedi aconselhamento profissional, afinal perguntar nao custa (as vezes)
Abraco
Tal como o Serodio disse e como eu, ha um produto proprio para chassis, que nao 'e o tal anti-gravilha. No Defender cheguei cera, mas no Disco, os artistas da LR, deram um tratamento com esse produto ao chassis, eixos, etc...
Quanto a marca era da Teroson, mas isso pouco deve importar, nao devem faltar no mercado produtos para o efeito, Berner, Wurth, Teroson etc etc
Para os que tem ferrugem, depois de bem lavado, cheguem o passivador
Quanto a lavar o motor a pressao, desde que nao seja de muito perto, nao ha problema. A decadas que sao assim lavados os motores dos carros la de casa, e eles ainda andam sem problemas
Com ja foi dito aqui, ide a uma casa especializada e pedi aconselhamento profissional, afinal perguntar nao custa (as vezes)
Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos
- hugocvaz
- master TT

wOen Escreveu:Boas Hugo!
Cumps
ui a que horas ... ias no disco ? a que horas foi isso? não vi mesmo ..
obrigado pela disponibilidade para ceder a garagem
Ontem fui levar o serie ao mecânico para tratar de umas coisitas que o Sr António ainda não tinha feito e que faltava fazer. tipo mudar uns vedantes que ele na altura não tinha ... e que agora foi la por.
e estive a falar com ele sobre que tratamento dar ao chassi e como fazer. ele Falou em pintar com Hamerite para travar a ferrugem . e depois mais tarde dar o anti gravilha ... Pois o Hamerite iria para a dita corrosão e o anti gravilha proteger o mesmo . só que para isso teria que desmontar quase o carro todo . e isso é que e o pior ... Alem do espaço que tenho ( garagem do meu vizinho .. e que tem a casa a venda por isso cedeu a dita.... so tem luz enquanto há sol) o tempo para o fazer tb não é muito . vai ser uma horinha por dia quando der ... e tenho de ter o bichinho pronto para Setembro.
Acho que vou e meter-me debaixo do carro e pintar onde chegar ... nesta primeira fase. e para o ano ai sim fazer uma coisa a serio . já sei que me vão dar na cabeça lol .
hoje já vou comprar alguma ferramenta para começar a mexer no dito 2 feira vai ser quando o vou buscar .
Mas claro que vou ter em atenção todas as dicas
- philipvieira
- júnior TT

- Registado: 18 fev 2009 00:53
- Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
- Sócio LCP: 278
Boas Hugo,
Antes de mais PARABÉNS pelo o último passeio em Aveiro. 5 estrelas!
Ficamos nós, malta feirense, comprometidos a intentar mais um género de passeio por estas bandas e/ou arredores (andamos a tratar disso).
Olha, agora relativamente ao teu tópico, tenho por experiência (não muita) que ao querer dar esses retoques no serie, mais vale dar um ganda retoque.
Isto porquê?! Já à alguns anos quando obtive o meu 88 ele vinha, bem, num estado lastimável, desde a chassis a bulkead, jantes, chaparia e etc... (Por acaso de mecãnica, na sua essência, estava e está 5 estrelas, motor, caixas, diferenciais, etc.
)
Nisto a aventura começou e desmontei até ao chassi, MAS não tirei motor, nem caixas, molas, diferenciais e transmissões. Quando comecei a reparar a sério para o chassi este quase já não tinha o rear cross member, algumas laterais e até a frente já estava meia comida dos dois lados... desastre total
.
Como os euros não eram muitos e a preemência de andar de serie era sobrenatural
, decidi, soldar aqui, massa de ferro acolá, zarcão, hamerite por cima, tinta (2 de mão) e óleo, oléo por dentro do chassi...
Hugo o resultado está à vista, isto é, o carro ficou, na altura in pack, hoje, passado apenas 1 ano, friso, UM ANO (tb de muita lama, vaus de água, mato e afins) já não parece o mesmo, na minha opinião a necessitar de um verdadeiro RETOQUE.
Este RETOQUE apenas consiste em fazer apenas mais uma coisa, que se quer, por excelência, "arear" o chassi (coisa que não fiz) - jacto de areia para tirar os PODRES. Depois os mesmos passos, talvez por opções pessoais, outros materiais, não sei, ao critério de cada um. Quanto à gravilha dei apenas e, penso que seja apenas para os para lamas, parte de baixo da caixa e assim...
A LADY já está em fase de restauro e, este, vai ser de A a Z! eis algumas photos aqui da garagem de casa!
Se precisares de alguma coisa, tás perto, aparece, a oficina tem fosso e tudo!
Abraço,

Filipe Andrade Vieira
Antes de mais PARABÉNS pelo o último passeio em Aveiro. 5 estrelas!
Ficamos nós, malta feirense, comprometidos a intentar mais um género de passeio por estas bandas e/ou arredores (andamos a tratar disso).
Olha, agora relativamente ao teu tópico, tenho por experiência (não muita) que ao querer dar esses retoques no serie, mais vale dar um ganda retoque.
Isto porquê?! Já à alguns anos quando obtive o meu 88 ele vinha, bem, num estado lastimável, desde a chassis a bulkead, jantes, chaparia e etc... (Por acaso de mecãnica, na sua essência, estava e está 5 estrelas, motor, caixas, diferenciais, etc.
Nisto a aventura começou e desmontei até ao chassi, MAS não tirei motor, nem caixas, molas, diferenciais e transmissões. Quando comecei a reparar a sério para o chassi este quase já não tinha o rear cross member, algumas laterais e até a frente já estava meia comida dos dois lados... desastre total
Como os euros não eram muitos e a preemência de andar de serie era sobrenatural
Hugo o resultado está à vista, isto é, o carro ficou, na altura in pack, hoje, passado apenas 1 ano, friso, UM ANO (tb de muita lama, vaus de água, mato e afins) já não parece o mesmo, na minha opinião a necessitar de um verdadeiro RETOQUE.
Este RETOQUE apenas consiste em fazer apenas mais uma coisa, que se quer, por excelência, "arear" o chassi (coisa que não fiz) - jacto de areia para tirar os PODRES. Depois os mesmos passos, talvez por opções pessoais, outros materiais, não sei, ao critério de cada um. Quanto à gravilha dei apenas e, penso que seja apenas para os para lamas, parte de baixo da caixa e assim...
A LADY já está em fase de restauro e, este, vai ser de A a Z! eis algumas photos aqui da garagem de casa!
Se precisares de alguma coisa, tás perto, aparece, a oficina tem fosso e tudo!
Abraço,

Filipe Andrade Vieira