Diário de Bordo - Freelander 2.0Di 1999

Discussão sobre Freelanders
Slippery
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 dez 2015 02:33
Land Rover: Freelander 2.0D 1999
RTI: 0

Diário de Bordo - Freelander 2.0Di 1999

Mensagem por Slippery »

Boas,

Venho iniciar aqui o diário de bordo do meu Freelander.

Primeiro ponto... nunca tinha tido um LAND ROVER, mas sempre os admirei, pela imagem que transmitem e pela resistência que aparentam...

Então após uma pequena procura na internet, lá escolhi um Freelander para ir ver...
Preço aceitável e aspecto não muito mau...
Combinado a hora e o local... lá estou eu...

Aspecto... razoável, com alguns pormenores para se irem fazendo... como por exemplo os espelhos com as capas dos mesmos em mau estado... e com o vidro da mala um pouco descaída...
Condução... muito boa...
Motor... com alguma alma... e aparentemente com apenas 145.000km's
Interiores... além do tecto, que estava descolado... muito interessante, em os estofos não estavam rotos, apenas o volante estava sem a parte "vidrada"...

Resumindo... acabei por o comprar...

Dia seguinte, vai de olhar com mais atenção ao que seria necessário começar a fazer... e aqui começou algumas coisas menos boas...
Após uma espreitadela por baixo e reparei que não tinha transmissão e nem o viscoso... apenas tem o diferencial traseiro no sitio, e claro... a saída do IRD... o que me deixou perplexo... pois nunca imaginei que me iriam vender um carro, sem me informar que iriam faltar peças essenciais... enfim...

Passado uns dias...
Cai a tampa do espelho da porta do pendura... fui a ver... estava bem estalada e já sem o "encaixes"...
E começa a aparecer um barulho metálico cada vez que desligo o motor...
Vou para abrir a porta de trás do lado direito... e nada... o pino não sobe... boa... mais uma para rever...
O vidro da mala, começa a descer cada vez mais... e ainda por cima estava tempo de chuva...

Como gosto de ter os meus carros como deve ser... começo a mexer um pouco...
Então o primeiro ponto a mexer foi o vidro da mala, vai de desmontar a guarnição, até que por fim vejo o lindo estado da coisa...
O vidro estava fora dos deslizadores... com dois bocados de tubo a o segurarem... coisa inimaginável...
Tirei o vidro, desmontei o elevador com motor e afins... e claro... os cabos estavam todos embrulhados...
Resumindo... lá consegui colocar o vidro nos deslizadores, e acabei por cortar os cabos de maneira que mantivesse o vidro praticamente fechado, para poder abrir e fechar a porta da mala sem problemas...

Passado uns dias fui fazer um check up a uma casa na zona do Seixal, onde me, informaram de algumas coisas menos boas que o carro tinha... e claro... uma bela despesa...

Entretanto o barulho do apoio de motor estava cada vez pior... e vai de me meter debaixo do carro para ver o estado do mesmo...
Resultado... tinha o parafuso de suporte do lado do charrion desapertado... não está perfeito... mas barulhos já não tenho...

Uns dias mais tarde... furo... roda traseira...
OK... o pneu não estava nas melhores condições...
Não há problema... pensei eu... tenho o suplente...
Vou buscar o macaco... olho para ele... e achei... parece-me muito pequeno para este carro...
Bem dito bem feito... este macaco não deve ser o de origem... e nem mesmo no máximo, consegue levantar a roda...
Conclusão... vai de fazer uns km's com o pneu vazio...

Enfim... tem sido um romance...

Claro... depois disto tudo a moral baixou um pouco... pois nunca fui tão enganado na compra de um carro...
PS: Cuidado com um vendedor online que opera muito na zona de Belas
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Re: Diário de Bordo - Freelander 2.0Di 1999

Mensagem por JVieira »

Bom dia,

Cometeu uns quantos erros mas agora já está e não há muito a fazer... Já falou com a pessoa que o vendeu? Parece-me que ele o enganou...
Boa sorte na reconstrução do carro.

Abraço,
João Vieira
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4

Mensagem por nelson_graca »

Pois foi claramente enganado... boa sorte! No fim participe no estudo de fiabilidade!
Abraço
JaaapppaaaN
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 jul 2015 12:08
Land Rover: Freelander 2.0di 1998
Sócio LCP: 3460

Mensagem por JaaapppaaaN »

boas...
eu tb nao tive muito melhor sorte...
no dia em k fui ver o carro andei nele nada de mais se passou... passado 3 dias de comprar o freelander... as vezes da-lhe para ganhar rotacoes outras vezes para perder potecia...
no dia em k vi o carro reparei k tinha jantes 16, ok tudo bem... kando fui ver o livrete so tem jante 17 .... la vou ter de pedir para averbar a medida k tenho... ( e foi a inspecao com akeles pneus e jantes)..

pensamento positivo... é um LR ja é normal os problemas :)
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

JVieira Escreveu:Bom dia,

Cometeu uns quantos erros mas agora já está e não há muito a fazer... Já falou com a pessoa que o vendeu? Parece-me que ele o enganou...

Abraço,
João Vieira
Pois... tentei falar... atendeu um sobrinho... e pronto... deu logo para entender que dali não teria qualquer ajuda...

A reconstrução... vai aos poucos... passo a passo...
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

nelson_graca Escreveu:Pois foi claramente enganado... boa sorte! No fim participe no estudo de fiabilidade!
Abraço
Já participei no estudo de fiabilidade... mas a experiência no Freelander ainda é pouca...
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

JaaapppaaaN Escreveu:boas...
no dia em k fui ver o carro andei nele nada de mais se passou... passado 3 dias de comprar o freelander... as vezes da-lhe para ganhar rotacoes outras vezes para perder potecia...
no dia em k vi o carro reparei k tinha jantes 16, ok tudo bem... kando fui ver o livrete so tem jante 17 .... la vou ter de pedir para averbar a medida k tenho... ( e foi a inspecao com akeles pneus e jantes)..

Esse problema ainda não me apareceu no Freelander... pelo menos por agora!

Enfim... parece que não tivemos muita sorte na compra... mas com calma e aos pouco vai-se resolvendo tudo!

E sim... pensamento positivo!
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

Continuando o DB...

Depois do furo lá tive de comprar 2 pneus... e a escolha recaiu pelos Michelin Latitude Cross... 120€ cada...
Imagem

Que vos parece desta escolha?

Um abraço!
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Moral da história, as pessoas continuam a preferir carros por vezes todos pintadinhos, baratinhos e aparentemente bonitos e por baixo está um molho de bróculos... :(

Força nessa reconstrução!

Quanto aos pneus sempre ouvi falar bem deles e na altura em que comprei pneus ponderei esses mas na net vi melhores reviews para os Yokohama Geolandar e acabei por comprar os últimos.

Abraço,
João Vieira
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

JVieira Escreveu:Moral da história, as pessoas continuam a preferir carros por vezes todos pintadinhos, baratinhos e aparentemente bonitos e por baixo está um molho de bróculos... :(

Força nessa reconstrução!

Quanto aos pneus sempre ouvi falar bem deles e na altura em que comprei pneus ponderei esses mas na net vi melhores reviews para os Yokohama Geolandar e acabei por comprar os últimos.

Abraço,
João Vieira
Obrigado pela força!
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Atenção que ja li algures por aqui de gente que quando alteraram o livrete do carro por mudança de propriedade ou outra coisa qualquer,perderam informações que constavam do anterior livrete.
Antes de gastar dinheiro tente perceber se não foi isso que aconteceu.
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Slippery Escreveu:

Abraço,
João Vieira
Pois... tentei falar... atendeu um sobrinho... e pronto... deu logo para entender que dali não teria qualquer ajuda...

Isso não é bem assim,um amigo meu comprou um carro para a mãe e como deu um erro qualquer levou-o à norauto,quando o ligaram ao Pc viram que os km tinham sido martelados e comentaram com ele.....eram so 70.000km lol,ligou para o gajo e apertou com ele ameaçando-o com um processo e o gajo devolveu o dinheiro.
Tente falar com um advogado amigo se tiver oportunidade e veja se tem maneira de reverter o negócio,julgo que nos primeiros 15 dias é possível....
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

Bmiguelpaiva Escreveu:
Slippery Escreveu:

Abraço,
João Vieira

Isso não é bem assim,um amigo meu comprou um carro para a mãe e como deu um erro qualquer levou-o à norauto,quando o ligaram ao Pc viram que os km tinham sido martelados e comentaram com ele.....eram so 70.000km lol,ligou para o gajo e apertou com ele ameaçando-o com um processo e o gajo devolveu o dinheiro.
Tente falar com um advogado amigo se tiver oportunidade e veja se tem maneira de reverter o negócio,julgo que nos primeiros 15 dias é possível....
Obrigado pela dica, mas os 15 dias já passaram à um bom bocado...
E apesar de me sentir enganado com a compra...
Acho que este Freelander teve sorte... pois vai ficar um mimo...
Gostei da condução dele, principalmente em estradas sinuosas, é bom para estadas menos boas e para estradas de terra... e claro... quando andar pelo interior de Portugal, já vou poder conhecer muitos caminhos de terra batida que nunca tive oportunidade de conhecer antes...

Há que ser positivista...
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Slippery Escreveu:Obrigado pela dica, mas os 15 dias já passaram à um bom bocado...
Gostei da condução dele, principalmente em estradas sinuosas, é bom para estadas menos boas e para estradas de terra... e claro... quando andar pelo interior de Portugal, já vou poder conhecer muitos caminhos de terra batida que nunca tive oportunidade de conhecer antes...

Boas:

Deixa lá, não foste o primeiro, nem vais ser o ultimo...

O problema dos LAND ROVER não é a sua má fama, mas a má fama que os proprietários lhe dão por falta de selo e cuidado com eles...

Os pneus que escolheste são um bom compromisso para estrada e estradões...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
JaaapppaaaN
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 jul 2015 12:08
Land Rover: Freelander 2.0di 1998
Sócio LCP: 3460

Mensagem por JaaapppaaaN »

Slippery Escreveu:

Enfim... parece que não tivemos muita sorte na compra... mas com calma e aos pouco vai-se resolvendo tudo!

tambem quando pensei em trocar o meu carro por um freelander sabia que ia ter problemas... ja é normal lol.. trocar por um freelander e este nao ter problemas é k nao seria normal lol :)
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

mpblue Escreveu:
Slippery Escreveu:Obrigado pela dica, mas os 15 dias já passaram à um bom bocado...

Boas:

Deixa lá, não foste o primeiro, nem vais ser o ultimo...

O problema dos LAND ROVER não é a sua má fama, mas a má fama que os proprietários lhe dão por falta de selo e cuidado com eles...

Os pneus que escolheste são um bom compromisso para estrada e estradões...
Pois... não fui o primeiro... e como diz... não serei o último...

Obrigado pelo feedback
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

JaaapppaaaN Escreveu:
Slippery Escreveu:

Eu sabia que os LAND ROVER tinham muita manutenção... mas não imaginei que fosse tão "frágil"...
Mas é isso mesmo... com calma vai-se resolvendo tudo...

tambem quando pensei em trocar o meu carro por um freelander sabia que ia ter problemas... ja é normal lol.. trocar por um freelander e este nao ter problemas é k nao seria normal lol :)
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

Pois é... continuando com as compras...

Ando à procura de duas capas de espelho... ou dois espelhos rebativeis, para o meu Freelander... e um puxador da mala...

Sabem mais ou menos a que valores que poderei encontrar este material na zona da grande Lisboa?
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Slippery Escreveu:Pois é... continuando com as compras...

Ando à procura de duas capas de espelho... ou dois espelhos rebativeis, para o meu Freelander... e um puxador da mala...

Sabem mais ou menos a que valores que poderei encontrar este material na zona da grande Lisboa?
Boas:

Procura nas sucatas ou no OLX, pois costuma-se ter uma boa ideia de preços e com alguma oferta razoavel.

Para os espelhos, sei que dá para instalar os do TD4 (que já são rebativeis e não partem facilmente), e julgo que há um post aqui no forum com as alterações que são necessárias, pelo que pode valer a pena o dinheiro extra.

Quanto a medida de pneus que tens averbada no DUA, acho estranho ter só a medida 17, pois nessa altura (a minha mulher teve um de 2000 tdi) saíam com jante 15, e algumas vezes com jante 16, mas no livrete estava sempre averbado as 3 medidas de jantes, ou seja, 15, a6 e 17. Verifica no IMTT se não se enganaram a emitir o DUA...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Slippery
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Slippery »

mpblue Escreveu:
Slippery Escreveu:Pois é... continuando com as compras...

Boas:

Procura nas sucatas ou no OLX, pois costuma-se ter uma boa ideia de preços e com alguma oferta razoavel.

Para os espelhos, sei que dá para instalar os do TD4 (que já são rebativeis e não partem facilmente), e julgo que há um post aqui no forum com as alterações que são necessárias, pelo que pode valer a pena o dinheiro extra.

Quanto a medida de pneus que tens averbada no DUA, acho estranho ter só a medida 17, pois nessa altura (a minha mulher teve um de 2000 tdi) saíam com jante 15, e algumas vezes com jante 16, mas no livrete estava sempre averbado as 3 medidas de jantes, ou seja, 15, a6 e 17. Verifica no IMTT se não se enganaram a emitir o DUA...
Obrigado pela dica.
Vou andar de olho no OLX... pode ser que encontre algo de interesse.

Em relação aos espelhos... realmente o mais provavel é eu fazer a dita alteração para os espelhos dos TD4...

Em relação aos pneus... eu não tenho esse problema... eu tenho as três medidas averbadas no livrete.