Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
olá,
sou proprietário de um Freelander 2.0 DI de Julho/00 o qual está a terminar a rodagem pois conta com perto de 300 000 kms
Tendo mudado a correia de distribuição aos 231 000 foi-me dada indicação que muda em cada 80 000 kms e que deveria mudar novamente a correia de distribuição aos 310 000 kms
Queria pedir-vos a vossa opinião no seguinte:
1- Quais os elementos que devem ser substituídos/ revistos aquando da mudança de correia de distribuição?
2- Uma vez que frequentemente puxo caravana, pondero aumentar o binário e potência, com as vantagens obvias. Concordam com uma reprogramação? Posso pedir opiniões e referências?
3- Pelo mesmo motivo de puxar caravana, existem medidas preventivas e de melhoria do sistema de refrigeração ?
Abraco Landmaniaco
Olá,
agradecendo desde já a respostas, justifico a minha questão com uma experiencia efectuada no meu Freelander, em que através de um mecânico amigo, me instalou uma suposta box de potência...
Não querendo ser injusto, de facto não notei nada, até me pareceu que passou a ter "poços" de falta de potência.
Em pesquisa que efectuei, surgiu-me também a opção de reprogramar a centralina para cerca de 120 cv, situação que no entanto me pareceu bastante onerosa.
Confesso que estou ceptico em relação a box de potencia, por em duas experiências, além de mais funo não ter notado melhorias, no entanto reconheço que existe demasiada oferta no mercado e que será fácil escolher a opção errada.
Por isso me aconselho com vocês:)
Obrigado
Abcs Landmaniacos
Como em tudo há material bom e menos bom. No caso das box de potência, independentemente de serem melhores ou piores, é o princípio de funcionamento que a meu ver as torna desinteressantes e menos aconselháveis.
Uma power box limita-se a enganar uma serie de sensores. A ECU recebe informação (enganosa) que o motor não está a receber a quantidade certa de combustível. Para compensar envia combustível em excesso para o motor. Embora se verifiquem ganhos em termos de performance, o que é certo é que, o pouco que se ganha neste capítulo, acaba por ter um custo com altas emissões de co2 e altas temperaturas no motor. Não raramente, surgem também associados às powerbox muitos problemas de funcionamento de motor. Muitos dos representantes das chamadas powerbox usam com "bandeira de marketing" o facto de elas não serem detectáveis pelos concessionários visto ser fácil a sua remoção. Porém, qualquer equipamento de diagnóstico facilmente perceberá a presença duma powerbox pelo constantes logs de erros causados pelos valores informações enganosas das powerbox.
De facto, creio que muitos de nós de facto percebemos, que nisto, como em muitas outras coisas, a qualidade do que se coloca ou de quem faz o trabalho, terá muita diferença no resultado alcançado
Por isso mesmo, em função dos dados que temos, cada um decide por si e pelo que acha melhor
No entanto, pelo que me pareceu perceber, existem reprogramações para cerca e 120 cv e supostamente o grupo de " turbo/bomba injectora" ( e desculpem se não acertei nesta descrição técnica) trata-se de modelo usado noutros blocos e com margem para ser reprogramado para cerca de 120 cv com segurança e fiabilidade ? Estou correcto ?
Atentamente
sendo eu proprietário de um free o qual já passou a fasquia dos 300 mil, posso afirmar com certeza que:
- o motor série L está programado para trocar correias (as duas) e respectivos tensores a cada 140 mil ou 5 anos (o que vier primeiro)
- em termos de sistema de arrefecimento é ter cuidado com possíveis fugas e NUNCA usar líquido que não seja o rosa "orgânico"
- para aumentar a potencia não vale a pena instalar outra box além das do RoverRon, sejam elas a antiga TU1 (que já não é fácil encontrar) ou a Synergy VP que pode ser encomendada no site. Para "mexer" na centralina, terá que ser soldado um socket para puder trocar o chip de origem. Esta última solução fica um bocado mais cara ! Em qualquer uma das situações terá que se fazer um ajuste na wastegate do turbo para ajudar a queimar o acréscimo de gasoil e é aconselhável meter um filtro de ar melhorzito (um K&N é suficiente).
Caro mariozix,
fico desde já grato pela sua partilha.
O meu freelander mudou de facto a correia de distribuição aos 231 000 e foi-me transmitido pelo mecânico que deveria mudar a correia de distribuição em cada 80 000, que incluiria as outras correias associadas. Fiquei agora confuso com a referencia aos 140 mil ou 5 anos.... Pode esclarecer-me?
Tenho tido esse cuidado sim, agradeço, e ainda na ultima revisão insisti para ver o sistema de refrigeração e mudar o líquído e questionei se haveria alguma forma de optimizar o sistema de refrigeração, mesmo que até agora nunca me tenha dado qualquer situação anómala.
A questão da box interessa-me e vou ver as suas referências, as quais agradeço.
A questão das correias vem no livro de manutenções do carro.
É claro que se quiser trocar aos 80mK pode, mal não faz...
Faça uma pesquisa na net por "Synergy VP37"
Caro Mário,
obrigado pela partilha.
Se de facto este bloco de motor muda a CT aos 14000/5 anos não compreendo de facto esta teimosia de alguns mecânicos. Enfim, vou ver bem o manual.
Sou a favor de manutenção, mas contra deitar € fora.
Vou pesquisar a box porque estou de facto interessado
Atentamente
Boas, a box é esta que podes ver e mandar vir daqui http://www.roverron.co.uk/ronbox-vp/
Eu tenho uma destas instalada no meu Free e notas beeeem a diferença.
A box é a RonBox VP em vez de sinergy (antiga)
Olá Pedro,
tenho andado afastado....
Antes da box... recondicionei o viscoso e rolamentos novos e vidro elétrico passageiro reparado.
Ainda não avancei para a box, espero que entretanto, mas como estou parado há meses por acidente de mota... adiei
Próximos projetos - melhorar as luzes + box + pneus novos
Saudações
Stress
Essas box´s mais pequenas nao sao aquelas que so tem dentro um potenciometro?? Se sim,
E sao faceis de fazer em casa(3€).. fiz uma para a minha audi 80 tdi 1z com bomba bosh vp37 e ficou 5* mas sem nunca comparar com uma repro claro......