Opiniões diferentes...

Discussão sobre Freelanders
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0

Opiniões diferentes...

Mensagem por Chorondus »

Boas noites a todos!
Hoje fui combinar uma "consulta" para o free, uma vez que começou uma fase exagerada de marcação de território (Com o óleo). Apesar de achar que ainda não é momento para me preocupar, decidi evitar a futura chatice e já está consulta marcada!
Mas na conversa com o mecânico pedi para ele verificar se a EGR já foi anulada e caso não o tenha sido para o fazer. Com surpresa minha desaconselhou tal dizendo que nos TD4 não vale a pena e nada se ganha ou acrescenta. Aconselha sim a retirar umas "Agulhetas" do motor (coisa da BMW, a LR está inocente desta), pois é esse o grande risco destes motores. Parece que tais peças, totalmente inúteis, tendem a partir e, por vezes a "matar" o motor.Alguém sabe alguma coisa disto? Apesar de não ser entendido nestas coisas nunca tinha ouvido tal. :yikes:

De qq forma, quando abri o capot do motor, o tubo ( que suponho ser do intercooler tinha uns salpicos de óleo. Isto leva à outra questão. Disse ao mecânico que seria bom mudar o filtro do turbo e ele concordou. Depois perguntei qual podia ser o resultado de não mudar essa peça a tempo: Parece que pressiona internamente o óleo, podendo ser causador de fugas e de perda de óleo. Alguém já teve problemas pela não mudança atempada do filtro do turbo? (acho que conhecem como o turbo killer) :sick: E o que aconteceu? è que começo a suspeitar que estas fugas de óleo no chão, os pingos de óleo espalhados no tubo e um certo (muito) fumo do escape em esforço tem a ver com o mau estado do filtro do turbo. Bom, 2 meses sem amuos do free é bom! E eu já estava a sentir saudades dos cheiros de crinolina... :crazy:

Bom, é tudo, cumprimentos antecipados
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879

Re: Opiniões diferentes...

Mensagem por orlando4x4 »

Boas...essa peça/filtro

G03.025 CAMSHAFT COVER (M47 2.0L I4 16V DIESEL)
CONJUNTO DA VÁLVULA-CONTROLO DEPRESSÃO
Part number: STC4733

Já a subsituí antes de vender a viatura, realmente o filtro estava todo entupido/sujo como aliás devem de estar todos .... esse fitro faz toda a diferença no rendimento do motor/turbo.
A anulação da EGR, neste motor não faz grande sentido/diferença ainda por cima por ser arrefecida pelo circuito de água - daí não a ter substituído.
vperes
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2012 09:26
Land Rover: Range Rover P38A
Ex LR Freelander TD4
Ex LR Discovery 300
Sócio LCP: 2601

Mensagem por vperes »

As "agulhetas" conforme dizes, estão no coletor de admissão. Devido ao material de que são feitas, nesses motores tendem a ceder e são engolidas para a admissão. Como deves calcular o resultado não será agradável.
Podes de facto retira-las ou comprar umas novas já de outro tipo de material, na LR ou na BMW. Este fenómeno também sucede nos motores 3.0 diesel BMW.
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

No meu Td4 foi anulada a valvula EGR. Se me perguntares se notei diferença, nem por isso, mas o facto de ser automático também não ajuda mas se visses o estado em que estava a dita cuja quando foi retirada MEU DEUS!! :yikes: 115.000 km e uma verdadeira nhannha! Pelo menos fica a respirar beeeem melhor!!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Obrigado pelas respostas.
Caro Orlando, ainda pensei enviar-lhe um mail, a colocar-lhe essas questões, mas achei que já não se justificava incomoda-lo.
De qualquer forma, já estão respondidas e agradeço-lhe a sua resposta. E aposto que está com saudades de um LR. :)
Abraços. :)

NV
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879

Mensagem por orlando4x4 »

Chorondus Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Caro Orlando, ainda pensei enviar-lhe um mail, a colocar-lhe essas questões, mas achei que já não se justificava incomoda-lo.
De qualquer forma, já estão respondidas e agradeço-lhe a sua resposta. E aposto que está com saudades de um LR. :)
Abraços. :)

NV

Saudades??? MUITASSSSSSSSSSSSSSSSSSSS....deste freelander, assim como do Discovery face-lift project que foi comprado por um membro daqui do forum, mas ainda não postou qualquer foto/informação :-( :-( :-(

Pode "incomodar" à vontade, naquilo que souber e puder ajudar....

Envie mais algumas fotos :( :roll:
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Boas noites. Só para actualizar. Descobri que a marcação do território com óleo tinha a ver com um defeito do filtro óleo. Qualquer coisa a ver com o facto de não vedar em condições ou de ter sido mal colocado.Também troquei o filtro do turbo, apesar dele não ser muito velho, como disse o Orlando.Apesar disso, troquei e está resolvido o excesso de fumo do escape. O mecânico acabou por não tirar as "borboletas" ou lá o que é. Parece que o colector neste td4 já não as trazia ou então já tinham sido eliminadas. menos mal. Vamos a ver se agora há sossego!! :)

PS: Para a renovação dos para-choques fala-se neste forum de uso de pistolas de calor. Alguma sugestão onde se pode comprar uma barata e credível? E já agora, como saber se uma é credível?

Cumprimentos
NV
Ulisses31
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 out 2012 17:03
Land Rover: Freelander TD4
Sócio LCP: 2658

Mensagem por Ulisses31 »

Boas, foi por mudar o filtro do turbo que baixou o fumo do escape? Este: http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=2419 ? Basta mudar o filtro ou deve-se mudar tb a caixa?
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Boas. Acho que é esse sim. Mas o Orlando num post anterior também mostra essa peça.O mecânico trocou só o filtro (Chamou-lhe o "respiro do turbo").De facto, disse-me que estava um pouco sujo e que só poderia ser essa a razão de tanto fumo a sair do escape. E de facto, trocados os filtros (turbo e óleo)ficou sem fumo. Eu pensei que aquele fumo fosse normal no free, afinal já é de 2002 e sabe-se que os motores diesel deixam sair mais fumo com a idade. Mas está tudo OK agora. :rofl:
Cumprimentos.
NV
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468

Mensagem por Nitrous »

Penso não dizer nenhuma asneira, mas os motores bmw dos frees não têm as ditas alhetas que partem nos bmw.

Quanto ao retirar a egr, no meu notei muita diferença a baixa rotação. Mas no meu caso não me limitei a anulá-la, a minha foi mesmo retirada.

Ao retirar a egr, passamos a ter um canal de ar mais livre. A limpeza que fiz na admissão, também contribuiu certamente para a diferença que senti.

Recomendo retirar a egr, pois se a mantivermos, o motor está sempre a engolir ar sujo e gorduroso.
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Nitrous Escreveu:Penso não dizer nenhuma asneira, mas os motores bmw dos frees não têm as ditas alhetas que partem nos bmw.

Quanto ao retirar a egr, no meu notei muita diferença a baixa rotação. Mas no meu caso não me limitei a anulá-la, a minha foi mesmo retirada.

Ao retirar a egr, passamos a ter um canal de ar mais livre. A limpeza que fiz na admissão, também contribuiu certamente para a diferença que senti.

Recomendo retirar a egr, pois se a mantivermos, o motor está sempre a engolir ar sujo e gorduroso.
Mas tiraste também o catalizador não? No meu não foi assim tão notório...
Como referi, só da porcaria que estava naquela coisa, é mesmo fora com ela!
A minha também foi retirada!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...