Freelander Project X

Discussão sobre Freelanders
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: De novo... Diário dum Freelander

Mensagem por SERSANRR »

Alem da beleza da zona, o freelander porta-se às 1000 maravilhas nos estradões de serra, a ligeireza na condução, o ser "lightweight", consumos baixos, portagens classe 1 torna-no num veiculo excelente para passear ;)

Entretanto vim com mais uma catrefada de ideias novas para aplicar ao freelander eheheheh (como subir a manete das mudanças... ;) )

Abraço
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0

Mensagem por Freepedro »

E Lama?? Nada de Lama?? Lama é que é fitxe! :D

Abraço e bons passeios!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Boa tarde caro Sersanrr. Gostei da forma metodica que ataca os problemas no seu freelander,tambem ando comprador de um,inicialmente seria um Di mas entretanto tenho pensado num TD4 auto,as razoes estao todas explicadas no meu "cantinho" :). Tenho andado de olho diariamente no OLX a ver se aparece "aquele" negocio e noto que a muitas empresas de venda de peças a comprar carros inteiros,muitos sao tugas,porque provavelmente o pessoal prefere mandar o carro para abate que gastar mais dinheiro neles,o que para o pessoal ate e bom,isto se as pecas tiverem precos decentes claro !
Se nao for indescriçao,os custos de reabilitaçao do seu bebe foram altos ou nem por isso,em termos de IRD,viscoso e diferencial traseiro o Sr Carlos da Soluções Freelander ja me deu umas luzes,de tudo o resto tou as cegas.
Cumprimentos
:)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Lama "num há"... tenho o dito cheio de pó, serve? :P

Bmiguelpaiva, os custos não estão de perto nem de longe a ser contabilizados, isto é um processo que vou fazendo à medida que o mesmo vai evoluindo, por exemplo, fiz esta viagem de fim de semana e entre outras coisas constatei que o freelander precisa de rever travões, hoje já vai ser encomendado o material necessário para por o free novamente no ponto, como isso tenho outras coisas como, tenho uma pancada numa porta, tenho uns toques a dar no verniz do tejadilho, etc... que não me vão chatear (também quando chatear pinto-o eu como fiz aos meus últimos eheheheh Cinzento escuro fosco claro está :P)...

O freelander para mim está optimo, realmente por vezes pesa o facto de não ter redutoras mas sinceramente como a ideia não é trial para o que quero serve, eu tenho o free como alguém que tem uma 4L ou um p@nd@ 4x4 ou um dacia duster, não é meu objectivo "competir" com defenders, se me deixarem acompanha-los dentro das minhas limitações estou lá, se não olha... temos pena :)... Neste momento da minha vida ter um "canhão" capaz de ir ao fim do mundo e voltar mas depois não conseguir lá ir sem olhar para a carteira não é para mim... Ainda este fim de semana, para aproveitar ao máximo o fim de semana e demorar menos a chegar lá abaixo fui directo pela A2, em Loulé paguei 20,20€... quase que era mais que o gasóleo que ele gastou... Se fosse classe 2 pagava a modica quantia de 35,40€... podia ir de rasteirinho e tal verdade mas... então para que quero o 4x4? ;)

Abraço
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

SERSANRR Escreveu:O freelander para mim está optimo, realmente por vezes pesa o facto de não ter redutoras mas sinceramente como a ideia não é trial para o que quero serve, eu tenho o free como alguém que tem uma 4L ou um p@nd@ 4x4 ou um dacia duster, não é meu objectivo "competir" com defenders, se me deixarem acompanha-los dentro das minhas limitações estou lá, se não olha... temos pena :)... Neste momento da minha vida ter um "canhão" capaz de ir ao fim do mundo e voltar mas depois não conseguir lá ir sem olhar para a carteira não é para mim... Ainda este fim de semana, para aproveitar ao máximo o fim de semana e demorar menos a chegar lá abaixo fui directo pela A2, em Loulé paguei 20,20€... quase que era mais que o gasóleo que ele gastou... Se fosse classe 2 pagava a modica quantia de 35,40€... podia ir de rasteirinho e tal verdade mas... então para que quero o 4x4? ;)

Abraço
A verdadeira essencia do freelander, ou seja, o seu espirito... :clap:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Hoje lá cheguei a casa e lá tinha uma caixinha em cima da mesa :D :dance:

Imagem

Á primeira vista parece-me mais "frágil" que os K&N, são diferentes, estes são de espuma/esponja enquanto os K&N são de fibra tipo tecido de algodão, em termos de filtragem não sei qual será o mais eficiente, mas vamos ver o que acontece nos próximos tempos :)

Obviamente que não deixei passar a oportunidade do montar de imediato :P

A diferença do original para o novo
Imagem

E o belo do "aviso" na caixa para não me mandarem o dito fora eheheheh
Imagem

E por hoje é só :)
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959

Mensagem por PR_Acores »

Boas SERSANRR,

Lembras te da nossa conversa por causa da bomba de direccao?? pois é, o problema esta mesmo no veio :(, aquilo esta me a derramar mesmo pelo veio, ja pra nao falar que aquela "polie" da dita, ja parece que trabalha é toda abanar-se por todos os lados, a minha duvida é, será que da pra aproveitar a dita polie, ou seja adquiro uma bomba em segunda mao e aproveito a polie ou tenho de susbtituir tudo??

abraço e manda depois feddback desse filtro :D
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....

Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

SERSANRR Escreveu: Imagem

Á primeira vista parece-me mais "frágil" que os K&N, são diferentes, estes são de espuma/esponja enquanto os K&N são de fibra tipo tecido de algodão, em termos de filtragem não sei qual será o mais eficiente, mas vamos ver o que acontece nos próximos tempos :)
Boas SERSANRR

espero que tenhas mais sorte do que eu com o meu... já tinha tido problemas no Disco e aconteceu o mesmo no Free... acho que nessa gama a Pipercross está a desleixar-se... até ao encaixar não encaixa certinho obrigando a uma certa ginástica... pena porque a nível de filtragem/rendimento gosto muito deles... actualmente em ambas as maquinas voltei aos originais...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

PRAçores, nem inventes, troca logo a bomba toda e não te chateias mais ;)

FLG, de facto tive que o colocar primeiro na tampa e depois montar tudo na caixa, não encaixa 100% direitinho como os K&N ou os originais, mas de qualquer forma está lá, deixa ver o que acontece agora, num primeiro impacto o carro ficou mais "leve" de conduzir, respira melhor o que está de acordo com o que era esperado :)
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

SERSANRR Escreveu:PRAçores, nem inventes, troca logo a bomba toda e não te chateias mais ;)

FLG, de facto tive que o colocar primeiro na tampa e depois montar tudo na caixa, não encaixa 100% direitinho como os K&N ou os originais, mas de qualquer forma está lá, deixa ver o que acontece agora, num primeiro impacto o carro ficou mais "leve" de conduzir, respira melhor o que está de acordo com o que era esperado :)
Oh Sergio ja vi que tu es um entendido na materia,entao e ja agora quanto custa a dita bomba de direcção !?

Atao quer dizer que notas diferenças imediatas com esse filtro ? Muito bem...
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

A bomba de direcção depende, é procurar, usadas até se deve encontrar barato. Olha aqui um exemplo:
http://www.island-4x4.co.uk/steering-pu ... -2799.html

Quanto ao filtro, sim, a diferença é notória, para já porque o filtro que lá andava já estava bem sujo, depois porque o tipo de material é diferente e deixa passar muito mais fluxo de ar, é claro que não troquei o motor, ou seja, é notória a diferença, está mais "leve" a circular mas não tem mais um turbo lol

Abraço
bcorreia
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 15:34
Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di
Sócio LCP: 1468

Mensagem por bcorreia »

next step... snorkel??? :sing: :sing:
Com esse filtro e os "tócolantes" já ganhaste quantos cv?? :rofl: :rofl:
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Ex- Freelander 2.0Di 2000
Ex- Range Rover 2.5TD VM 1991

"A LAND ROVER doesn't leak oil, it marks it's territory"
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Eh pá os "tóculantes" já te disse que dão para cima de 15cv a mais!!!! :D Cada um claro s:)

Snorkel até poderá ser uma possibilidade mas não está previsto para já, e pelo que tenho percebido o freelander até tem a caixa de ar bem protegida.
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959

Mensagem por PR_Acores »

por acaso ja consegui arranjar uma bomba (usada), agora estou a "estudar" a melhor forma de desmontar a velha e montar a nova, parece que ainda se tem de desmontar umas quantas coisinhas.
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....

Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Pacifico... tudo acerca dos Di's é básico eheheheh Mais 5 minutos, menos 5 minutos tu pôes o bicho a andar :) Ah lembra-te é de comprar óleo antes de tirares a bomba eheheheh
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

ui ui já tenho trabalho este fim de semana eheheheh

Montar calces e pastilhas, se tudo correr bem raspar e pintar as polies de trás e começar a tirar medidas para 2 "brincadeiras" que quero fazer :D

Imagem
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT

Tou a ver que nao perdes tempo Sergio lol. Nao deixas para amanha o que podes fazer hoje ;)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Já te tinha dito ontem, o bicho vai ter que estar pronto até ao Iberico eheheheh

Xô Carlos, há novidades sobre o nosso tema? :)
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Tal como havia referido, hoje lá peguei no dito para rever os travões e fazer um bocado de manutenção ao freelander, antes de arrancar os upgrades mais sérios há que por a maquina em condições, até porque o Iberico aproxima-se a passos largos :D

1º filme... Jantes coladas... 30 marteladas depois lá saíram fora
Imagem

Roda fora, tambores fora e.... ok, os ditos "brake shoes" estão em muito bom estado, praticamente novos.... Stock 1 Carteira 0 :bolas: Levaram uma lixadela apenas e está feito
Imagem

Descobri no entanto que a roda de trás do lado esquerdo só abre um piston do bombito, ou seja, está a travar de forma deficiente... ora, sai uma nova guia de encomenda :mad:
Imagem

Entretanto como tinha os tambores fora e estavam todos ferrugentos decidi perder mais um bocadito de tempo e dares um aspecto melhorado, lixei-os e pintei-os de preto (tinta anti oxidante)
Imagem

Aspecto final
Imagem
Imagem

Entretanto trocou um tubo de óleo + óleo 10W40 + filtro para os próximos 10.000kms
Imagem

E por hoje foi tudo, ficou a faltar trocar o óleo à IRD mas já não tive tempo de lhe tocar....
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Próximo trabalho da lista:

Imagem

Só me falta descobrir é onde é que vou enfiar o CB... :think:

Entretanto para quem queira por sensor de nível no freelander, já descobri as referencias de origem :p
Sensor: PDA500360
Cablagem: YMQ501260
(penso que esta cablagem só devem dar já nos pós restyling 2003 para a frente visto que saiu de origem em 2005)

Abraço