Duplo amortecedor????

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737
RTI: 0

Duplo amortecedor????

Mensagem por Corvo »

Boas,mais uma vez.Para o pessoal mais entendido em suspenções e para aqueles que já o fizeram,aqui vai uma dúvida:
Tenho um Disco 200,que como sabem não tem barras estabilizadoras nem apoios para as colocar :( :( :(
Será que montando duplos amortecedores atrás e à frente,vai ajudar a que o carro não adorne tanto em curva??
Não ficará excessivamente duro??
Que outras vantagens tirarei se o fizer??
Desde já ,obrigados.
serodio

Re: Duplo amortecedor????

Mensagem por serodio »

boas é colocar umas molas OME com amortecedores e resolve o problema ou então uma suspenção terrafirma é o indicado para eliminar o adorno e assim não precisa de duplo amortecedor.

Serôdio
968172293
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Boas

Eu no meu caso, Disco 200, coloquei duplo amotercedor, e é o antes e o depois :ok:
Em estrada e estradao é :driving: :driving: do melhor, em Trial não vais ganhar nada mas tambem nao perdes, é esta a minha experiencia

JB
ruipina
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 set 2008 02:35
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 tdi 97
Sócio LCP: 2005

Mensagem por ruipina »

Olá Jorge como é q os montaste a traz eu tb ando com essa ideia.
Podias colocar umas fotos par a malta ver como foi o upgrade da suspensão para temos uma ideia
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737

Mensagem por Corvo »

Sim,se possível tambem gostaria de ver ums fotos,sempre ajudava aqui o pessoal que pretende fazer o mesmo :cool: :cool: :cool: :cool:
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401

Mensagem por pgoliveira2000 »

O duplo amortecedor é uma solução sempre interessante para quem procura um carro mais estavel e dessa forma reparte o esforço de uma utilização mais intensiva por dois amortecedores.
Se o que procura é ganhar estabilidade, pode consegui-lo também com umas molas mais reforçadas e até com amortecedor simples.
Existem no mercado soluções que podem ir ao encontro do que digo, é uma questão de pedir mais esclarecimentos. E existem aqui no forum muitos participantes com as soluções mais diversas que podem dar o seu contributo, não esquencendo que muitas vezes aquilo que nos agrada a outros não serve.

O meu exemplo:
Duplo amortecedor (Ironnman + Koni Heavy Track 4x4 +2")
Molas King Spring Heavy Duty

Para mim e para o que faço está excelente para outros está durissimo :lol: . Cada cabeça sua sentença.

abraço.
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Também tenho duplo amortecedor à frente no meu defender, mas, tal comoo Paulo Olveira, penso que o teu problema poderá ser resolvido com amortecedores e molas mais duras, mantendo a configuração simples de 1 amortecedor por roda.

Vou-te dar um exemplo. Cheguei a ter no meu defender molas britpart com amortecedores procomp e era o medo sempre que chegava a uma curva, o carro adornava muito. Substitui por amortecedores bilstein e foi da noite para o dia, fiquei com um comportamento bom em estrada e fora de estrada.
Isto para dizer que a configuração de amortecedor simples poderá ser o suficiente para resolveres ess problema. Eu optaria por trocar primeiro os amortecedores por uns mais duros (tipo Bilstein, Koni) e se ainda assim não for suficiente, trocar as molas. À partida o problema ficará resolvido.

O duplo amortecedor tem uma grande desvantagem em contextos que não seja, carros com muita carga, competição, ou muitos kms ininterruptos de offroad acidentado (tipo pistas de marrocos) Para andar no dia-a-dia e para aqueles passeios que fazemos com os amigos (mais ou menos "durinhos") é muito, leia-se, muito, desconfortável. Só com 2/3h de uso intenso é que os amortecedores aquecem o suficiente para chegar a níveis aceitáveis de conforto e obviamente no para arranca não conseguimos esse compromisso. A dada altura em só colocava o segundo amortecedor quando ia fazer provas, tirando-o depois para as voltinhas.

Dentro do duplo amortecedor experimentei várias configurações, todas elas "a frio", duríssimas e desconfortáveis. Aqui fica o que achei delas depois de andar 2/3h.

2xbilstein à frente e 1xbilstein atrás - Carro tipo kart, muito duro, mas resistente e a curvar muito bem.
1xbilstein+1xProcomp à frente e 1xbilstein atrás - Comportamento bastante bom, mas os amortecedores não eram do mesmo tamanho (foi só mesmo um teste para ver a diferença entre um hard e um Soft).
1xbilstein+1xOrigem à frente e 1xbilstein atrás - Aqui quis ver a diferença entre dois tipos de amortecedores (um a gás e outro a óleo) - Comportamento muito homogéneo e certinho, basicamente porque os amortecedores a óleo tiraram parte daquele desempenho "brusco e bruto" dos bilstein a gás...

Hoje em dia uso duplo amortecedor 1x bilstein 7100 com reservatório e 1x bilstein 5100 à frente e bilstein 7100 com reservatório atrás. Nesta configuração o carro está confortável (para os meus parâmetros isto é duro) em qualquer situação basicamente porque os amortecedores da frente foram feitos para trabalhar em conjunto, uns mais em compressão e outros mais em desompressão. O facto de serem amortecedores com maior corpo e com reservatório permite também menor fadiga pelo que o comportamento é bastante homógeneo mesmo após utilização intensiva.
Uso com este conjunto molas Ironman + 4cm.

Cumprimentos,
Amorim
bruno cameirão
master TT
master TT
Registado: 21 mai 2006 11:52
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por bruno cameirão »

e o que dizem dos iromam ? a gaz ou oleo? n

podem rezolver alguma coisa
Imagem
SEMPRE NAS CALMAS...MAS AS VEZES PREGO NA CHAPAAHAH

A CULPA É SEMPRE DO CONDUTOR.... E DEPOIS O DEFENDER É QUE SOFRE
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Boas

Ora ja muito foi dito por aqui e algumas opinioes são mais fundamentadas que a minha, uma vez que a configuração que tenho é a primeira e ainda nao exprimentei outra.
O motivo que me levou a colocar o duplo amortecedor por roda foi o facto de ter uma amigo meu que tem num Def e em estradao e em areia o Rapaz punha-se a milhas e eu ficava ali ao saltos nas dunas e bater com as astes em tudo e que era sitio :yikes: :
Vai daí que me decidi a por as maos á obra.
Imagem
MAndei vir o material da terra de sua MAgestade e no fim de alguma transpiração e corte na chapa.....os da frente ja estavam.
Imagem
Imagem
Só algum tempo depois é que meti os de tras, e por quê ? Porque as soluçoes que eu ja tinha visto de colocar os amortecedor a par, nao me agradava e eu teimoso como sou , tinha de arranjar maneira do os meter em V isto é, um para a frente e outro para tras
Imagem
Imagem

Imagem
A minha configuração é composta por uns Koni regulados ao minimo e uns Procomp ES 9000 que sao na minha opinião a maior merd@ que eu comprei até hoje pró Disco :mad: se arrependimento pagasse imposto Portrugal nao estava em crise
Imagem

E para finalizar uma foto dele a cruzar

Imagem

E agora o rapazito do Def ja nao me escapa :driving: :driving: ;)

ESpero ter ajudado

J Bento
Última edição por JorgeBento em 26 abr 2009 14:23, editado 1 vez no total.
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

JorgeBento Escreveu: Procomp ES 9000 que sao na minha opinião a maior merd@ que eu compre até hoje pró Disco :mad: se arrependimento pagasse imposto Portrugal nao estava em crise
Amen :)

Abraço,
Amorim