terracotta Escreveu:mpblue Escreveu:sim a safari se não me engano recorre a tubo de 75 mm na zona visivel, mas quando chega a ligação a caixa de origem, utiliza umas curvas e secções mais reduzidas, introduzindo assim perdas de carga e velocidade de admissão do ar ao motor...
Boas!
Creio que essa apreciação não é correcta...
A cabeça e o corpo do Safari é propositademente maior para receber o máximo de ar, que aliada à força centrifuga, aumenta a carga e a velocidade do ar.
O ar desde que entra pela cabeça, já não volta a sair, mesmo com alguma tubagem de tamanho inferior, logo não há percas, mas sim ganhos.
É a minha opinião... e a da Safari também...

Boas:
Vou gostar deste post
Explique-me lá como é que a força centrifuga entra no baralho...
Aqui, tanto quanto sei, existe um motor, a solicitar entrada de ar, pelo movimento descente dos pistons, que por sua vez é ajudado nessa necessidade de ar pelo turbo compressor, que injecta ar no coletor de admissão em quantidades suficientes para a combustão do combustivel...
Logo, na tubagem de admissão, desde a ponta do snorkel até ao turbo temos uma pressão negativa, causada quer pelo turbo, quer pelo motor em si.
Essa pressão negativa pode ser maior ou menor em função das restricções introduzidas na tubagem, tais como filtros, curvas, reduções de secção, mudanças bruscas de sentido de fluxo do ar, etc...
Tudos estes factores introduzem perdas de carga, que no caso de já termos uma pressão negativa, só vamos aumentar essa pressão negativa, dificultando o respirar do motor.
Assim, mesmo que se tenha uma entrada muito grande, se introduzirmos restrições pelo caminho, só vamos dificultar a passagem de ar.
Não é a toa, que no antigo grupo N de rallies, quando a FIA quiz limitar a potencia do carros, fez uma coisa muito simples, introduzio um anel calibrado com um determinado diametro em todos os carros, garantindo assim que não conseguiam passar dos 250 cv (se não engano). São dispositivos muito utilizados em tubagem processual, a que se chamam furos calibrados, e têm como função limitar o caudal de passagem de um determinado fluido.
Logo, se em toda a tubagem, que pode ser de 90 mm, 120, etc..., existir um elemento de menor secção, será esse o elemento responsável pelo estrangulamento do caudal de ar (neste caso)...
Espero ter sido sucinto e claro...