Ajuda - RETOQUES NO Serie III

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Ajuda - RETOQUES NO Serie III

Mensagem por hugocvaz »

bOAS MALTA
Agora no verão queria dar uns retoques no serie ... tratar um bocado dele . não quero fazer um restauro ... apenas queria dar-lhe melhor aspecto e fazer com que durasse mais uns aninhos ( muitos)
surgiram as seguintes duvidas... como fazer para dar um jeito no chassi sem desmontar o carro todo. pois tive uma anotação no IPO de inicio de ferrugem no chassi. queria saber que tinta usar ( falaram de amerite) ... se dá para pintar a rolo ou trincha . pois não tenho compressor nem nada desses kits.
o meu bulkhead tb esta a ficar com uns buraquitos ... será que o amerite vai travar a corrosão?
tenho um painel para pintar ... pois o outro esta todo amassado ... a coisa com spray para carros resulta ???
e Qual o melhor manual para me regular a montar e desmontar peças.

espero não estar a dizer nem fazer nenhum atentado ... mas tb não há guito para tar a levar a um pintor . por isso queria tentar fazer eu a coisa.
Obrigado
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0

Re: Ajuda - RETOQUES NO Serie III

Mensagem por nuno.1 »

Hugo ainda bem que colocaste este tópico, pois também ando com ideias de dar um jeito no chassi do lightweight e não sei por onde começar...
Imagem
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Vou ajudar com o pouco que sei :)
Hamerite 'e muito bonito mas so o uso para pintar os parachoques, snorkel e grelhas dos farois. Para o chassis e se este ja estiver com ferrugem, talvez le desse primeiro uma boa lavadela com a maquina de pressao, depois de bem seco dava-lhe uma mao com "passivador de ferrugem", e depois, aplicava-lhe uma ou duas maos de um produto que ha, proprio para chassis, estilo anti-gravilha, acho que da marca Terroson.
No meu Defender, antes de vir com ele pro Lux, mandei lavar-lo bem por baixo e depois aplicar-lhe 2 maos de cera, para protger contra a neve e sal que espalham na estrada.

Convinha usar a "pistola" para aplicar os produtos, ja que ha uma ponteira flexivel que permite enfiar nos buracos que o chassis tem, para tb aplicar por dentro do mesmo.
O passivador, nao se pode dizer que seja barato, mas faz milagres ;)

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
hugocvaz
master TT
master TT

Mensagem por hugocvaz »

obrigado pela dica Quintão

outra coisa e que estou numa garagem emprestada , durante o verão , e até venderem a casa ... por isso não posso sujar muito a garagem . e ter um compressor ui ui lol
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

O passivador podes aplicar com a trincha, aquilo 'e um liquido, agora o produto da terroson convem aquecer primeiro, porque 'e meio espesso, para depois aplicar com a pistola.
Mas salvo erro, pelo que vi na net, ha tambem o produto enlatado, em forma de spray. Talvez seja uma boa opcao, ja que nao tens compressor...
Espreita aqui tb:
http://www.autoaftermarketnews.com/prod ... &marca=207#

Com certeza que arranjas isto numa casa da especialidae. Em Guimaraes por exemplo, ha uma loja so para pintura Auto e respectivos accessorios...
Abraço
Filipe Quintãos
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Sorry, posta a dobrar....
Última edição por Quintaos em 28 jul 2009 13:14, editado 1 vez no total.
Abraço
Filipe Quintãos
serie123
pleno TT
pleno TT
Registado: 10 mar 2009 22:20
Land Rover: SIII 88' 1981

Mensagem por serie123 »

Quintaos Escreveu:Vou ajudar com o pouco que sei :)
Para o chassis e se este ja estiver com ferrugem, talvez lhe desse primeiro uma boa lavadela com a maquina de pressao, depois de bem seco dava-lhe uma mao com "passivador de ferrugem", e depois, aplicava-lhe uma ou duas maos de um produto que ha, proprio para chassis, estilo anti-gravilha, acho que da marca Terroson.
Convinha usar a "pistola" para aplicar os produtos, ja que ha uma ponteira flexivel que permite enfiar nos buracos que o chassis tem, para tb aplicar por dentro do mesmo.
O passivador, nao se pode dizer que seja barato, mas faz milagres ;)
Sou da mesma opinião :cool:

É a forma mais fácil de "travar" e adiar esse problema, porque doutra forma só desmontando tudo e metalizar o chassis.

Boa sorte para manteres esse serie III mítico ;) Vai ficar porreiro!!!

Um abraço

Pedro
ttavares
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 mar 2009 21:28
Land Rover: LR Serie IIA Reg 88 1970
Sócio LCP: 2074

Mensagem por ttavares »

hugo axo que vendo esse produto(anti-gravilha-WURTH)!! amanha a ver se tenho um bocado e vejo o preço e a forma como e aplicado!! Na altura que pintei o meu series tambem levou esse produto no chasis, diferenciais e etc...

Se precisares de ajuda e so dizer!! ;)

Tens que ter e muitas minis... :rofl: :beer:

Abraços
Ricardo TTavares
TLM: 916491850
E-MAIL-ttavares.lr@gmail.com

TT saudavel, so mm de LAND ROVER...
wOen
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 19:19
Land Rover: Discovery 300 2.5tdi 96
Sócio LCP: 1620

Mensagem por wOen »

Boas Hugo!

Olha tenho compressor aqui em casa e espaço para tratares do teu series se quiseres estas a vontade!

Hj passas te por mim e nem me viste... o Serie deixa te louco :D

Cumps
Telmo Coutinho - Disco 300 - 96
mail /msn: woen_05@msn.com
Tlm: 963577453/915783629
http://woen05.blogspot.com/
Socio nº:1620

Imagem
wOen
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 19:19
Land Rover: Discovery 300 2.5tdi 96
Sócio LCP: 1620

Mensagem por wOen »

Ha e claro ainda te dava uma ajudinha!

Cumps
Telmo Coutinho - Disco 300 - 96
mail /msn: woen_05@msn.com
Tlm: 963577453/915783629
http://woen05.blogspot.com/
Socio nº:1620

Imagem
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Sempre ouvi dizer que "Quem tem amigos nao morre na cadeia!!!" :cool: :cool:

Mas nao te esquecas do passivador de ferrugem!! ;) Acredita que faz milagres! :D
Abraço
Filipe Quintãos
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405

Mensagem por Henrique Ferreira »

Olá, Presidente!
Epá! Realmente com esta malta amiga estás mais que safo!
Penso que já tudo foi dito...
Nas calmas, aplicas o anti-gravilha na boa á trincha(com alguma paciência, claro)...
Claro que acaba metade no chassis e a outra metade no chão da oficina! (brincadeira!)
Encontras disso em qq lado. Nas "oficinas" do Intermarché têm lá um porreiro e em conta...procura aplicá-lo diluido, pois é mt espesso! A ideia do Quintãos de aquecer o dito parece-me porreira! Não te esqueças que é material inflamável! :D E que seca rápido...
Quintãos o que chamas de "passivador" é um fosfatizante, certo? Acredita Hugo que aquilo faz mesmo maravilhas!
Se precisares de ajuda para o "pica e raspa" avisa!!Sempre são mais duas mãos a ajudar! :cool:
É na boa! Até eu já fiz isso!!! :D
P.S.- Já agora, aproveita e desmonta o "choques" da frente e confirma o estado das ponteiras das longarinas.
Aquele Abraço
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Viva Amigo Henrique, Hugo!!

Quando digo aquecer, 'e em banho maria, nao com a chama do macarico :rofl:

Quanto ao passivador, sim, 'e o fosfatizante ;)

Abraco do Lixamburgo!
Abraço
Filipe Quintãos
serodio

Mensagem por serodio »

boas Hugo eu não ia muito nessa da gravilha principalmente nos lados do chassi que se vê porque nunca mais fica liso como de origem pois a gravilha se quiseres colocar arranjas em spray fina ou grossa na BERNER um conselho que é o que faço o chassi bem lavado á maquina de pressão com um produto para eliminar gorduras oleos etc.... e depois vais a uma casa de tintas para automoveis buscar 2 ou 3 litros de tinta propria para chassis que é a mesm a dos camiões compras um bom pincel de pelo macio e que não largue pelo e pintas fica 5 ***** e aproveitas a pintar os eixos molas tudo e mais tarde antes do inverno chegar era bom fazer uma lavagem boa e parafinar o chassi todo que é o que o pessoal não faz e anda anos com a lama entrenhada no chassi principalmente no interior só lavam o que se vê :ohnao: :ohnao: :bolas:

Serôdio
serie123
pleno TT
pleno TT
Registado: 10 mar 2009 22:20
Land Rover: SIII 88' 1981

Mensagem por serie123 »

serodio Escreveu:2 ou 3 litros de tinta propria para chassis que é a mesm a dos camiões compras um bom pincel de pelo macio e que não largue pelo e pintas fica 5 ***** e aproveitas a pintar os eixos molas tudo e mais tarde antes do inverno chegar era bom fazer uma lavagem boa e parafinar o chassi todo que é o que o pessoal não faz e anda anos com a lama entrenhada no chassi principalmente no interior só lavam o que se vê :ohnao: :ohnao: :bolas:

Serôdio
Pois é, é frequente encontrar blocos de terra "pré-histórica" dentro do chassis dos series que entram pelos buracos e mesmo lavando por fora, como não se vê fica lá dentro a corroer o chassis...

O pessoal lava a carroçaria muito bem, dá uma passadela no chassis e o essencial fica por fazer...

A parafina sai ao passar por àgua, ou não? BAsta fazer esse procedimento no início do inverno ou vale a pena repeti-lo? Há quem diga que depois de parafinar é bom fazer um bocado de pó ( a andar ;) ) para que essa camada adira e não saia tão facilmente ao passar por àgua, é verdade?

Um abraço,

Pedro
Leonardo
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 abr 2009 20:41
Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
Sócio LCP: 2132

Mensagem por Leonardo »

Boas Pessoal

Vem a calhar o assunto, porque estou mesmo na Fase de recuperar o chassi!

Tb apanhei alguns podres, que por acaso eram localizados (nas pontas dos 4 apoios laterais do chassi)

Não me pus a inventar, e mandei fazer 4 apoios novos em chapa reforçada por dentro , tinta antiferrugem) dura uma Vida

QUanto ás lamas dentro do chassi, o que mais me têm dito é pa fazer uma mistura de produtos antiferrugem dentro do depósito da pistola do compressor e pelos buracos do chassi enfiar essa mistela la pa dentro e deixar escorrer ( em piso de terra , convém). Depois dar uma boa lavadela de pressao e parafinar o carro que fica impecável...

Quando alguem tiver a certeza ou comprar um bom produto pra recuperar que apite.. tb preciso...

Agora quanto a €uros!

250€ os apoios c/montagem
Tintas ainda não comprei :D

A volvo cá em Albergaria lava e parafina altamente

Á parte:

Sempre tive esta duvida!

Lavar á pressao o motor do Land, estraga? não da saude..

Ás vezes tenho receio de o lavar por causa disso!

Aquele Abraço

Obrigado pessoal plos concelhos que tb serviram pra mim

Leonardo
Leonardo Carvalho
Leonardo@mercocentro.pt

LANDMANÍACOS DE ALBERGARIA
Núcleo do LCP
Leonardo
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 abr 2009 20:41
Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
Sócio LCP: 2132

Mensagem por Leonardo »

Vou também Recuperar a carroçaria do Meu Série, está toda danificada!

Penso dar lhe uma boa lixadela... endireitar o aluminio e depois pintar com aquele material tipo Gravilha/Areia em preto!

Se alguém souber em concreto qual e este produto que diga ... Gracias
Leonardo Carvalho
Leonardo@mercocentro.pt

LANDMANÍACOS DE ALBERGARIA
Núcleo do LCP
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Boas!

Tal como o Serodio disse e como eu, ha um produto proprio para chassis, que nao 'e o tal anti-gravilha. No Defender cheguei cera, mas no Disco, os artistas da LR, deram um tratamento com esse produto ao chassis, eixos, etc...
Quanto a marca era da Teroson, mas isso pouco deve importar, nao devem faltar no mercado produtos para o efeito, Berner, Wurth, Teroson etc etc

Para os que tem ferrugem, depois de bem lavado, cheguem o passivador :cool:

Quanto a lavar o motor a pressao, desde que nao seja de muito perto, nao ha problema. A decadas que sao assim lavados os motores dos carros la de casa, e eles ainda andam sem problemas :)

Com ja foi dito aqui, ide a uma casa especializada e pedi aconselhamento profissional, afinal perguntar nao custa (as vezes) :D

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
hugocvaz
master TT
master TT

Mensagem por hugocvaz »

wOen Escreveu:Boas Hugo!

Olha tenho compressor aqui em casa e espaço para tratares do teu series se quiseres estas a vontade!

Hj passas te por mim e nem me viste... o Serie deixa te louco :D

Cumps

ui a que horas ... ias no disco ? a que horas foi isso? não vi mesmo ..
obrigado pela disponibilidade para ceder a garagem :)

Ontem fui levar o serie ao mecânico para tratar de umas coisitas que o Sr António ainda não tinha feito e que faltava fazer. tipo mudar uns vedantes que ele na altura não tinha ... e que agora foi la por.
e estive a falar com ele sobre que tratamento dar ao chassi e como fazer. ele Falou em pintar com Hamerite para travar a ferrugem . e depois mais tarde dar o anti gravilha ... Pois o Hamerite iria para a dita corrosão e o anti gravilha proteger o mesmo . só que para isso teria que desmontar quase o carro todo . e isso é que e o pior ... Alem do espaço que tenho ( garagem do meu vizinho .. e que tem a casa a venda por isso cedeu a dita.... so tem luz enquanto há sol) o tempo para o fazer tb não é muito . vai ser uma horinha por dia quando der ... e tenho de ter o bichinho pronto para Setembro.
Acho que vou e meter-me debaixo do carro e pintar onde chegar ... nesta primeira fase. e para o ano ai sim fazer uma coisa a serio . já sei que me vão dar na cabeça lol .
hoje já vou comprar alguma ferramenta para começar a mexer no dito 2 feira vai ser quando o vou buscar .
Mas claro que vou ter em atenção todas as dicas :)
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278

Mensagem por philipvieira »

Boas Hugo,

Antes de mais PARABÉNS pelo o último passeio em Aveiro. 5 estrelas!
Ficamos nós, malta feirense, comprometidos a intentar mais um género de passeio por estas bandas e/ou arredores (andamos a tratar disso).
Olha, agora relativamente ao teu tópico, tenho por experiência (não muita) que ao querer dar esses retoques no serie, mais vale dar um ganda retoque.
Isto porquê?! Já à alguns anos quando obtive o meu 88 ele vinha, bem, num estado lastimável, desde a chassis a bulkead, jantes, chaparia e etc... (Por acaso de mecãnica, na sua essência, estava e está 5 estrelas, motor, caixas, diferenciais, etc. :god: )
Nisto a aventura começou e desmontei até ao chassi, MAS não tirei motor, nem caixas, molas, diferenciais e transmissões. Quando comecei a reparar a sério para o chassi este quase já não tinha o rear cross member, algumas laterais e até a frente já estava meia comida dos dois lados... desastre total :bolas: .
Como os euros não eram muitos e a preemência de andar de serie era sobrenatural :D , decidi, soldar aqui, massa de ferro acolá, zarcão, hamerite por cima, tinta (2 de mão) e óleo, oléo por dentro do chassi...
Hugo o resultado está à vista, isto é, o carro ficou, na altura in pack, hoje, passado apenas 1 ano, friso, UM ANO (tb de muita lama, vaus de água, mato e afins) já não parece o mesmo, na minha opinião a necessitar de um verdadeiro RETOQUE.
Este RETOQUE apenas consiste em fazer apenas mais uma coisa, que se quer, por excelência, "arear" o chassi (coisa que não fiz) - jacto de areia para tirar os PODRES. Depois os mesmos passos, talvez por opções pessoais, outros materiais, não sei, ao critério de cada um. Quanto à gravilha dei apenas e, penso que seja apenas para os para lamas, parte de baixo da caixa e assim...

A LADY já está em fase de restauro e, este, vai ser de A a Z! eis algumas photos aqui da garagem de casa!
Se precisares de alguma coisa, tás perto, aparece, a oficina tem fosso e tudo!
Abraço,

Imagem
Imagem

Imagem

Filipe Andrade Vieira