Suspensão pneumática Free
- pmarques
- júnior TT

- Registado: 09 abr 2015 22:32
- Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000 - RTI: 0
Suspensão pneumática Free
Boas,
Tenho um novo desafio pela frente...
Durante o ultimo evento TT em que participei notei que um dos grandes problemas do nossos Freelanders é a altura ao solo. Em algumas partes do circuito tive a sensação de que pederia ficar com o carro completamente assente na terra, com as 4 rodas no ar...
Como pretendo manter o Free mais uns anitos com o mesmo tipo de jantes e pneus, estou a pensar em alterar a suspensão original por uma nova do tipo, amortecedor tradicional com complemento pneumático.
Encontrei no fórum varias formas de aumentar a distancia ao solo, alteração do tipo e tamanho de pneus, jantes, molas e amortecedores, espaçadores, etc. mas, todas elas soluções de caracter definitivo.
O meu objetivo é o de haver duas opções, uma de estrada e outra "off road" e se não for pedir muito, conseguir manter a viatura com a mesma altura ao solo, independentemente do peso abordo.
O equipamento tem que ter qualidade e segurança.
Preciso de opiniões, soluções, empresas e alguém com experiencia neste assunto.
Forte Abraço
Pedro Marques
Tenho um novo desafio pela frente...
Durante o ultimo evento TT em que participei notei que um dos grandes problemas do nossos Freelanders é a altura ao solo. Em algumas partes do circuito tive a sensação de que pederia ficar com o carro completamente assente na terra, com as 4 rodas no ar...
Como pretendo manter o Free mais uns anitos com o mesmo tipo de jantes e pneus, estou a pensar em alterar a suspensão original por uma nova do tipo, amortecedor tradicional com complemento pneumático.
Encontrei no fórum varias formas de aumentar a distancia ao solo, alteração do tipo e tamanho de pneus, jantes, molas e amortecedores, espaçadores, etc. mas, todas elas soluções de caracter definitivo.
O meu objetivo é o de haver duas opções, uma de estrada e outra "off road" e se não for pedir muito, conseguir manter a viatura com a mesma altura ao solo, independentemente do peso abordo.
O equipamento tem que ter qualidade e segurança.
Preciso de opiniões, soluções, empresas e alguém com experiencia neste assunto.
Forte Abraço
Pedro Marques
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
- RTI: 0
Re: Suspensão pneumática Free
Boas!
Os espaçadores não são bem de carácter definitivo, pois basta retirar para voltar a ficar como de origem, pois não requerem "modificações/ adaptações". A não ser que optes por levantar o máximo de 2'' (5 cm) pois tens de mudar os parafusos de camber e cabos de travão e cortar um bocado de chapa onde passa a barra da direcção. Mas para voltar a ficar com a altura standard "basta" retirar os espaçadores.
Se optares pelos de 1'' ou 1,5'' não mudas absolutamente nada! Sempre reversível!
Agora esse nível de set up tão dinâmico não conheço nenhum sistema aplicado ao Free mas força nisso!
Abraço
Os espaçadores não são bem de carácter definitivo, pois basta retirar para voltar a ficar como de origem, pois não requerem "modificações/ adaptações". A não ser que optes por levantar o máximo de 2'' (5 cm) pois tens de mudar os parafusos de camber e cabos de travão e cortar um bocado de chapa onde passa a barra da direcção. Mas para voltar a ficar com a altura standard "basta" retirar os espaçadores.
Se optares pelos de 1'' ou 1,5'' não mudas absolutamente nada! Sempre reversível!
Agora esse nível de set up tão dinâmico não conheço nenhum sistema aplicado ao Free mas força nisso!
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
- pmarques
- júnior TT

-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

- Registado: 17 jan 2007 00:27
- Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001 - Sócio LCP: 2689
O que quer é um RR P38, não um freelander. Tudo tem os seus pontos fortes e pontos fracos.
Há que saber os limites de cada veiculo e adaptar suspensões pneumáticas a um veiculo com as IPO como temos e a piorar...pessoalmente é pedir problemas e gastar dinheiro.
Há que saber os limites de cada veiculo e adaptar suspensões pneumáticas a um veiculo com as IPO como temos e a piorar...pessoalmente é pedir problemas e gastar dinheiro.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
- Nitrous
- pleno TT

- Registado: 25 set 2010 15:51
- Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
- Sócio LCP: 2468
Também já pensei no mesmo e fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nada que fosse adequado ao Freelander, por isso subiu 5cm com alteração dos amortecedores e espaçadores.
Vi uns kits que tem uns balões que se introduzem no meio da mola, mas só são viáveis para viaturas em que o amortecedor não passa no meio da mola.
De qualquer modo, boa sorte com o projecto.
Vi uns kits que tem uns balões que se introduzem no meio da mola, mas só são viáveis para viaturas em que o amortecedor não passa no meio da mola.
De qualquer modo, boa sorte com o projecto.
APRESENTAÇÃO: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=16223
AS AVENTURAS DO MEU FREELANDER: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=16330
http://freerideclubporto.wordpress.com/
YouTube Channel: http://www.youtube.com/user/pmrfcp1976?feature=mhsn
AS AVENTURAS DO MEU FREELANDER: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=16330
http://freerideclubporto.wordpress.com/
YouTube Channel: http://www.youtube.com/user/pmrfcp1976?feature=mhsn
- pmarques
- júnior TT

Obrigado,
Tinha em mente que Subir permanentemente 5 cm através dos amortecedores e espaçadores compromete a segurança da condução e acelera o desgaste de um doas lados dos pneus. Será?
Abc
PMarqures
Tinha em mente que Subir permanentemente 5 cm através dos amortecedores e espaçadores compromete a segurança da condução e acelera o desgaste de um doas lados dos pneus. Será?
Abc
PMarqures
- pmarques
- júnior TT

Viva,Mr_Trecolareco Escreveu:O que quer é um RR P38, não um freelander. Tudo tem os seus pontos fortes e pontos fracos.
concordo consigo mas, também há quem diga que o dinheiro pode fazer esticar esse limite. Pretendo apenas subir 5cm e em situações muito especiais.
O P38 é de facto uma excelente viatura mas, o Free é muito especial, é pequeno, prático, eficiente e divertido de conduzir.
Em relação ao gasto, depois do investimento que fiz na renovação do interior e se o objetivo fosse só poupar, não teria comprado um LAND ROVER
Estou a tentar contactar algumas empresas…
Obrigado
PM
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
Boas!pmarques Escreveu:Obrigado,
Abc
PMarqures
É possivel subir os 5 cm sem ser necessário alterar os amorteceres. O caso do Nitrous é diferente pois fez as alterações em 2 fases, primeiro subiu com a solução de amortecedores mas depois queria mais e colocou os espaçadores para fazer a altura final de 5 cm... é possivel fazer isso apenas com os espaçadores como eu o fiz! É sim preciso como referi alterar os parafusos de camber e cabos de travao e cortar um pouo de chapa, a roda nao ficar presa quando levantar a roda... O Nitrous fala por experiência
Quanto aos desgaste dos pneus não influencia em nada e porque influenciaria?
Coloca claro mais stress nas transmissões pois ficam com um angulo superior mas até ver não tivemos problemas e acredita que tanto o meu como o dele e muitos outros por estas bandas já fizerem muita brincadeira
Quanto à segurança naturalmente o centro de gravidade fica um pouco mais alto mas faz-se exactamente o mesmo tipo de condução que se fazia antes. Agora claro que se for para andar a fazer corridas é capaz de se notar mais...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
-
nelson_graca
- júnior TT

- Registado: 17 mai 2015 07:17
- Land Rover: Freelander td4
Ola amigo
O que você quer é uma suspensão pneumática "costum" com ajuste de altura para freelander... A ideia é excelente. Em estrada ia numa configuração e em TT bastava carregar num botão e lá ganha uns cm...
A boa noticia:
Existe!
A má noticia:
Tem de ir aos Estados Unidos colocar um kit desses e pagar mais do dobro do que um free custa... ou mais do triplo... ou... esqueça isso...
O que você quer é uma suspensão pneumática "costum" com ajuste de altura para freelander... A ideia é excelente. Em estrada ia numa configuração e em TT bastava carregar num botão e lá ganha uns cm...
A boa noticia:
Existe!
A má noticia:
Tem de ir aos Estados Unidos colocar um kit desses e pagar mais do dobro do que um free custa... ou mais do triplo... ou... esqueça isso...
- JBALVES
- iniciante TT

- Registado: 08 out 2015 12:43
- Land Rover: Freelander Xedi 5pt 2.0di 1998
Isso era uma excelente ideia!!
Na semana passada estive numa loja de material de ar comprimido ( na abrunheira - Sintra) e vi la uns baloes de ar, que podiam ser uma solução para este efeito.
Pro - pequenos e permitiam quando cheios aumentar entre 7 e 10 cm.
contra - 287€ / cada.... sem falar na instalação necessária para os adaptar nas suspensões...
rapidamente esqueci logo esta solução.....
Na semana passada estive numa loja de material de ar comprimido ( na abrunheira - Sintra) e vi la uns baloes de ar, que podiam ser uma solução para este efeito.
contra - 287€ / cada.... sem falar na instalação necessária para os adaptar nas suspensões...
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

PMarques, percebo que queiras fazer valer o ditado " quem não tem cão, caça com gato" mas estás a complicar.
A roda já foi inventada e para o freelander com as transmissões/suspensões que trás o mais simples é de facto a sugestão já falada para os 5cm associada aos pneus de outra medida.
Mas é de louvar quem desbrava caminhos novos. Boa sorte.
A roda já foi inventada e para o freelander com as transmissões/suspensões que trás o mais simples é de facto a sugestão já falada para os 5cm associada aos pneus de outra medida.
Mas é de louvar quem desbrava caminhos novos. Boa sorte.
- Bmiguelpaiva
- júnior TT

- Registado: 02 ago 2014 22:11
- Land Rover: Nenhum,por enquanto !
Mesmo assim não é caro. Um simples balão para um P38 ca em Portugal custa perto de 400€...JBALVES Escreveu:Isso era uma excelente ideia!!
- pmarques
- júnior TT

Última edição por pmarques em 15 dez 2015 12:34, editado 2 vezes no total.
- cconst
- júnior TT

- Registado: 19 ago 2011 10:32
- Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
- Sócio LCP: 2510
Fiz uma pesquisa... e encontrei algo interessante:
http://www.air-lift.co.uk/accessories.p ... airsprings
Parece-me (sem ler em grande detalhe) que nesta página estão "molas" a ar. Do que vi do resto do site, existem sistemas para controlar a partir do habitáculo, mas também podem ter ajuste manual (bomba de pé, compressor...)
Se encontrares algo que cumpra os requisitos (altura máxima e minima de acordo com o que pretendes) pode ser interessante. Pelo menos pode valer a pena entrar em contacto com os Srs... Pode ser que fique "em conta" (do que vi no site, pode ficar 280 por par).
Quanto a adaptações... parece-me que a ideia é tirar as molas o colocar junto com as molas e siga!
Abraços
Abraços,
Carlos
Parece-me (sem ler em grande detalhe) que nesta página estão "molas" a ar. Do que vi do resto do site, existem sistemas para controlar a partir do habitáculo, mas também podem ter ajuste manual (bomba de pé, compressor...)
Se encontrares algo que cumpra os requisitos (altura máxima e minima de acordo com o que pretendes) pode ser interessante. Pelo menos pode valer a pena entrar em contacto com os Srs... Pode ser que fique "em conta" (do que vi no site, pode ficar 280 por par).
Quanto a adaptações... parece-me que a ideia é tirar as molas o colocar junto com as molas e siga!
Abraços
Abraços,
Carlos
- Bmiguelpaiva
- júnior TT

Falta uma questão muito importante,as inspeções.....será que depois como se altera a suspensão não dará problema?!
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

Já não custam tanto, só se quiseres:Bmiguelpaiva Escreveu:Mesmo assim não é caro. Um simples balão para um P38 ca em Portugal custa perto de 400€...JBALVES Escreveu:Isso era uma excelente ideia!!
http://www.arnotteurope.com/LAND ROVER-r ... ducts.aspx
http://p38spares.co.uk/commerce/index.p ... &cat_id=75
- Bmiguelpaiva
- júnior TT

Eu expliquei me bem lol disse em Portugal,nas lojas on-line inglesas São cerca de um terço do preço.
Vi agora melhor esses balões/sleves e realmente tem bom aspecto,tal como você disse ate parecem ter no topo uma aba para ficar encaixado dentro das molas.
Mas tal como já disse não sei até que ponto essa transformação não trará problemas nas inspecções,cada vez mais rigorosas
Vi agora melhor esses balões/sleves e realmente tem bom aspecto,tal como você disse ate parecem ter no topo uma aba para ficar encaixado dentro das molas.
Mas tal como já disse não sei até que ponto essa transformação não trará problemas nas inspecções,cada vez mais rigorosas
- JBALVES
- iniciante TT

- Registado: 08 out 2015 12:43
- Land Rover: Freelander Xedi 5pt 2.0di 1998
Estive a dar uma vista de olhos e as "sleeves" parecem-me uma boa solução. Apenas tenho duvidas em relação À aplicação. Mantem-se as molas originais e colocam-se estas sleeves por dentro da mola ou retira-se por completo a mola ?cconst Escreveu:Fiz uma pesquisa... e encontrei algo interessante:
Abraços
Abraços,
Carlos
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
esses balões para colocar dentro das molas são utilizados nos 4x4 de expedição para tornar a suspensão mais soft e levar mais carga
na minha opinião não vale a pena o investimento pois o valor de todo o conjunto é o valor do free " isto assim por alto"
não inventem porque existe uma coisa que não se deve brincar SEGURANÇA ....
na minha opinião não vale a pena o investimento pois o valor de todo o conjunto é o valor do free " isto assim por alto"
não inventem porque existe uma coisa que não se deve brincar SEGURANÇA ....
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
A colocação dos ditos tem como objectivo auxiliar as molas a suportarem o esforço a que estão sujeitas, principalmente veículos de expedição com grandes cargas.