Identificação de motor

Discussão sobre Freelanders
DFernandes
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 07 jan 2014 19:41
Land Rover: M
RTI: 0

Identificação de motor

Mensagem por DFernandes »

Boas pessoal!

Alguém me pode dizer em que zona do motor se deve procurar a placa de identificação do mesmo?

É fácil de mudar de um motor para outro?

Isto para não se ter gato por lebre ;)

Cumps
DFernandes
iniciante TT
iniciante TT

Re: Identificação de motor

Já agora terei de procurar dígitos/letras no motor coincidentes com o chassi?
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000

Mensagem por Punisher »

:ohnao:
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

DFernandes Escreveu:Boas pessoal!

Alguém me pode dizer em que zona do motor se deve procurar a placa de identificação do mesmo?

É fácil de mudar de um motor para outro?

Isto para não se ter gato por lebre ;)

Cumps
Boas;

Placa de identificação do motor???? de que estamos á procura?
O motor muda-se como se muda um pneu; não passa de um acessório do carro que não tem número associado a chassis; já lá vai o tempo....mas há muito.
Abraço.
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

o motor têm um número de série mas q ñ é relacionado com o VIN,
no caso do DI é na frente por baixo do 2º injector
no caso do Td4 é na parte de baixo do bloco junto ao carter
DFernandes
iniciante TT
iniciante TT

Boas a todos.

Obrigado pelas respostas, o meu medo é ser "papado" num eventual negócio, ou seja: supomos que alguém quer vender um Free td4 e tem lá espetado um motor de um Di (com todo o respeito a quem os tem).
A questão é mesmo só essa.

Cumps
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Se o caso é esse, basta procurar na net pelo aspecto dos 2, que nada têm a ver um com o outro! Mesmo quem não perceba de motores, Não há como enganar!!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
baptistama
pleno TT
pleno TT

DFernandes Escreveu:
supomos que alguém quer vender um Free td4 e tem lá espetado um motor de um Di
se calhar ficavas melhor servido :rofl: :rofl: :rofl:

isto é só para provocar
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

DFernandes Escreveu:Boas a todos.

Obrigado pelas respostas, o meu medo é ser "papado" num eventual negócio, ou seja: supomos que alguém quer vender um Free td4 e tem lá espetado um motor de um Di (com todo o respeito a quem os tem).
A questão é mesmo só essa.

Cumps

Se calhar até que nem te importavas; ter um motor Jaguar em vez de um BMW; mas a configuração é diferente, topas logo.
baptistama
pleno TT
pleno TT

Punisher Escreveu: Se calhar até que nem te importavas; ter um motor Jaguar em vez de um BMW; mas a configuração é diferente, topas logo.
o motor do Di é o L-Series da Rover
ze_oliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 20 mar 2013 12:25
Land Rover: Modelo: Freelander 2.0 DI
Ano: 1999

Mensagem por ze_oliveira »

O meu é um L series! E tanto quanto sei está em forma, mesmo tendo em conta que já é do longíncuo ano de 1999!
Tenho tido os cuidados básicos de manutenção, trocar correias, óleos e o motor continua a puxar como um cavalo! :D
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

baptistama Escreveu:
Punisher Escreveu: Se calhar até que nem te importavas; ter um motor Jaguar em vez de um BMW; mas a configuração é diferente, topas logo.
o motor do Di é o L-Series da Rover
Amigo Baptistama; a Rover nunca produziu motores, apenas assemblagem e o bloco e componentes são Jaguar; acabei de montar juntas no meu, segmentos e bronzes de origem e tudo devidamente identificado Jaguar...até o preço; chamemos-lhe L- Series, mas é produzido pela Jaguar.

Aqui fica um pouco da historia, para alguns perceberem porque de repente apareceram tb os TD4 com motores BMW:

Jaguar LAND ROVER Automotive PLC is a British multinational automotive company headquartered in Whitley, Coventry, United Kingdom. Its principal activity is the design, development, manufacture and sale of vehicles bearing the Jaguar and LAND ROVER (including Range Rover) marques.
Jaguar LAND ROVER has been a subsidiary of the Indian carmaker t@t@ Motors since 2008. It sold a total of 374,636 vehicles in the year ended 31 March 2013, of which 316,043 were Land Rovers and 58,593 were Jaguars.
The Jaguar Cars and LAND ROVER businesses were first united under a single entity by f#rd Motor Company in 2002. f#rd had acquired Jaguar Cars in 1989 and LAND ROVER from BMW in 2000.
n 2006 f#rd purchased the Rover brand name and logos from BMW for around £6 million. This reunited the Rover and LAND ROVER brands for the first time since the Rover group was broken up by BMW in 2000, and also brought Jaguar into the same stable as Rover/LAND ROVER more than 15 years after it was spun out from the former British Leyland in 1984.
In 2008, the Jaguar LAND ROVER company was established when t@t@ Motors acquired the Jaguar and LAND ROVER businesses from f#rd.
baptistama
pleno TT
pleno TT

amigo Punisher, a Rover produz motores desde q começou a "motorizar" bicicletas nos finais do séc. XIX sendo q inclusivé durante a II Grande Guerra, produziu motores para tanques de combate e esteve envolvida no desenvolvimento de reactores para aviões a jacto.
O L-Series foi o primeiro motor "Direct Injection" por eles desenvolvido (é daqui q deriva a sigla DI habitualmente usada) equipou para além do Free, os Rover 200, 400 e 600 e tb os h#nd@ Accord e Civic, pq a Rover colaborava com a h#nd@ para o mercado europeu. O L-Series e a caixa PG1 q equipa os Freelander "pré-Td4" eram assemblados pela Powertrain, Ltd empresa do grupo MG Rover.
o facto de teres reconstruido o teu e as peças virem com identificação da Jaguar ñ quer dizer nada, estamos a falar de carros "made in UK" numa altura em q as marcas britânicas ñ só partilhavam componentes como tb mão de obra e instalações, o bombito do travão de trás q substituí no ano passado no meu tb tem identificação f#rd...
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

Boas;
Parcialmente de acordo contigo; estava a refererir-me á altura em que os Free foram lançados; herdaram a sigla Di,pois todos os aspetos foram mantidos do Series, incluindo a injecção direta, mas não confundamos acessorios com o bloco do motor e componentes internos, pois nessa data a detentora do grupo era a f#rd e como disseste e bem, partilharam instalações e unidades de produção do grupo que sofreu constantes mutações, o que te posso afirmar é que os motores Di dos freelander foram todos produzidos pela Jaguar, pois já lá estive na fábrica em Coventry em Fevereiro de 2000, precisamente no ano em que o meu Free foi fabricado e onde vi a linha onde produziam o Di 4 cilindros Diesel comercializado na Europa. Nesse mesmo ano o grupo sofreu nova remodelação e passou para as mão da BMW; que deu continuidade aos Freelander e decidiram avançar para uma motorização Diesel identica com o motor 2.0 derivado das gamas passageiros serie3 o famoso 320TD e aí nasceram os Free TD4, em Julho de 2000. Por isso é natural que nenhum de nós saiba toda a história do grupo, pois sofreu, como podes pesquisar varias alterações. É verdade que por tantas alterações os nossos Free tenham alguns problemas diagnosticados, que podem ter resultado da utilização e partilha de várias marcas (f#rd, BMW,Jaguar,Rover), mas também sabemos que isso também trouxe mais valias. Um dos grandes segredos da robustez deste motor Di é a implementação do sistema Jaguar da dupla árvore de cames, que não encontras em nenhum modelo antigo produzido pela dita "Rover".

Saudações Free.