Bom dia a todos,
O meu free encontra-se doentinho, mas com uma avaria que me está a deixar doido, as 3 luzinhas do Abs Etc e afins, ora acendem, ora apagam, já se verificou sensores das rodas, fusiveis, relés, fichas e não se chegou a conclusão nenhuma, a não ser de um mau contacto em algum sitio, pois sempre que se corre o percurso, não se vê nada circuitado ou partido, no entanto no final elas apagam e não aparece nenhum erro na centralina depois delas apagarem.
O que é certo, é que elas passados alguns dias voltam a acender.
A maquina de diagnosticos que tenho não é a da LAND ROVER, no entanto quando as luzes acendem, os códigos que me dá são os seguintes:
04 0035 - Válvula da saida dianteira esquerda em curto com a maça.
04 0049 - Valvula da saida dianteira esquerda em curto com a alimentação interna.
Alguem já passou por isto ???? estou mesmo desesperado, não sei mais o que faça e não queria estar a comprar peças que não fossem precisas, digamos que o Aerios não abundam.
Isto está a dar comigo em doido, desde já agradeço a vossa colaboração.
Atenciosamente
Luis Faria
Os terriveis 3 Amigos
- farial
- iniciante TT

- Registado: 02 jan 2011 12:27
- Land Rover: Freelander Di (este já foi)
Discovery Tdi Auto - Sócio LCP: 0
- RTI: 0
- JVieira
- júnior TT

- Registado: 23 jul 2012 17:09
- Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM) - Sócio LCP: 2598
Re: Os terriveis 3 Amigos
Boas,
Já há aí um tópico sobre isto mas o problema pode ser diferente.
Questões:
1 - Isto acontece apenas quando travas? Ou acendem "quando lhes apetece"?
2 - Quando travas os "stops" acendem?
3 - Que luzes em concreto acendem? ABS, TC e HDC? Mais alguma?
Eu resolvi há pouco tempo (assim como mais pessoal aqui do forum) o meu problema identico a este mas as luzes que acendiam era TC + HDC (simbolo do HDC com um !)...
Abraço,
João Vieira
Já há aí um tópico sobre isto mas o problema pode ser diferente.
Questões:
1 - Isto acontece apenas quando travas? Ou acendem "quando lhes apetece"?
2 - Quando travas os "stops" acendem?
3 - Que luzes em concreto acendem? ABS, TC e HDC? Mais alguma?
Eu resolvi há pouco tempo (assim como mais pessoal aqui do forum) o meu problema identico a este mas as luzes que acendiam era TC + HDC (simbolo do HDC com um !)...
Abraço,
João Vieira
- JVieira
- júnior TT

Tens aqui tópicos relacionados com o tema:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... tc#p328782
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... tc#p312310
Abraço
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... tc#p328782
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... tc#p312310
Abraço
- farial
- iniciante TT

Boa Tarde JVieira,
O que me está a acontecer é um pouco estranho, porque é do tipo, saio com o carro, está tudo normal, chego a casa com as luzes apagadas, arrumo o carro, até aí tudo normal, no dia seguinte ou às vezes no próprio dia, vou pegar no carro, ligo o carro, elas acendem e não voltam a apagar.
Outras vezes vai em andamento e elas acendem mesmo sem tocar no travão.
As luzes que acendem, são do do ABS, TC e do HDC.
Espero ter ajudado, é que eu estou completamente perdido.
Atenciosamente
Luis Faria
O que me está a acontecer é um pouco estranho, porque é do tipo, saio com o carro, está tudo normal, chego a casa com as luzes apagadas, arrumo o carro, até aí tudo normal, no dia seguinte ou às vezes no próprio dia, vou pegar no carro, ligo o carro, elas acendem e não voltam a apagar.
Outras vezes vai em andamento e elas acendem mesmo sem tocar no travão.
As luzes que acendem, são do do ABS, TC e do HDC.
Espero ter ajudado, é que eu estou completamente perdido.
Atenciosamente
Luis Faria
- JVieira
- júnior TT

Ok, então nada tem a ver com o que aconteceu comigo, que era o "interruptor" do pedal do travão que estava pifado.
Sendo assim não consigo ajudar mas espero que se resolva rápido e de preferencia de custo reduzido!
cumps
Sendo assim não consigo ajudar mas espero que se resolva rápido e de preferencia de custo reduzido!
cumps
-
mariozix
- iniciante TT

- Registado: 15 abr 2013 10:28
- Land Rover: Freelander Di
Como creio que aqui já foi dito, existem situações diferentes no que diz respeito aos " 3 amigos "
No caso do Freelander com motor serie L, as causas possíveis deste problema não são exactamente as mesmas que no td4 !
O interruptor do pedal de travão não é aplicável no serie L, apenas no td4.
80% das causas no serie L são os sensores do ABS das rodas que podem estar mesmo avariados ou então, e como na maior parte dos casos, fora do sítio !
Estes têm uma posição em relação à ponteira da transmissão (onde está o anel com a pista do ABS) muito sensível (cerca de 1mm) e podem inadvertidamente sofrer uma pequena deslocação indesejável.
É frequente isto acontecer quando se tiram as transmissões mas pode acontecer por outras causas…
Outras das causas deste problema podem ser os cabos do interruptor do HDC na manete das mudanças ou a própria bomba de ABS (arranjo dispendioso…)
De qualquer maneira e pela descrição dos códigos de erro, penso que poderá ser uma deficiência no sensor esquerdo, podendo ser das ligações ou do próprio sensor… (Apesar de não perceber porque falam em válvula, pois isso implica a bomba do ABS)
Espero ter ajudado mas assim sem ver não consigo dar mais palpites…
cumps
No caso do Freelander com motor serie L, as causas possíveis deste problema não são exactamente as mesmas que no td4 !
O interruptor do pedal de travão não é aplicável no serie L, apenas no td4.
80% das causas no serie L são os sensores do ABS das rodas que podem estar mesmo avariados ou então, e como na maior parte dos casos, fora do sítio !
Estes têm uma posição em relação à ponteira da transmissão (onde está o anel com a pista do ABS) muito sensível (cerca de 1mm) e podem inadvertidamente sofrer uma pequena deslocação indesejável.
É frequente isto acontecer quando se tiram as transmissões mas pode acontecer por outras causas…
Outras das causas deste problema podem ser os cabos do interruptor do HDC na manete das mudanças ou a própria bomba de ABS (arranjo dispendioso…)
De qualquer maneira e pela descrição dos códigos de erro, penso que poderá ser uma deficiência no sensor esquerdo, podendo ser das ligações ou do próprio sensor… (Apesar de não perceber porque falam em válvula, pois isso implica a bomba do ABS)
Espero ter ajudado mas assim sem ver não consigo dar mais palpites…
cumps
- farial
- iniciante TT

Boa Tarde mariozix, inicialmente também pensei que podesse ser do sensor esquerdo, por isso troquei o da roda esquerda para a roda direita e o da direita para a esquerda, a gaita é que continua a dizer que é a roda esquerda.
Verifiquei tambem os cabos da alavanca que efectivamente estavam quase nas coves, refiz as soldaduras e aparentemente parecia que tinha resolvido, no entanto passado algum tempo elas voltaram a ligar e novamente os mesmos erros.
Verifiquei a sonda da caixa e estava ok, daí dizer que estou perdido. Sempre que ando de roda do Free a tentar descobrir o que é elas apagam por uns tempos, e quando digo uns tempos, é cerda de 1 ou 2 semanas, depois volta ao mesmo, o que me leva a crer num mau contacto, mas em quê???
Já revi quase toda a instalação e não chego a nenhuma conclusão............... Será que o bixo está ofendido porque ouviu que estou a pensar troca-lo?????
Cump.
Verifiquei tambem os cabos da alavanca que efectivamente estavam quase nas coves, refiz as soldaduras e aparentemente parecia que tinha resolvido, no entanto passado algum tempo elas voltaram a ligar e novamente os mesmos erros.
Verifiquei a sonda da caixa e estava ok, daí dizer que estou perdido. Sempre que ando de roda do Free a tentar descobrir o que é elas apagam por uns tempos, e quando digo uns tempos, é cerda de 1 ou 2 semanas, depois volta ao mesmo, o que me leva a crer num mau contacto, mas em quê???
Já revi quase toda a instalação e não chego a nenhuma conclusão............... Será que o bixo está ofendido porque ouviu que estou a pensar troca-lo?????
Cump.
-
mariozix
- iniciante TT

- Registado: 15 abr 2013 10:28
- Land Rover: Freelander Di
Boas,
se fosses de Lisboa, era possível tentar aqui resolver o problema…
Assim e complicado…
Tenta ver a melhor a questão do posicionamento dos sensores !
Se bem que esse erro, leva muito a duvidar da cablagem desse sensor mas…
Já tive problemas idênticos noutros carros e era sempre a mesma coisa…
cumps
se fosses de Lisboa, era possível tentar aqui resolver o problema…
Assim e complicado…
Tenta ver a melhor a questão do posicionamento dos sensores !
Se bem que esse erro, leva muito a duvidar da cablagem desse sensor mas…
Já tive problemas idênticos noutros carros e era sempre a mesma coisa…
cumps
- farial
- iniciante TT

Bom dia a todos, antes de mais queria agradecer toda a colaboração que me deram, mas é com muita mágua minha que informo que o meu free já foi para outras paragens, no entanto o irmão mais velho Disco ainda está e está para estar.
No entanto a dor de cabeça das 3 Luzinhas foi resolvido antes do menino ser entregue, e atenção sentem-se bem, porque o problema foi do mais impensável que pode haver, e só o descobri porque de repente o free não quis pegar.
Pois é verdade a bateria que aparentemente estava ok, foi a causadora disto tudo, bateria trocada as luzes nunca mais acenderam e tudo ficou a funcionar normalmente.
Pois é o Lands tem destas coisas, por isso é que gostamos deles, sempre a desafiar os donos ....... ehehehehe
Land Abraços a Todos
No entanto a dor de cabeça das 3 Luzinhas foi resolvido antes do menino ser entregue, e atenção sentem-se bem, porque o problema foi do mais impensável que pode haver, e só o descobri porque de repente o free não quis pegar.
Pois é verdade a bateria que aparentemente estava ok, foi a causadora disto tudo, bateria trocada as luzes nunca mais acenderam e tudo ficou a funcionar normalmente.
Pois é o Lands tem destas coisas, por isso é que gostamos deles, sempre a desafiar os donos ....... ehehehehe
Land Abraços a Todos
- JVieira
- júnior TT

Wow...
O que interessa é que está resolvido!
Abraço
Abraço
- Punisher
- júnior TT

- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
Phonix....esta foi a primeira que ouvi a respeito das ditas 3 luzinhas, já varias soluções, mas bateria...nunca tal me ocorreu. ainda bem que se resolveu e parabéns por partilhares.farial Escreveu:Bom dia a todos, antes de mais queria agradecer toda a colaboração que me deram, mas é com muita mágua minha que informo que o meu free já foi para outras paragens, no entanto o irmão mais velho Disco ainda está e está para estar.
Pois é o Lands tem destas coisas, por isso é que gostamos deles, sempre a desafiar os donos ....... ehehehehe![]()
Land Abraços a Todos