Recuperação interior Range Rover VM 92'

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers
niceboy
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 out 2012 01:14
Land Rover: Range Rover Classic (2P) 2.5 VM
RTI: 0

Recuperação interior Range Rover VM 92'

Mensagem por niceboy »

Boas pessoal,
Decidi meter mãos à obra e verificar o estado do interior do meu RR VM de 92.
Após um dia de trabalho a desmontar o interior e a limpar... eis o estado! Até me deu tonturas de ver...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou precisar de algumas opiniões da malta mais experiente.
Não sei se deva remendar os buracos com chapa ou fibra ou massas...
O que já decidi além de levar com Hammerite, vai levar com um composto por cima do Hammerite impermeável à base de borracha liquida usada nas anti infiltrações dos terraços, Danosa MAD4 e por fim carpete auto.

Fico à espera de sugestões.
filipeconceicao
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 mai 2012 22:09
Land Rover: LAND ROVER discovery 200 tdi

Re: Recuperação interior Range Rover VM 92'

Mensagem por filipeconceicao »

boas eu penso que talvez seja melhor remendares com chapa e depois dar o devido tratamento para não apodrecer.
abraço
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 nov 2010 14:15
Land Rover: RR VM 92'
Sócio LCP: 2499

Mensagem por andre_rrvm »

Boas,
Para ajudar à confusão eu remendei o chão do meu com fibra e meti tanta resina que aquilo nunca mais apanha com água na chapa.
É fácil de trabalhar, não é preciso ferramentas especiais e a resistência e acabamento eram bons.
Agora há quem prefira meter chapa onde andes tinha chapa, mas para quem não tem conhecimentos de chapeiro a fibra resolve bem o problema.

Cumprimentos
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

andre_rrvm Escreveu:Boas,
Para ajudar à confusão eu remendei o chão do meu com fibra e meti tanta resina que aquilo nunca mais apanha com água na chapa.
É fácil de trabalhar, não é preciso ferramentas especiais e a resistência e acabamento eram bons.
Agora há quem prefira meter chapa onde andes tinha chapa, mas para quem não tem conhecimentos de chapeiro a fibra resolve bem o problema.

Cumprimentos
Boas André,
Achas que a fibra aguenta grandes remendos? Esse é o meu receio.
Hoje estive a ver valores e a fibra fica bem mais caro do que folhas de aço. O unico senão da chapa de aço é ter que mandar reparar a um bom bate chapas.
joaocarvalho287
master TT
master TT
Registado: 19 jan 2012 19:38
Land Rover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547

Mensagem por joaocarvalho287 »

Se a ferrugem está na chapa, não é por selares e isolares a dita que ela não aprodrece mais. A ferrugem é como um cancro, uma vez lá, só sai se for bem irradicada com tratamentos especiais.
Se tencionas por fibra ou chapa, eu voto na chapa, que fica mais original.
Mas, de qualquer das maneiras, penso que não seria mal pensado o jacto de areia, para ao menos veres o que está ou não podre.

Mais uma coisa que deves ter em atenção é o facto de não ignorar a ferrugem, porque uma vez selada com fibra ou dynamat, etc.. É mais dificil contê-la e o facto de estar sobre isolamento acelera a oxidação. Não respira, apodrece
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Mensagem por mikeRANGErover »

Eu levei a um chapeiro. (200 aerios)
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

joaocarvalho287 Escreveu:Se a ferrugem está na chapa, não é por selares e isolares a dita que ela não aprodrece mais. A ferrugem é como um cancro, uma vez lá, só sai se for bem irradicada com tratamentos especiais.
Mas, de qualquer das maneiras, penso que não seria mal pensado o jacto de areia, para ao menos veres o que está ou não podre.

Mais uma coisa que deves ter em atenção é o facto de não ignorar a ferrugem, porque uma vez selada com fibra ou dynamat, etc.. É mais dificil contê-la e o facto de estar sobre isolamento acelera a oxidação. Não respira, apodrece
Concordo ;)
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

Hoje já todo despido no interior, andei com o tanque na rua só com o meu banco montado.
Como hoje choveu, reparei que na parte traseira a ferrugem deve-se à infiltração pelas janelas traseiras laterais!!

Vou ter que desmontar a caixilharia e verificar aquilo tudo para ficar bem isolado com novos vedantes (borrachas).
Aquilo é fácil de desmontar? Só vi por alto e ainda não consegui decifrar como... vou ter que pesquisar na net.
joaocarvalho287
master TT
master TT
Registado: 19 jan 2012 19:38
Land Rover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547

Mensagem por joaocarvalho287 »

Não sei como é o teu inglês, mas, podes ver aqui o layout:
rangerovertwodoorclub.co.uk

;) Tens que ir ao (more, original parts book, e escolhes a categoria adequada) Tem o layout todo e caso precises de peças, também tem os part number
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

Bons docs :cool:
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT

joaocarvalho287 Escreveu:Se a ferrugem está na chapa, não é por selares e isolares a dita que ela não aprodrece mais. A ferrugem é como um cancro, uma vez lá, só sai se for bem irradicada com tratamentos especiais.

Podes ver no meu tópico como fiz.
Eu tirei tudo o que pude com a rebarbadora com uma ponta própria para lixar. Quando já não havia mais ferrugem para tirar levou decapante de ferrugem.
Foi pintado com 3 camadas de hammerite e só depois foi tapado com fibra. Se os buracos forem, maiores que, por ex. 20x20cm, esquece a fibra e mete chapa.
No meu caso tinha buracos pequenos e a fibra não só os tapou como aguenta bem devido à camada que levou. Depois fiz como se faz nos barcos com as tintas de epoxi e resinei o chão da frente todo para garantir que aquilo por dentro não volta a enferrujar. Continua a ser preciso renovar a parte exterior da chapa com antigravilha para não enferrujar pelo exterior.

Abraço
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT

niceboy Escreveu:Hoje já todo despido no interior, andei com o tanque na rua só com o meu banco montado.
Como hoje choveu, reparei que na parte traseira a ferrugem deve-se à infiltração pelas janelas traseiras laterais!!

Vou ter que desmontar a caixilharia e verificar aquilo tudo para ficar bem isolado com novos vedantes (borrachas).
Aquilo é fácil de desmontar? Só vi por alto e ainda não consegui decifrar como... vou ter que pesquisar na net.
A infiltração é na janela em sí ou nas fixações da mesma? É que as minhas têm as fixações em mão estado com grandes zonas de ferrugem por onde entra água. Só se vê por dentro junto aos parafusos que seguram a janela. vê se não sofres do mesmo.

Abraço
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

É isso mesmo... pinga por baixo de um parafuso que fica debaixo da calha (parte de trás).
Estou a ver que tem que se retirar esses parafusos para remover a calha e os vidros.
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT

Esses parafusos têm de sair sim, mas não te sei dizer como se tira aquilo que ainda não desmontei as minhas mas é desapertar tudo que tenha um ar suspeito :D

Abraço
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

andre_rrvm Escreveu:Esses parafusos têm de sair sim, mas não te sei dizer como se tira aquilo que ainda não desmontei as minhas mas é desapertar tudo que tenha um ar suspeito :D

Abraço
É o que tem de bom os RR... desaperta que saí!! ;)
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

Confirma-se, para retirar as janelas traseiras laterais, tem que se retirar os 3 parafusos por baixo da calha no interior do RR. Depois é só empurrar a calha toda para o lado de fora que desencaixa.
No meu caso, além dos parafusos e anilhas de borracha estarem todas podres, tive que reprar a chapa que estava com buracos enferrujados. Ficou impecável... agua pelas calhas já não entra.
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

Aproveitei para tentar decifrar porque é que o velocimetro não funcionava.
Retirei o "speed transponder" ao lado da caixa por baixo do chassis e tinha os fios partidos junto do mesmo.
Com alguma paciência, tem que se abrir o transponder e dentro soldar novos fios, fechar e isolar novamente a caixa com silicone de juntas e montar... problema resolvido. A quem tenha o mesmo stress, esta reparação é muito fácil e a custo quase nulo.
O único senão foi não me ter lembrado de fotografar os passos da reparação.
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT

Boas,
como tratas-te a chapa? Os meus também estão assim mas só lhes quero mexer no verão.

Abraço
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

Boas,

Como eram buracos de apenas 4mm, lixei bem, passei Hammerite e no fim tapei com um selante de juntas à base de silicone. Fica impecável. Tive que trocar os parafusos enferrujados por uns novos e devidas anilhas de borracha e aço.
Aproveitei e lavei muito bem as borrachas e recondicionei com vaselina para recuperar a elasticidade.
niceboy
júnior TT
júnior TT

Mensagem por niceboy »

A fase de recuperação/protecção interior começou.
Depois de lixar tudo muito bem, comecei a aplicar a protecção anti-ferrugem:

Imagem

Imagem

A seguir, substituir os painéis do condutor e passageiro por uns novos em folha e continuar a aplicar a protecção.
Depois do anti-ferrugem, vai levar com um impermeabilizante (borracha liquida) e depois forrar com Danosa MAD4 e por fim esponja isonorizante de 30mm.

Irei colocando fotos!