Um amigo meu (é alguém que percebe de carros, trabalha em revista da especialidade) meteu um post noutro forum sobre este assunto, que achei interessante e aqui replico:
Ora, eu estava em processo de comprar um filtro destes para o meu carro, e este fim-de-semana estive a discutir este assunto com ele.Filtro de ar de lã tipo KN Green etc, não são filtros para TT, filtra demais, e apanha todo o pó e o resultado é entupir rapidamente, o resultado é totalmente ao contrário daquilo que queríamos, perda de rendimento por obstrução, em vez de rendimento. O oleo com o Pó faz uma pápa…
Estes filtros são para ser usados unicamente em pista e lavados frequentemente, isto porquê porque filtram melhor o ar com muito menos resistência.
No nosso caso nunca se deve usar este tipo de filtros, os de origem são os melhores, são em papel e devem ser mudados consoante a utilização, se fazemos muito monte, muda-se mais frequentemente, se fazemos mais estradas estamos mais à vontade.
Agora se lavares o filtro KN e não pões o óleo de retenção, mais vale não teres lá o filtro não filtra nada mesmo.
Espero ter desmistificado os filtros de falso rendimento (em TT claro)
São caros exigem muita manutenção, e não dão absolutamente rendimento nenhum, é um engano.
CumprimenTTos
MiguelGomes
O que ele diz, basicamente, é que os filtros são muitos bons (melhores que os de origem), mas o óleo em conjunto com o pó que entra no filtro, faz uma 'pasta' que bloqueia mais a entrada de ar que os filtros de origem.
Ou seja, quando está limpinho, perfeito, mas em TT suja-se rapidamente e depois o rendimento diminui. Temos de andar sempre a limpar... e quem costuma ir para Marrocos nem sei como faz... o meu filtro em Marrocos eu limpo todos os dias (mas é só desmontar e soprar, ou até trocar o filtro).... agora com um K&N não é bem assim, aquilo é mais chato para limpar.
Abraço,